TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia e Espiritualidade

Por:   •  11/9/2017  •  Artigo  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

FORMULÁRIO PARA CONFECÇÃO DE RESENHA

Uma orientação: faça anotações extras a respeito do texto lido e guarde-as para o desenvolvimento do trabalho, mesmo que não as use em sua resenha.

RESENHA 1

Título do artigo: Espiritualidade e Teologia

Autor do artigo: Philip Sheldrake

Referência (link): http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wp-content/uploads/downloads/2011/06/Espiritualidade-e-teologia.pdf

Nome do aluno (a): Rafael Augusto da Silva

SÍNTESE

O assunto do artigo se trata da relação inerente entre a Teologia e a Espiritualidade. O autor relata a importância de ambas serem correlatas no manuseio pela igreja cristã e assim conseguir expressar o Cristianismo de forma mais humana, atual e útil junto à sociedade, tendo como base a pessoa e a relação com Deus.

TESE

Conforme mencionado, o autor relata a importância da correlação da teologia e espiritualidade na realidade humana. No artigo ele trata sobre a separação das mesmas ao longo da história, como marco principal a Reforma Protestante tendo uma influência subsequente da era moderna, o Iluminismo, chamado também de tempo das luzes.

É destacado por ele que com a Reforma e posteriormente o surgimento do Iluminismo surge a era do pensamento individualizado, onde cada indivíduo em sua razão tem a capacidade e o direito de definir suas verdades. Com isso, ele também destaca atenuação das instituições religiosas e do clero e principalmente que Deus não é mais a parte central da vida se tratando principalmente da moral. Mas apesar dessa queda da instituição religiosa junto a sociedade, o anseio humano pelo sagrado se mantém pelo fato de muitas pessoas inclusive jovens continuar a se apegarem a ícones religiosos como o Papa da religião cristã católica. Conforme o autor, esse apego de alguma forma em algum ícone religioso se deve ao próprio desejo de talvez tentar conhecer e se achegar ao transcendente mesmo em meio ao desconhecido e à confusão religiosa criada conforme citada por ele. Ele também destaca e remete ao modelo consumista do ocidente e paraleliza esse anseio de consumir “tudo” com o anseio espiritual.

Em sua conclusão, ele trata sobre a postura da igreja cristã em meio a esse cenário de confusão religiosa, diversas interpretações sobre Deus não só cristãs e suas ações no mundo, da ênfase no poder do pensamento individualizado. Ele questiona se a igreja cristã hoje conseguirá entrar nesse meio a tal ponto de demonstrar a relevância das escrituras às necessidades vivenciais da sociedade e de alcançar o sagrado, de demonstrar que espiritualidade e teologia são inerentes em qualquer área da vida humana. Ele enfatiza que a igreja deve voltar a olhar para dentro de si, reafirmar seus valores e fé, após isso levar esse modelo de vida reafirmado para dentro da sociedade, não ficar só nas palavras ou de misticismos, mas demonstrar de dentro para fora e que espiritualidade não caminha sem teologia, ou seja, sem compreender e conhecer o que Deus espera de sua criação.

REFLEXÃO CRÍTICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com