TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teologia livre

Por:   •  8/7/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.228 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

CAPÍTULO 5

TEOLOGIA POLÍTICA PRÁTICA

• TÓPICO 1 - A IGREJA, UMA FONTE DE BÊNÇÃOS

1. INTRODUÇÃO

A Igreja tem o poder e a autoridade para abençoar o país, o estado e município através da oração e atuação. Nossa atitude faz a diferença.

Veremos proposições significativas, que o levarão a rever conceitos relativos a participação do cristão na vida pública, seja como candidato, como político ou como eleitor e, por certo, o farão ampliar a visão e o entendimento do propósito de Deus para a vida do cristão, como cidadão do mundo e do Reino de Deus.

2. O PODER DA IGREJA

2.1. A POSTURA DO CRISTÃO

Qual deve ser a postura do cristão diante das questões públicas?

Temos alguns textos bíblicos  que nos mostra  essa postura como exemplo:

 1 Tm 2.1-4

Primeiramente a Bíblia nos orienta a orar pelas autoridades, antes de qualquer coisa, em primeiro lugar, é dever e obrigação do cristão:

 

Suplicar: pedir com fervor;

Orar: apresentar diante de Deus;

Interceder: buscar ao Senhor a favor das autoridades;

Agradecer: ações de graças a Deus.

Por que a Bíblia nos orienta desta forma? Para que tenhamos uma vida calma e tranqüila em piedade e honestidade, fazendo o trabalho primordial da Igreja que é a salvação de almas.

Quando a Igreja negligencia esta recomendação bíblica, Satanás instiga a indisposição das autoridades para com a Igreja, tendo como finalidade, tentar impedir o avanço do Evangelho e a salvação de almas. Por isto o cristão não deve usar sua boca para lançar maldições sobre o país. A Igreja tem o poder de abençoar através da oração!

2.2 O PODER ATRAVÉS DA SUBMISSÃO E DA OBEDIENCIA

Quem são as autoridades constituídas?

No passado eram os sumo-sacerdotes de Israel, os reis e hoje são:

Na esfera federal:

Presidente da República;

Senadores da República;

Deputados Federais;

Ministros;

Judiciário: Juízes, Ministério Público;

Forças Armadas.

Na esfera estadual:

Governadores;

Deputados Estaduais;

Secretários Estaduais;

Judiciário Estadual;

Polícia Civil e Militar.

Na esfera municipal:

Prefeitos;

Vereadores;

Secretários Municipais;

Polícia Municipal.

A obediência ao homem é relativa, mas a submissão deve ser absoluta. Nossa postura deve ser pautada pela honra e respeito às autoridades constituídas. Deus se manifesta e opera através dos canais de autoridade que ele estabeleceu sobre as nossas vidas, desde os nossos pais.

2.3. 0 PODER ATRAVÉS DA LIBERDADE FINANCEIRA

 Não é correto o cristão sonegar impostos nem viver endividado.

Muitos vêm para a Igreja com dívidas, mas tão logo recebem a orientação da Palavra e passam a ser fiéis a Deus também na vida financeira, o Senhor os abençoa, e com sabedoria, começam a prosperar, podendo assim, honrar seus compromissos, pagar seus impostos, dando um bom exemplo na vida financeira, sem dever nada a ninguém.

2.4. 0 PODER ATRAVÉS DO AMOR À PÀTRIA

Ame sua cidade, seja ela pequena ou grande. Abençoe sua cidade, não amaldiçoe, mesmo que você tenha projetos de mudança, abençoe suas origens e os lugares por onde passou. Prosperarão aqueles que amam o lugar onde vivem.

 

II TÓPICO 2 - CINCO PODERES

1.        INTRODUÇÃO

Antigamente, os poderes dominantes eram caracterizados pela quantidade de homens aptos para a guerra, pelos exércitos, pela quantidade de cavalos, de armas, pelas riquezas do reino. Hoje os poderes são outros.

2.        SETE PODERES

Os sete Poderes que mais influenciam a sociedade atual são:        

A Família

Religioso

Econômico

Educação e Ciência

Político

Arte e Cultura

Mídia

3. A IGREJA EVANGÉLICA NO BRASIL

A igreja evangélica, no Brasil, ficou alienada em relação aos outros seis poderes. Éramos simplesmente expectadores omissos e coisas negativas prosperaram.

A Igreja não está à margem da sociedade, ela está na sociedade, é segmento social, tem papel, função e missão junto à sociedade, o ser humano social com todas as suas realidades, possibilidades, concepções conceitos, preconceitos, atingido e influenciado pela política que o circunda, constitui o seu rebanho e o seu corpo ministerial.

4. UMA NOVA CONSCIÊNCIA E O DESPERTAR DO PODER

O povo de Israel andou no deserto por 40 anos, apesar da distância até a terra prometida ser de apenas onze dias.

No Brasil, durante anos, fomos enganados por uma visão limitada e dirigida pela classe dominante, que nos ignorava e mantinha-nos alienados da sociedade. Gerações inteiras viveram sob esta égide, entretanto o mover do Espírito Santo veio sobre este país e algo tremendo está acontecendo.

Quando a Igreja ocupa espaço e posição estratégica em todos os setores da sociedade, acontece a maior revolução de todas: a transformação do homem.

Sem dar um tiro, sem alvoroço, sem violência.

4.1. A ABRANGÊNCIA DO "SAL DA TERRA"

A Igreja tem saído do anonimato. Estamos ampliando nossa visão para ganhar o mundo, a partir deste aprofundamento na palavra de Deus, algo inédito tem acontecido em diversos setores da sociedade e nossa postura e atuação mudaram. É fácil perceber.

4.2. OS SINAIS DA CONQUISTA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com