TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREDESTINAÇÃO E LIVRE ARBÍTRIO NA TEOLOGIA DE JACÓ ARMÍNIO

Por:   •  4/11/2022  •  Resenha  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

TEMA

O presente estudo tem a finalidade de enfocar o pensamento teológico de Jacó Armínio, sobre o tema do Livre Arbítrio e da Predestinação. Este foi um assunto sempre trazido por calvinistas em aqui no Brasil, e somente por uma visão reformada, considerando que as obras de Armínio não eram conhecidas nas academias teológicas do Brasil. Agora no século XXI, logo no início, iniciou-se uma série de publicações abordando o pensamento de Jacó Armínio, por arminianos que se empenharam muito e não estão medindo esforços com o intuito não de propagar discussões sem fundamento, mas demonstrar a verdadeira visão de Armínio sobre as Sagradas Escrituras, transmitindo suas mensagens e seus estudos para doutrinar a igreja em que foi pastor na Holanda. Para o grande contentamento dos simpatizantes das obras de Armínio, em 2015, a CPAD – “Casa Publicadora das Assembleias de Deus do Brasil”, publicou em três volumes os livros de Armínio. Tais obras serviram de base para o atual trabalho, incluindo a outras obras publicadas por estudiosos arminianos brasileiros e norte-americanos. Esta obra não aborda todo o pensamento de Armínio, mas partiu do próprio interesse do autor, pensar a respeito do Livre Arbítrio e da Predestinação. O primeiro capítulo mostra o panorama das principais controvérsias e, também, dos conflitos na realidade eclesial da Holanda de 1609 a 1618, e neste contexto constavam ali como principais protagonistas calvinistas e arminianos. Em relação ao segundo capítulo aborda a temática da Predestinação, não como fatalismo, mas para a adoção e, também, para a glória de Deus. Predestinação tem como alvo a responsabilidade do cristão no Reino de Deus. E finalizando, no terceiro capítulo, que tem como principal teor o significado do Livre Arbítrio e sua força para as dimensões de uma cristandade livre e responsável. Acredita-se que todos aqueles e aquelas que absorverem o conteúdo deste trabalho, tenham ânimo e ação, a fim de se poder refletir com liberdade sobre o pensamento de Jacó Armínio, para a existência de boa realidade social e eclesial.

JUSTIFICATIVA

A intensão deste trabalho não é a de demonstrar apenas o que Armínio registrou em seus livros, porém, ajudar a pensar sobre a Predestinação e o Livre-Arbítrio, temas tão debatidos ao longo da história da Teologia, e, principalemnte no Brasil, que é bem recente. O assunto se torna mais atual e importante ainda porque entre os protestantes brasileiros as temáticas da Teologia Sistemática têm um tempo bem curto. É imprescindível que, a partir da metade do século XX os estudos de doutrinas teológicas tenham-se iniciado. Diversos líderes que foram ordenados ao sagrado ministério, de várias qualificações, não tiveram um preparo teológico (alguns tiveram que estudar em outros países). Também o Brasil recebeu vários professores dos Estados Unidos, os quais influenciaram o pensamento teológico brasileiro.

Ao adentrar nas obras arminianas, ainda que de modo sucinto, do labor teológico de Armínio neste trabalho, bem como um pouco de sua história, sua vida pastoral, sua devoção para com as Sagradas Escrituras, é impossível deixar de continuar a pesquisa sobre as reflexões de tão nobre pastor de almas, evidenciando que pensamento teológico de Jacó Armínio hipnotiza o leitor para dentro do tema abordado.

“Se há alguma ordem de homens à qual é completamente inadequado aspirar às honras deste mundo, em especial as honras que são acompanhadas de pompa e aplauso, essa, sem dúvida, é a ordem eclesiástica - um conjunto de homens que deveriam estar inteiramente ocupados com o zelo por Deus e pelo alcance daquela glória que está à disposição dele.”

ARMÍNIO, Jacó. As Obras de Jacó Armínio. Vol. 1, p. 25.

HIPÓTESE

Os estudantes brasileiros, por muito tempo, tinham como alicerce para seus estudos de teólogos dos Estados Unidos e, também da Europa. E esses teólogos sempre traziam uma imagem de Armínio de forma negativa, deturpada, como se ele fosse o teólogo que desviava a Teologia Bíblica, bem como a Teologia Sistemática. Para todos eles o problema de Armínio, era seu ponto de vista soteriológico, com siderado por muitos o maior defeito.

Estariam corretos em suas ponderações os teólogos dos Estados Unidos e, também da Europa.

OBJETIVO

Durante este estudo iremos demonstrar o propósito de Jacó Armínio e a importância do pensamento teológico e sua influência para doutrinar as Igrejas comprovando ou contradizendo a visão dos teólogos de outros países.

MÉTODO

O Presente trabalho decorrerá em forma de pesquisa experimental caracterizando-se por manejar diretamente variáveis relacionadas com o objeto de estudo e tem como finalidade testar, comprovar hipóteses que dizem respeito à convicção de quem está pesquisando e/ou lendo as obras. 

REFERÊNCIAS

A BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada Revista e Atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri: Sociedade de Bíblica do Brasil, 1996.

ARMÍNIO, Jacó. As obras de Armínio. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

. As obras de Armínio. Vol. 2. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

. As obras de Armínio. Vol. 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

BRAKEMEIR, Gottfried. O ser humano em busca de identidade: contribuições para uma antropologia teológica. São Leopoldo: Sinodal/São Paulo: Paulus, 2002.

BRIGTH, John. História de Israel. São Paulo: Paulus, 2003.

BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. Rio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com