TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discipulado Livre em Teologia (EAD)

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Discipulado

Ana Paula Ferreira Rosa

Instituto Teológico Quadrangular - Itabira - MG

Curso Livre em Teologia (EAD)

1-INTRODUÇÃO

O discipulado implica em obediência radical a Jesus, está é a condição básica do verdadeiro discipulado, este é o melhor caminho para construir um estilo de vida que reflita o caráter de Cristo no mundo.

No discipulado, multiplicar é preciso.

O maior discipulador de todos os tempos foi Jesus Cristo. Basta olhar para o que ele realizou. Qualquer que seja o processo de avaliação, a evidência dos fatos atesta que a organização fundada por Jesus é a mais bem-sucedida de todos os tempos. Vamos conhecer um pouco sobre o modelo de discipulado que Jesus usou e quais os princípios que seguiu para se transformar no maior discipulador.

 

PALAVRA CHAVE: Discipulado, amor, vidas.

 

 

 

 

2-DESENVOLVIMENTO

O objetivo do discipulado é o cultivo do fruto do Espírito na vida do discípulo, onde Cristo seja cada vez mais visto na vida dele. Palavra grega para discípulo é Mathetés.

Um discipulado eficaz é o comprometimento com a pessoa de Cristo da parte do discipulador que na dependência plena do Espirito Santo vive a palavra, obedecendo-a em amor e pregando com suas atitudes. Não existem meios termos para nós como discipuladores de homens. Temos que dar um bom exemplo, só conseguiremos reproduzir em outrem aquilo que já alcançamos em nós, não podemos levar alguém a uma altura superior aquela em que nos encontramos ou estamos. A verdadeira autoridade é conquistada através do caráter de Cristo na vida testemunhal do discipulador.

Gálatas 4:19 diz: “Meus filhinhos, por quem de novo sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós.” O discipular é a palavra aplicada na vida. Só reproduziremos seres semelhantes a nós, por isso enfatizo tanto a vida do discipulador. Discipulado eficaz é mais uma transmissão de vida do que informações. Discipular é derramar sua vida em outrem, isto fala de investimento de tempo. I Coríntios 11:1 diz: “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo”.

O discipulador é alguém que permanece na palavra e sabe que o semear é dele, mas, a frutificação e a colheita são do senhor, ele age se esforça e tem bem definido em seu coração que ‘os discípulos são do senhor e não meus’.

O discipulado eficaz está vinculado ao mediador, e onde quer que se fale do discipulado, ai se fala do exemplo de Cristo, que viveu o discipulado não simplesmente com discurso, mas com a própria vida.

A perseverança é um elemento essencial no discipulado, o discípulo precisa perceber que o seu interesse por ele não é só sua vida espiritual, mas, no todo. Gente precisa de Gente, discipulado vai além de 2 horas semanais, é relacionamento, contato. A amizade no discipulado é importante, desde que não se esqueça do papel de líder espiritual.

Ouvir e aceitar o chamado de Deus para o discipulado significa simultaneamente, ser agraciado com a oferta de vida nova e ser desafiado a vivê-la em todas as profissões e circunstâncias. Vida com Deus, oração, meditação na palavra, obediência, submissão, disposição para mudanças, ser ensinável, testemunha fiel do senhor.

É esse o imperativo da promessa de Deus, para que se cumpram as escrituras: Mateus 28:19-20 “Portanto, Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!”. Discipulado nasceu no coração de Deus e Jesus derramou sobre nossos corações dessa autoridade para fazer discípulos!

O caminho que Jesus tomou para tornar-se o maior discipulador que já existiu foi o caminho do ensinamento com a própria vida. Ele sabia que a teoria necessitava da prática para dar os frutos desejados. Através do discipulado de Jesus Cristo, podemos aprender que qualquer pessoa independente de seu nível cultural, social ou intelectual, pode tornar-se uma pessoa extraordinária.

Jesus frequentemente era chamado de rabi, que significa mestre, pois ele estava sempre ensinando. O brilho de seu ensino revela-se nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, os quais estão cheios de suas notáveis revelações. Sua habilidade como professor também é demonstrada pelo sucesso de seus discípulos, à medida que eles executavam seus caminhos e princípios de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com