TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dons e Ministérios do curso livre em Teologia

Por:   •  20/5/2017  •  Resenha  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ALEXANDRE C. DE SOUSA

ALLAN P. DA SILVA

DONS PESSOAIS

BELÉM

2017

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

ALEXANDRE C. DE SOUSA

ALLAN P. DA SILVA

DONS PESSOAIS

Trabalho apresentado à disciplina Dons e Ministérios do curso livre em Teologia, Unidade Teológica Panorama XXI, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

Professora: Lene

BELÉM

2017

INTRODUÇÃO

O dicionário Aurélio da língua portuguesa aplica os seguintes significados para a palavra “Dom”:

1 - Donativo; dádiva; benefício.

2 - Prenda, talento, dote natural.

3 - Título honorífico que em Portugal se dava aos membros da família real e da antiga nobreza e a certas categorias religiosas.

Contudo, Marques (2017) afirma que “Dom vem do latim donus, que significa dádiva, presente. Nessa perspectiva, trata-se de uma capacidade inata para desempenhar com destreza e maestria determinada tarefa, até mesmo em aspectos que elas parecem mais complexas para a maioria das pessoas”.

Todo ser humano possui uma habilidade especifica em que se destaca dos demais por sua realização com destreza. Muitas dessas habilidades podem ser reconhecidas como verdadeiros dons pessoais, isto é, uma capacidade inata de cada indivíduo dada por Deus, e é sobre estes Dons Pessoais que falaremos a seguir.

DONS PESSOAIS

Os dons nos são dados pelo Senhor Deus Todo Poderoso para que façamos algo de valor, edificante e que ecoe na eternidade                                                                                                                                                                           de forma que possamos contribuir de maneira significativa para seus desígnios, desembocando quase sempre para o bem dos nossos próximos e consequentemente para o nosso próprio bem. Contudo para lançarmos mãos desses dons, primeiro temos que descobrir qual é o nosso e onde e como devemos desempenhá-los, e segundo 1 Coríntios 12:27 quando o cristão descobre o seu dom pessoal ele fica sabendo qual é a sua função no Corpo de Cristo, além de sentir prazer nas sua atividades desenvolvidas através dos seus dons.

Lapa (2012, p. 26) nos demostra isso dizendo que “Quando você descobre seu dom pessoal tem mais facilidade em ajudar e em entender os modos de pensar, falar e agir de outros irmãos, que são animados por outros dons”.

A Bíblia Sagrada nos apresenta listados os dons espirituais mais recorrentes, existindo três listas bíblicas dos “dons do Espírito”, também conhecidos como dons espirituais. Em Romanos 12:6-8, 1ª Coríntios 12:4-11 e 1ª Coríntios 12:28 estão  as três principais passagens que descrevem os dons espirituais. Os dons espirituais identificados em Romanos 12 são profetizar, servir, ensinar, incentivar, dar, liderança e misericórdia. Em 1ª Coríntios 12:4-11 estão incluídos a palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento, fé, cura, poderes miraculosos, profecia, discernimento dos espíritos, falar em línguas e a interpretação de línguas. A lista em 1ª Coríntios 12:28 inclui curar, ajuda, governos, variedade de línguas.

No entanto Lapa (2012) nos enumera como dons pessoais dando suas principais definições, características e cuidados os seguintes:

Profecia – A palavra grega traduzida como "profetizar" ou "profecia" em ambas as passagens significa "proclamar" ou declarar a vontade divina, interpretar os propósitos de Deus, ou tornar conhecida de forma alguma a verdade de Deus que é projetada para influenciar as pessoas. A ideia de predizer o futuro foi adicionada em algum momento da Idade Média e é uma contradição de outras passagens bíblicas que condenam adivinhação ou predizer o futuro (Atos 16:16-18), como bem John Macarthur afirma que “essa palavra grega significa transmitir uma palavra”, e não inclui necessariamente, predições do futuro ou quaisquer outros aspectos místicos (espirituais) ou sobrenaturais. Este é um dos dons pessoais que se tem que ter maior cuidado, pois muitas pessoas anseiam e buscam adivinhações e predições como quem procura um espetáculo de mágica. Por isso o profeta de Deus precisa ter a convicção de que tal mensagem vem de Deus e entregá-la com mais convicção ainda. Tem-se que ter ainda o cuidado para não se tornar arrogante, insensível aos outros e suas opiniões, legalista e radicalmente intolerante, cruel e sem misericórdia e sobre tudo não se orgulhar e depender do seu próprio método de persuasão.

Ministérios - Também conhecida como "servir", a palavra grega diakonian, da qual obtemos a palavra "diácono", significa um serviço de qualquer espécie, a aplicação generalizada de uma ajuda concreta às pessoas necessitadas. Contudo tem que se atentar para não o fazer esperando reconhecimento das pessoas, mas fazer como que ao Senhor com todo amor e dedicação sem se vangloriar pelos feitos. O orgulho deve sempre ser refreado.

Ensino - Este dom envolve a análise e a proclamação da Palavra de Deus, explicando o seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte. O mestre talentoso é aquele que tem a capacidade especial de instruir e comunicar conhecimento de forma clara. O detentor deste dom pessoal precisa se manter em alerta para não tomar uma atitude de quem sabe tudo e que não tem mas nada pra aprender, além de manter uma disciplina de estudos e preparos para poder ensinar bem.

Exortação – Também chamado de "Encorajamento, Conselho e Consolação", este dom é evidente naqueles que consistentemente encorajam outras pessoas a prestar atenção e seguir a verdade de Deus. Isso pode envolver correção ou edificar outras pessoas através do reforço da fé fraca ou do conforto durante tribulações. Tem que se ter a consciência que quem recebe a aplicação deste dom, isto é, o exortado ou aconselhado tem o direito de escolher seguir ou não o que fora falado. Aqueles que exortam devem conter sua preocupação e ansiedade por ver os resultados na vida dos que são exortados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (106.1 Kb)   docx (459.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com