TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teorias da Religião

Por:   •  5/11/2017  •  Dissertação  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Teorias das Religiões

Aluno: Vitor Martins de Almeida

  1. O documentário ‘Kumaré’ trabalha com o conceito da religiosidade individual e com a desconstrução de líderes religiosos, apresentando a espiritualidade como um conceito encontrado em qualquer pessoa, e não um privilégio de algumas poucas pessoas como gurus, padres e líderes espirituais. Nas palavras do filme: “Nenhuma pessoa é mais religiosa que outra”.

O filme e seu diretor compreendem, ao final, a religião como um meio para o autoconhecimento do ser. Compreende também que essa ‘jornada’ deveria ser traçada sem a ajuda de gurus ou guias espirituais para que a paz seja alcançada.

  1. No início, o protagonista do documentário, assemelha-se em muito a Marx, declarando-se ateu e afirmando que a religião era apenas uma ideia humana a ser superada. Já no decorrer da obra, o protagonista encontra-se em dúvida sob suas concepções ateístas e põe-se a dialogar com as ideias de Freud e Feuerbach de modo que, a religião é posta como um meio de salvação e de punição para os pecados do ser e que a busca por um ‘deus’ resulta sempre no autoconhecimento e, ao mesmo tempo serve como um apoio para que não nos percamos em nossas próprias mentes. Kumaré também apresenta a dialética do complexo primordial entre pais (deus, gurus ou guias espirituais) e filhos (religiosos, crentes, etc.).
  2. Podemos concluir com o documentário que a abordagem crítica da religião transcende o fato da existência ou não de um ser divino superior. Trata-se dos sentimentos, comportamentos e pensamentos que o ser humano passa a ter após uma dita experiência religiosa.  A abordagem crítica na religião deve impor seus limites quando chega no desconhecido e intratável para poder tratar de coisas mais palpáveis como os ritos religiosos, os impactos da religiosidade do dia-a-dia e no mundo, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com