TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA DE CRISTO E ESPIRITUALIDADE

Por:   •  26/6/2020  •  Dissertação  •  3.216 Palavras (13 Páginas)  •  3.861 Visualizações

Página 1 de 13

Instituto do Evangelho Quadrangular

IEQ Pq. Pirajussara – Embu das Artes - SP

Vida de Cristo e Espiritualidade

Resumo dos capítulos 09, 11 e 12

Professor: Pr. ESTEVAM, Kleiton

Aluna: Laudicéia S. Nascimento

Turma: 1º ano/1º semestre 2020

Sumário

1. A vida com Jesus.........................................................................................................4

Tópico 1 – O envolvimento emocional e íntimo com Cristo

Resumo do capítulo 9

2. Conclusão.....................................................................................................................5

3. A santidade no modelo de Cristo.................................................................................6

Tópico 1 – Sobriedade e vigilância

Resumo do capítulo 11

4. Conclusão.....................................................................................................................7

5. Desenvolvendo a mente de Cristo...............................................................................8

Tópico 1 – Transformação da mente

Resumo do capítulo 12

6. Conclusão.....................................................................................................................9

7. Introdução..................................................................................................................10

8. Conclusão...................................................................................................................11

9. Referências.................................................................................................................12

A vida com Jesus

Tópico 1 – O envolvimento emocional e íntimo com Cristo

Resumo do capítulo 9

Introdução

       

          Esse tópico aborda sobre a vida com Cristo e a intimidades que será construída com o passar dos dias. Pois, a partir do momento que essa intimidade com o Mestre é construída, passamos a experimentar o genuíno amor, e automaticamente, queremos contaminar todos aqueles que nos ceram. A transformação é substancial do eu, para o não eu, a partir do momento que nos dispusermos a isso.

          Cristo, em sua palavra, enfatiza que veio a esse mundo para dá-nos vida abundante, ou seja, vida plena, que transcende a morte física. Jesus é a vida, é o aminha para chegarmos ao pai. Para o apóstolo Paulo   estar em Cristo era seu maior interesse e riqueza, Jesus era sua alegria de viver e nada seria tão mais importante a não ser estar em Cristo e conhecer seu amor profundo.

          O envolvimento emocional e íntimo om Cristo dá-se a partir de um envolvimento maduro, pois a partir dessa relação nasce o amor, e do amor a confiança, perpassando a alma do cristão até solidificar em algo íntimo e profundo. A partir daí, Jesus passa a ter um relacionamento de amizade com o seu seguidor.

          Nessa jornada com Cristo, o cristão passa a adquirir novos hábitos que outrora não tinha: O hábito de praticar o bem. Os frutos da justiça: o amor, o conhecimento e o discernimento são gerados   mediante a aquisição do “amar de maneira incondicional”.  O cultivo das virtudes leva o crente á Paz de Cristo, atitude essa que somente Cristo dá.

          Uma vez eleitos de Deus, é necessário se revestir de ternos afetos, aprender a perdoar o próximo e suportar uns aos outros. Porém, para que isso ocorra, é preciso que essa pessoa permita que o Espírito Santo efetive as transformações necessárias ao aprimoramento do caráter em Cristo. Sem essa capacitação, o crente jamais conseguirá se desvincular das errôneas práticas que outrora cometia.

          Erradicar os maus hábitos envolve dedicação e conhecer a Deus: estudando a sua palavra e a pondo em prática, continuamente, o seu aprendizado. A leitura da Bíblia, comunhão com os irmãos, proporcionará ao cristão o alimento espiritual necessário para o seu crescimento gradual. Erradicar as obras mortas dependerá da transformação do homem interior.

          Com o sacrifício de Jesus em favor da humanidade, foi pago o preço dos nossos pecados, deste modo, fomos libertos da escravidão e da morte espiritual. Jesus é nosso maior e melhor exemplo, Ele ensinava com amor e amais com arrogância. A humildades é algo importante que o crente deve procurar buscar. Imitar Jesus, que com paciência e mansidão e sabedoria ensinava os discípulos fazendo com que eles vissem as circunstâncias sob sua ótica.

          O equilíbrio emocional somente se dá, mediante adequação entre os elementos cognitivos, espiritual e os emocionais, sendo esses os requisitos para uma maturidade espiritual.

Conclusão

          O que chamou minha atenção nesse capítulo foi o fato de entender que a vida com Cristo não se constrói de qualquer jeito, que o cristão, quando aceita Jesus, inicia-se um processo de aprendizado e renúncia que o levará para um outro campo: que é o de intimidade com Cristo. Um dos fatores importantes, para que essa intimidade aconteça é a aquisição dos bons hábitos, pois sem eles, jamais teremos ou alcançaremos o caráter do Mestre.

          A erradicação dos maus hábitos envolverá abrir mão do meu eu e de tudo aquilo que me afasta de Deus. Manter uma estrutura equilibrada me fará parecer, a cada dia com Cristo, as obras da carne não poderá mais fazer parte da minha vida, pois o Espírito Santo não habita em templo sujo. Para que essa transformação aconteça, é necessário que eu cultive as virtudes que estão inseridas nos bons hábitos.

          O estudo desse capítulo me fez enxergar o quanto tenho que mudar para ter essa tão sonhada intimidade com Deus. Me fez ver que o equilíbrio emocional é um dos fatores importantes para que isso aconteça. Muitas vezes tomamos atitudes que desagrada o Espírito Santo, e não nos demos conta de o por quê das coisas serem difíceis para nós. Do poder de Deus não está sendo manifesto em nossas vidas. O que precisamos saber é que devemos olhar, todos os dias para dentro de nós e pedir discernimento a Deus para administrar nossas vidas, nossas ações, nossos sentimentos. Pois queremos essa intimidade e caráter e Cristo. Queremos ser parecido com Ele, ter o equilíbrio necessário para sermos chamados de irmãos como Ele disse em sua palavra “já não sois mais servos mas sois meus amigos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com