TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida de Cristo e Espiritualidade

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  3.337 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Teológico Quadrangular

Vida de Cristo e Espiritualidade

O Mundo em que Jesus Cristo Viveu

Aluno: Arnaldo Werner Maia Barbosa

ANANINDEUA / PA

2015


Vida de Cristo e Espiritualidade

O Mundo em que Jesus Cristo Viveu

O período em que Jesus Cristo viveu era uma época de expectativas messiânicas e apocalípticas.

Uma terra em parte Arida e seca, em parte rica e fértil, Israel era uma sociedade agrícola e política religiosa, Jerusalém era o centro religioso de Israel e de todos os descendentes desse povo.

Os Judeus daquele período tinham uma sede de libertação muito grande e depositavam sua esperança na chegada de um Messias que os libertassem do domínio estrangeiro e os colocassem sobre todas as nações. Um povo que era dominado pelo ego de ser uma raça superior por viverem debaixo de uma promessa de ser o povo escolhido de Deus.

Roma regia Israel com mãos de ferro, era uma época extremamente dividida cheia de grupos religiosos que viviam em conflitos. Para tentar garantir confiança daquele povo, os romanos concediam certa autonomia aos judeus. O órgão judaico máximo era o Sinédrio, um tribunal aristocrático composto pelo Sumo Sacerdote e por nobres.

A educação ficava por conta da escola que ficava na sinagoga e era só para meninos. Eles aprendiam a ler, escrever e fazer contas. Também recebiam algumas noções de geografia.

No Império Romano, a prostituição era disseminada. Chegava a ser exercida em cabines portáteis instaladas nas ruas. As várias menções a meretrizes no Novo Testamento indicam que Jesus estava familiarizado com ela. Não havia preocupação com doenças sexualmente transmissíveis: sífilis e gonorréia não eram conhecidas.

A mortalidade infantil era elevada. Metade das crianças não chegava á idade adulta. As mulheres morriam freqüentemente no parto ou depois dele, por falta de higiene. Também morria-se muito por acidente, epidemias e falta de assistência médica.

Jerusalém, a cidade em que Jesus passou os seus últimos dias na terra, era uma cidade muito populosa onde mais de quarenta mil pessoas viviam cercadas por muros, hoje é chamada de “a velha cidade”.

Entre os judeus, previa-se que o mundo estava para acabar, e que um rei do fim dos tempos seria enviado por Deus. Esse messias derrotaria os romanos e restauraria a glória de Israel. Essa esperança era exacerbada pela situação de opressão em que os judeus viviam. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com