TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A doutrina de Deus

Tese: A doutrina de Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  9.371 Palavras (38 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 38

Doutrina de Deus

Introdução

Assim como as sagradas escrituras, a teologia não se trata de provar a existência de Deus mediante a provas formais, mas de apresentá-lo ao nível da compreensão humana tendo por base o que a Bíblia nos revela.

É claro que Deus como um ser eterno, onisciente, onipotente onipresente e santo , jamais poderia ser estudado em sua plenitude pelo homem , cuja capacidade é limitada em si mesma.

Jó.37.23 nos diz: “ Ao Todo-poderoso não podemos alcançar; grande é em poder;” em Salmos 139.6 lemos: “Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.”

Nossa maneira de compreender a Deus não deve estar baseada em pressuposições a respeito dEle , ou em como gostaríamos que ele fosse , ao contrário disso , devemos crer no Deus que existe e que se revelou a nós através das escrituras sagradas. Hb.11.6 nos diz: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam”. Em Rm.10.11 lemos: “Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.”

Cabe a nós lembrarmos que a Bíblia é a nossa fonte única de pesquisa que nos permite saber que Deus existe e como ele é. Jr.10.6 nos diz: “Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande é o teu nome em força.” e em Sl.147.5 lemos: “Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o seu entendimento é infinito.”

A sua palavra nos ensina a conhecê-lo cada vez mais:

“Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” Os.6.3

1. A EXISTÊNCIA DE DEUS

1.1. O Deus único

Sua existência é um fato incontestável, a Bíblia nos mostra Deus como o principal personagem de todo o universo, sendo Ele a origem de tudo.

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gn.1.1

“E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos;” Hb.1.10

O único verdadeiro Deus

“Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.” Dt.6.4

“E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Jo.17.3

Daí a necessidade de que “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (cf. Os 6.3)

1.2 Evidências que provam a existência de Deus

Negar a Existência de Deus é Tolice !

“Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Sl.53.1”

Onde acharemos evidências da existência de Deus? Na criação, na natureza humana e na história humana. Dessas três esferas deduzimos as cinco evidências da existência de Deus:

1. O universo deve ter uma Primeira Causa ou um Criador. (Argumento cosmológico, da palavra grega "cosmos", que significa "mundo".)

2. O desígnio evidente no universo aponta para uma Mente Suprema. (Argumento teleológico, de "Teleos", que significa "desígnio ou propósito".)

3. A natureza do homem, com seus impulsos e aspirações, assinala a existência de um Governador pessoal. (Argumento antropológico, da palavra grega "anthropos", que significa "homem".)

4. A história humana dá evidências duma providência que governa sobre tudo. (Argumento histórico.)

5. A crença é universal. (Argumento do consenso comum.)

1.2.1 – A crença universal em um ser supremo

Não existe nenhuma raça humana que não tenha alguma noção de um ser supremo e que através das suas religiões , procure se aproximar dele.

A crença na existência de Deus é praticamente tão difundida quanto a própria raça humana, embora muitas vezes se manifeste em forma errônea, pervertida ou grotesca e revestida de ideias supersticiosas sem qualquer fundamento bíblico.

Este conhecimento universal não se originou necessariamente pelo raciocínio, porque há homens de grande capacidade de raciocínio que também negam a existência de Deus. Mas é evidente que o mesmo Deus que fez a natureza, com suas belezas e maravilhas, fez também o homem dotado de capacidade para observar, através da natureza, o seu Criador. "Porquanto, o que se pode conhecer de Deus, neles está manifesto; pois Deus lho manifestou. As perfeições invisíveis dele, o seu poder eterno, e a sua divindade, claramente se veem desde a criação do mundo, sendo percebidas pelas suas obras" (Rom. 1:19, 20). Deus não fez o mundo sem deixar certos sinais, sugestões e evidências claras, que falam das obras das suas mãos. "Mas os homens conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem deram graças, antes se enfatuaram nas suas especulações e ficou em trevas o seu coração insensato" (Rom. 1:21)

O que sabemos à luz das sagradas escrituras é que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança ( Gn.1.26) e por isso existe nele uma necessidade de um contato com a sua origem – Deus

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” Sl.42.2

1.2.2 – A consciência

O homem dispõe de natureza moral, isto é, a sua vida é regulada por conceitos do bem e do mal. Ele reconhece que há um caminho reto de ação que deve seguir e um caminho errado que deve evitar. Esse conhecimento chama-se "consciência". Ao fazer ele o bem, a consciência o aprova; ao fazer ele o mal, ela o condena. A consciência, seja obedecida ou não, fala com autoridade. Qual a conclusão que se tira deste conhecimento universal do bem e do mal? Que há um Legislador que idealizou uma norma de conduta para o homem e fez a natureza humana capaz de compreender esse ideal. A consciência não cria o ideal; ela simplesmente testifica acerca dele, registrando a sua conformidade ou não-conformidade.

Quem originalmente criou esses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com