TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEOLOGIA É A DOUTRINA DE DEUS

Relatório de pesquisa: A TEOLOGIA É A DOUTRINA DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

MÓDULO 1 – TEOLOGIA - DOUTRINA DE DEUS

1. Como o termo teologia era usado entre os gregos? E em relação aos cristãos?

a. A palavra teologia foi cunhada do grego é a junção de duas expressões, quais sejam: Theo “ Deus” e Logia “ estudo”, deste modo a palavra teologia significa o estudo acerca de Deus.

b. A expressão se define entre os cristãos por sua importância no conhecimento sistemático de Deus através de suas formas reveladas. Através da sistematização do hoje conhecido sobre Deus, podemos compreender o razoável acerca de seu caráter, sentimentos e intenções, e assim, fundamentado em Sua palavra, podemos dicernir entre o Deus revelado e o Deus criado por homens e suas doutrinas pessoais.

2. Faça um breve comentário sobre a existência de Deus.

a. Em prima face não há comprovação cientifica acerca da existência de Deus, o que deve ser, para o cristianismo, o elemento fundamental que é a fé. O Deus que pela fé nós cremos e temos convicção de sua existência, se revela ao mundo de diversas formas, que teologicamente podemos definir em Revelação Geral , através de toda sua criação, seja ela em escala macro como os planetas, mares, grandes animais, ou pela sua criação em escala micro, através dos pequenos detalhes, como pequenas células fundamentais para o funcionamento dos organismos vivos, ou até mesmo pelo conhecimento histórico através de seu povo Hebreu, descendente de Abraão, mais tarde conhecidos como Judeus. Podemos ainda conhecer a Deus através de sua revelação especial, dada através da Biblia, inspirada aos homens pelo Seu Espírito Santos.

3. Qual a diferença entre ateu prático e ateu teórico?

a. Ateísmo Teórico nega a existência de Deus porum raciocínio intelectual, uma convicção teleológica baseada num processo racional, enquanto que o Ateísmo Prático não reconhece a exitência de Deus, de modo que os que nele se fundamentam, vivem como se Deus não existisse.

4. Diferencie os atributos comunicáveis de Deus dos incomunicáveis.

a. Atributos Morais Comunicáveis são aqueles que tornam visíveis sua natureza pessoal, são os atributos que Deus compartilha, não em sua totalidade, com o homem remido, tais como: sabedoria, santidade, amor, justiça e fidelidade.

b. Atributos Incomunicáveis são características divinas que não são partilhadas com sua criação remida, quais sejam: autoexisitência, unicidade, imutabilidade, eternidade, onisciência, onipresença, onipotência, perfeição, espirito.

5. Por que Elohim e Eloah são chamados de nomes genéricos?

a. Nomes tem o condão de definir alguém, individualizar um ser, por consequência ao definir algo, o nome também o limita. Deus, por sua imensurável grandeza, não pode ser definido ou limitado por expressões humanas limitadas, de sorte que em Ex. 3:14 o próprio Deus orientou a Moisés a dizer aos filhos de Israel que o EU SOU o havia enviado. Contudo nas culturas humanas se faz necessário identificar ou rotular todo o que existe a fim de possibilitar as definições individuais, neste sentido o povo hebreu utilizou a expressão Elohim(plural) e Eloah(singular) para genericamente identificarem Deus. Desta formas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com