TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO MODULO 1 DOUTRINA DE DEUS

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO MODULO 1 DOUTRINA DE DEUS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  6.121 Visualizações

Página 1 de 10

AVALIACAO MODULO 1

TEOLOGIA

(Doutrina de Deus)

1) COMO O TERMO TEOLOGIA ERA USADO ENTRE OS GREGOS?

E EM RELACAO AOS CRISTAOS?

A palavra teologia significa de um modo mais amplo um discurso, uma tese sobre Deus. A palavra teologia não tem sua origem no cristianismo:( a Teologia do grego θεóς, transl. theos = "divindade" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo, análise, consideração, discurso sobre alguma coisa ou algo"),

No sentido literal, é ciência ou o estudo racional e sistemático acerca da divindade (sua essência, existência e atributos).

Pode também se referir a um estudo de uma doutrina ou sistema particular de crenças religiosas - tal como a teologia judaica, a teologia cristã, a teologia islâmica e assim por diante.

A origem do termo nos remete à Hélade - a Grécia Antiga. O termo "teologia" aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos encontramos esse termo ligado à filosofia: Platão foi o primeiro filósofo a fazer uso da palavra teologia, Com Platão o logos tinha um sentido estritamente filosófico e racional e se referia à palavra enquanto opositora ao mito. O termo "teologia" foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo "A República", para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos Platão o aplica aos mitos interpretando-os à luz crítica da filosofia considerando seu valor para a educação política. Nessa passagem do mito ao logos, trata-se de descobrir a verdade oculta nos mitos.

Aristóteles ao fazer uso do termo teologia em sua filosofia conceberá a teologia como ciência que indaga sobre o ser divino.que também por sua vez, chama de "teólogos" os criadores dos mitos (Hesíodo, Homero, poetas que narraram os feitos dos deuses e heróis, suas origens, suas virtudes e também seus vícios e erros), e de "teologia" o estudo metafísico do ente em seu ser (considerando a metafísica ou "filosofia primeira", a mais elevada de todas as ciências).

A incorporação do termo "teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus.

De acordo com a definição Hegeliana, a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, pois somente se pode estudar aquilo que se pode observar e se torna atual, o objeto da teologia seriam as representações sociais do divino nas diferentes culturas.

Assim, a teologia pode referir-se a várias religiões. Existem, portanto, as seguintes teologias: teologia hindu, judaica, a budista, islâmica, a teologia cristã, incluindo a teologia católica -romana, protestante, mórmon, umbandista e outras.

Somente a partir do século IV a palavra teologia é usada no universo literário cristão. A Igreja que começaram a chamar a reflexão sobre Deus de teologia. Santo Agostinho em sua obra De Cevitate (Cidade de Deus) leva o uso da palavra teologia a uma especificidade cristã. Para Agostinho a teologia não se resume a um discurso genérico sobre a divindade, como pensavam os gregos, mas uma reflexão sobre a essência do Deus da Revelação.

O que vai mudar com a reflexão cristã não é a etimologia da palavra teologia, mas o seu significado. Para os cristãos o logos não é uma palavra no sentido genérico, mas aquela que toma forma na pessoa de Jesus, o verbo encarnado. O theos na concepção dos cristãos não se refere a qualquer divindade, mas trata-se do Deus da Revelação bíblica.No período da Escolástica, Tomás de Aquino ao apropriar-se do pensamento de Aristóteles passa a conceber a teologia como ciência especulativa que faz uso de um saber racional e científico.

No início da idade moderna a Reforma Protestante negando qualquer forma de teologia especulativa, propõe uma teologia prática.

Lutero faz uso da palavra teologia ligando-a com a história e com a vida de fé do cristão.Portanto, ao longo da história a palavra teologia sofreu mudanças em seu significado, principalmente quando o cristianismo da um novo significado o uso do termo.

2) FACA UM BREVE COMENTARIO SOBRE A EXISTENCIA DE DEUS.

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Romanos 1:19-23

Nenhum outro versículo na bíblia descreve e prova tão perfeitamente sobre a existência de Deus na minha concepção como este citado acima, porque claramente se aprende, detecta, comprova e se vê nas coisas criadas, no universo e no mundo(Planeta),na ciência,natureza e etc. ate em si mesmo, a prova da existência real e grandiosa de Adonay;Então sendo assim As Sagradas Escrituras não tentam provar a existência de DEUS ela apenas descreve-o,instrui e revela-o a quem o quiser saber ,sobre quem e o arquiteto e dono de tudo que o ser humano viu com seus próprios olhos e tocou: ao redor e acima de si e ate hoje tenta por diversos ramos e meios científicos provar sua existência ou não e conhecê-lo de fato isso mostra inegavelmente a existência soberana dele ate aos mais céticos.

basta notar a indagação do ser humano natural e comum lutando por séculos pra que fosse descoberta a resposta a estas questões:

De onde vim (Sua origem)? para onde vou? porque existo e para que?

estamos sos no universo? mostra sua busca eterna e sede por saber quem e Deus assim e provado de fato a existência de Deus em que ele deixou a eternidade nos corações mortais dos homens.

3) QUAL E A DIFERENCA ENTRE ATEU PRATICO E ATEU TEORICO?

*O ateísmo prático não reconhece a existência de Deus (nem que lhe seja provado), e seus adeptos vivem como se Ele de fato não existisse.

*Ateísmo teórico ou filosófico, mais intelectual, nega a existência de Deus fundamentando-se num processo de raciocínio.(nos estudos e provas cientificas sem fim de que tudo existe por si mesmo)

4) DIFERENCIE OS ATRIBUTOS COMUNICAVEIS DE DEUS DOS INCOMUNICAVEIS.

Atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilha com o homem como sabedoria, santidade, amor, justiça (retidão) e fidelidade. È através destes atributos que Deus se manifesta e mostra o seu caráter, sua pessoa Tornando visível a sua natureza pessoal como ser: Moral, consciente, inteligente e livre, os atributos morais ou comunicáveis do Deus único (YACHID) e que tem uma certa semelhança com ser humano.Porém os atributos de Deus existem em um grau infinitamente superior aos dos seres humanos, ou seja, são compartilhados até certo ponto com o homem, devido ao raciocínio e entendimento limitado do homem sendo este um ser finito e ele infinito.

Atributos incomunicáveis são aqueles que somente pertencem exclusivamente a Deus, são características especificas do Senhor Supremo a qual nenhum ser humano pode obter por seus esforços.Ele tem atributos como auto-existência, Ser único, imutabilidade, eternidade, onipresença, onisciência, onipotência, perfeição e Espírito, misterioso (habitando em luz inacessível) sendo assim estes atributos Deus não compartilha com nenhuma de suas criaturas, diferente dos atributos comunicáveis.

5) PORQUE ELOHIM E ELOAH SAO CHAMADOS DE NOMES GENERICOS?

Genérico, por si só já diz não ser peculiar ou específico da divindade. Genericamente podem ser usados pelo Deus verdadeiro como por falsos; feminino ou masculino. Vejamos biblicamente:

Elohim – (plural אלחים ) e Eloah – (singular אלוה ) = Deus, Criador "implícito o poder criativo e a onipotência":

É o primeiro nome que surge na Bíblia: "No princípio criou Deus (Elohim – אלחים ) os céus e a terra" (Gênesis 1:1).

Elohim ( אלחים ) aparece 2498 vezes e Eloah – אלוה aparece 57 vezes e desse total apenas 245 não se refere ao verdadeiro Deus de Israel. Esse substantivo vem do verbo hebraico "Aláh" - "Alá", e significa "ser adorado, temido e reverenciado, ser excelente".

El ( אל ) = Deus, "aquele que vai adiante ou começa as coisas":

Nome apenas no singular e aparece 250 vezes.

Extremamente conhecido pelos povos que falam a língua semita.

Pode ser usado com "deus" para divindades falsas, mas também "Deus" para o verdadeiro Deus de Israel. Com pouca freqüência foi usado para significar "o poderoso", mas apenas para homens e anjos. Normalmente aparece sozinho, mas foi combinado formando termos compostos significando deidade, ofício, natureza ou atributos do Deus verdadeiro.

El-Berit = Deus que faz pacto ou aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3),

El-Elyon ( אל עליון ) = Deus que faz pacto ou aliança (Gênesis 31:13, 35:1-3), Elyon, adjetivo que deriva do verbo hebraico "Aláh" e usado para coisas significa: "subir, mais alto, mais elevado, superior e utilizado para se referir a Deus significa "o excelente, o alto, o Deus glorioso".

El-Ne‘eman = Deus de graça e misericórdia (Deuteronômio 7:9),

El-Nosse = Deus de compaixão (Salmos 99:8),

El-Olan ( אל עלם ) = Deus eterno, da eternidade (Gênesis 21:33),

El-Qana = Deus zeloso (Êxodo 20:5; 34:14),

El-Ro‘i = Deus da vista (Gênesis 16:13),

El-Sale‘i = Deus é minha rocha, o meu refúgio (Salmos 42:9-10),

6) RELACIONE OS NOMES DE DEUS NO GREGO E ESCOLHA UM ENTRE ELES O CONTEXTUALIZE COM UMA PASSAGEM BIBLICA.

* Theos (θεός) - Deus

* Kurios (κύριος) - Senhor / Pater (πατήρ) - Pai

* O Governador de Tudo, o todo-poderoso (ὁ παντοκράτωρ)- O Alfa e o Ômega (τὸ Ἄλφα καὶ τὸ Ὦ) é um nome composto da primeira e última letra do alfabeto grego, assim afirmando que Deus é o Princípio e Fim, a Fonte criadora e

Destino escatológico de todas as coisas.

* Juiz [ὁ κρίνων (o krínon, Jo 8:50).

# O Santo [ὁ ὅσιος( “o Santo” (Ap 16:5) e ὁ ἅγιος καὶ άληθινός( “o Santo e Verdadeiro” (Ap 6:10)] é um nome de Deus no AT que é especialmente freqüente no livro de Isaías (Is 1:4; 5:19, 14; 43:3, 14-15; etc.). Ocorre no NT como título de Deus unicamente no Apocalipse.

Texto Bíblico: Apocalipse 6:10 [ὁ ὅσιος( “o Santo” e ὁ ἅγιος καὶ άληθινός)]

E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo, Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

7) DE UMA BREVE DEFINICAO DE TRINDADE.

O termo Trindade (lat. Trinitas), foi cunhado pelo bispo Tertuliano (160-230) sacerdote católico e autor de várias obras, que viveu entre os séculos 2 e 3, foi quem criou a filosofia que se denominou de Trindade: “Tres Personae, una substantia” (texto original em latim), para ser o designativo da doutrina de que Deus é a coabitação eterna e perfeita de três pessoas que partilham da mesma Deidade. A Trindade é, portanto, uma doutrina que emerge da Bíblia, e não algo que foi moldado para se encaixar com a Bíblia; é uma doutrina que as próprias Escrituras ensinam, não apoiada apenas em um texto, mas em toda a extensão e revelação da Palavra de Deus.

O primeiro cuidado a se tomar, em um estudo pormenorizado da Trindade, é que ela é possível de ser entendida, contudo, não sem a devida reverência e fé. O tema aborda uma realidade que é totalmente desconhecida a nós e, além disso, sem parâmetro em toda a criação. Não há um só exemplo sequer nas existências que se compare a subsistência perfeita de Pai, Filho e Espírito Santo.

Deus é uma Unidade, uma essência divina, existindo em Três Pessoas na Divindade, sendo essas Três: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.A Palavra Trindade não se encontra na Bíblia,Cada uma das Três Pessoas da Trindade é Deus, sendo iguais em autoridade, glória e poder. ou seja, de uma mesma essência ou substância (gr. homoousios, lat. substantia), entretanto possui três subsistências distintas (gr. prosopa, lat. persona), isto é, são realidades pessoais individuais, de tal forma que o Pai é o Pai, o Filho é o Filho e o Espírito é o Espírito, sem se misturarem, mas com perfeita concordância entre si.Enfim: de uma mesma natureza em três pessoas distinguíveis.

O assunto da Trindade, apesar de todas as explicações acima e das outras existentes, poderá ser compreendido até certo ponto, após o qual torna-se o “mistério tremendo” (lat. misterium tremendum), nome pelo qual Agostinho lhe chama.

8) O CRISTAO E TRITEISTA OU TRINITARIANO?QUAL A DIFERENCA ENTRE AMBOS?

O cristão é trinitariano.

Diferenças:

O Triteista acredita na existência de três Deuses(separados),distintos ou seja não afirma a relação entre Pai , Filho e Espírito: como se atrás de cada pessoa não houvesse um Único Deus e sim três auto-suficientes Deuses,estes crêem na existência do Pai,Filho e Espírito santo sendo independente um do outro tendo uma suposta hierarquia celestial e submissão:o Pai e o de maior autoridade,o Espírito vem em 2º lugar e o Filho que possui menor grau de poder entre eles.

Já a linha de pensamento Trinitária (em que os crentes acreditam) destaca o Único Deus que se subsiste em três pessoas distintas, ou seja, O Pai, o Filho e o Espírito Santo sendo que as três pessoas estão diretamente relacionadas em comunhão, propósitos e pensamentos iguais e infinitos e de uma harmonia perfeita.

9) O QUE SE ENTENDE POR TRANSCENDENCIA DE DEUS?

A palavra Transcendente significa aquele que se ocupa das questões mais elevadas, superior que está acima das idéias e conhecimentos ordinários.

Em relação a Deus o que isto quer dizer? Deus é Transcendente porque está acima da Criação, Deus como transcendente é Soberano, e Soberania significa poder supremo, autoridade.

Deus como soberano faz o que quer na hora que quer, e não deve explicação a ninguém.Deus na sua soberania faz o que quer, em sua transcendência Deus está acima de tudo e de todos, e a criação está sujeita a sua vontade, não como ditadura, porque ele respeita o nosso livre-arbítrio, mas na sua vontade soberana, Deus como pai manda em nós que somos filhos e não nós nele, só podemos pedir e ele faz a sua vontade (Mt 6.10).Tanto que existe a vontade Permissiva e a vontade Perfeita do Deus Todo-Poderoso a toda criação, seres e universos existentes, sendo ai um parâmetro bastante revelador da sua transcendencia.

10)CITE CINCO ATRIBUTOS QUE PERTEMCEM SOMENTE A DEUS.

Auto-existência, Eternidade, Onipresença, Onisciência e Onipotência.

...

Baixar como  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »