TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência da religião na história

Resenha: A influência da religião na história. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/1/2015  •  Resenha  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

influência da religião na história

A religião é, sem dúvida, uma das características mais marcantes e distintivas do gênero humano. O homem, através da razão que o separa dos animais, é capaz dereconhecer e buscar por Deus. Essa busca, certamente sincera em boa parte dos casos, reflete-se em um modo de vida completamente particular e que, por certo, modifica o papel do homem na história.Este artigo considera, em particular, a influência do cristianismo no ocidente. Certamente de forma seleta e reduzida, já que o tema comportaria numerosos volumes.

As influências do catolicismo nahistória são abundantes em dimensão e em alcance. A mais visível delas, certamente, foi a propagação da doutrina crista no mundo, modificando definitivamente a Europa, em um primeiro momento, e orestante do mundo ocidental, mais recentemente (cerca de 500 anos).

A substituição do modo de vida pagão em Roma pelo cristianismo teve consideráveis conseqüências. A primeira delas foi o massacreacentuado de cristãos pelos pagãos, que não aceitavam a nova doutrina. O sangue dos mártires, entretanto, ao invés de desencorajar, encorajava ainda mais os cristãos a defenderem sua religião e a morrerempor ela. Tal fenômeno, atribuído a causas sobrenaturais, causou confusão aos pagãos, cujo modo de vida profundamente liberalizante não comportava uma visão tão desprendida da vida material quanto ocristianismo.

Com a decadência do Império Romano e a conversão dos gentios, os valores cristãos se difundiram largamente no mundo ocidental. Um dos conceitos mais impactantes foi o de caridade. Ospagãos não conheciam tal conceito, e inicialmente não compreendiam o comportamento tipicamente cristão em que indivíduos se ajudavam mutuamente por amor de Deus, sem interesses particulares. Para ospagãos, deveria sempre haver um interesse próprio envolvido ao ajudar os mais pobres, como a obtenção de benefícios públicos e maior prestigio, por exemplo. O ensinamento cristão, pelo contrario, pregava...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com