TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A liderança de Paulo

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  4.833 Visualizações

Página 1 de 6

A LIDERANÇA DE PAULO.

Instituto Teológico Quadrangular

Curso Livre em Teologia do ITQ - EAD- A liderança de Paulo (Turma-1º Ano) – 06/02/2015.

RESUMO

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Líder- servidor – Individuo- na moderna administração, é visto como o modelo ideal de liderança, pois, em vez de chefiar friamente, serve aos liderados, de modo que constrange-os a trabalhar em prol do bem coletivo. Através deste trabalho vamos analisar características que tornaram Paulo um dos maiores líderes na igreja primitiva.

Palavras-chave: Liderança, servo, perseguidor.

1 INTRODUÇÃO

Quem era Paulo? Como Saulo, não era um exemplo aos olhos das pessoas, mas Jesus viu nele além das aparências. De perseguidor do cristianismo, foi transformado em um líder admirado por suas atitudes, palavras e modelo a ser seguido.

Antes de abordar sua liderança, vamos conhecer parte da história deste homem.

Nasceu em Tarso, cidade grega do mediterrâneo, hoje Turquia. Descendente da tribo de Benjamim (Rm 11:1) era judeu helenista, fluente em grego, aramaico, hebraico e latim. Fariseu e filho de fariseu estudou debaixo da orientação de Gamaliel, famoso rabino também fariseu. Tinha cidadania romana, não se sabe ao certo como obteve, é possível que seu pai a tivesse, pois a cidadania era hereditária, e também privilegio da aristocracia e das classes mais altas. A primeira referencia bíblia a Paulo, ainda como Saulo, está em Atos 7:58 e 8:1, quando assistiu ao apedrejamento de Estevão, primeiro mártir cristão. Enquanto estava a caminho de Damasco para tirar das sombras os cristãos da cidade, pela influência direta de Jesus Cristo se converteu, passando de inimigo dos cristãos para um missionário dedicado.

AS CARACTERISTICAS DA LIDERANÇA DE PAULO

A ousadia na comunicação de Paulo é constante e abundante, demonstra uma visão equilibrada de si mesmo, sendo até mesmo odiado em muitos lugares. Não se sentia superior ou inferior às pessoas, exercia sua liderança mediante a graça divina. Pela sua história, seria um homem indigno, mas não se anulou diante das virtudes dos apóstolos, quando precisou repreender Pedro em público; quando precisou contender com os seguidores das tradições judaicas, que viviam ao lado de Barnabé, não deixou para depois; e mesmo o próprio Barnabé, foi alvo de sua reprovação por querer dar mais uma chance àquele que abortara a missão na Panfília. O único objetivo de toda sua vida resumia-se em ser bem sucedido exclusivamente para agradar a Cristo. Ao se tornar cristão, procurou um mentor para orientá-lo, Barnabé aceitou o desafio, pois ninguém queria discipular um “perseguidor”, e acabou aperfeiçoando a liderança que recebeu de Barnabé.

Segundo Jeff Caliguire, Paulo era um líder de empreendimento, “Os denominados lideres de empreendimento visualizam as coisas como elas podem ser, e corajosamente se dispõe a transformar o status”. Fazendo uso de seu talento criativo para idealizar, iniciar ou expandir amplamente negócios, ministérios e outros modos de ajudar pessoas. Algumas vezes vistos como “excêntricos” por pessoas que desconhecem a força que os impulsiona, abrindo trilhas de oportunidades para si mesmo.

Existem apenas três fontes bibliográficas a respeito de Paulo; o livro de Atos, as cartas paulinas e a tradição primitiva. Através das quais observamos que Paulo era uma pessoa articulada e muito inteligente, defendia com toda garra aquilo que acreditava. O desejo ardente de pregar o evangelho de Jesus Cristo crescia dentro dele, e com o passar do tempo sua liderança tornou-se ainda mais promissora, pela sua humildade, seu serviço e compaixão. Outra grande característica do líder é reconhecer seu chamado. Por meio de suas cartas, é possível ver que Paulo foi chamado pela vontade de Deus, para apostolo de Jesus Cristo. Não foi porque ele obteve um diploma, herdou um negócio da família ou escolheu a opção mais lucrativa, foi escolhido por Deus, para ser o que Deus queria que ele fosse, demostrando sua vocação e paixão pela obra do Senhor. Paulo conhecia bem suas habilidades e também as limitações. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porem cada um veja como edifica.” (I Co 3:1), ele estava se referindo aos seus colaboradores. Em sua oração por eles, intercedia pela consciência da vontade de Deus, e aproveitamento dos seus recursos intelectuais conforme a inspiração do Espírito Santo, para produzir frutos para o reino e para crescer no conhecimento de Deus. Os crentes não são chamados somente para participar do conforto da Igreja, olhar para os que sofrem pelo evangelho e permanecer estáticos. O exemplo de Paulo é para que cada um de nós perceba que pela graça de Deus é possível passar pelas aflições e manter a postura cristã. (Fl 1.29,30).

A resiliência de Paulo diante das dificuldades, nos prova da presença de Deus em sua vida. Ninguém poderia suportar tanto sofrimento, e manter suas virtudes, com constância nos momentos altos e baixos da vida, sem a graça divina sobre si? Paulo mostra à Igreja que suas tribulações não são um castigo por seus erros ou pecados, mas são as paisagens do caminho que precisamos percorrer para cumprir os propósitos de Deus em nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com