TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A palavra teologia é de origem grega.

Por:   •  27/3/2017  •  Dissertação  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.632 Visualizações

Página 1 de 3

Teologia. A palavra teologia é de origem grega. Theos significa Deus e Logia indica o sentido de estudo. Sendo assim, Teologia é o estudo sobre Deus ou sobre as coisas de Deus. Podemos então compreender Teologia como um pensar sobre Deus e expressar esse pensamento de alguma maneira.

A Teologia aborda os seguintes temas :

- Deus

- O homem

- O mundo

- A salvação

- A escatologia (estudo do fim dos tempos)

Podemos classificar a teologia da seguinte forma; por época (Teologia Patrística, Teologia Medieval, Teologia Reformada e Teologia Contemporânea), por ponto de vista (Teologia Arminiana - defendida por Arminio; Teologia Calvinista - defendida por João Calvino; Teologia Católica; Teologia Barthiana - defendida por Karl Barth, Teologia da Libertação et.) ou por ênfase (Teologia Histórica, Teologia Bíblica , Teologia Sistemática, Teologia Apologética, Teologia Exegética etc).

A Teologia como Ciência;

A palavra ciência vem do latim scientia que quer dizer conhecimento, saber. Segundo o dicionário da língua portuguesa, ciência "é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos". Sabemos que a teologia também está fundamentada sobre os princípios da Palavra de Deus.

Os principais traços de Ciência a Teologia possui

Criticidade; A exemplo de outras ciências é uma disciplina crítica, ou seja, um saber que opera sobre si mesmo, que é consciente de seus procedimentos e de suas limitações, tendo como uma de suas tarefas discriminar doutrina daquilo que é crença popular e opinião teológica.

Crenças são expressões teológicas da fé cristã que podem ou não ser ensinamento oficial da igreja.

Doutrinas são crenças que se tornaram ensinamentos oficiais, em geral por serem enunciados com autoridade da igreja. como por exemplo , num concílio. (Biblicamente comprovadas).

Outra tarefa crítica da teologia é reinterpretar a linguagem da igreja para refletir, sempre adequadamente, a fé que ela tem por missão expressar.

Sistematicidade; Como outras ciências possui determinado conjunto de saberes estruturados, ordenando os dados em sistemas que deem conta, tanto quanto possível, dos conhecimentos sobre o sagrado e a fé.

Pouco mais á frente na história homens inspirados por Deus começaram a registrar alguns desses relatos. Inicialmente, não com o intuito de elaborar tratados ou discursos teológicos, mas para que tais negativas e detalhes importantes dessa história fossem preservados na mente e coração do povo.

Isso resultou num conjunto de documentos que mais tarde veio a se tornar o que chamamos hoje de Bíblia.

Bíblia vem do vocábulo grego biblion (do qual bíblia é o plural), que na prática denota qualquer tipo de documento escrito, mas originalmente aquele que foi escrito em papiro. (Papiro; planta ciperócea em cujas folhas os antigos escreviam).

A palavra Bíblia é derivada do latim, provavelmente da palavra grega bíblia (livros) , que diz respeito especificamente aos livros que são reconhecidos como inspirados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com