TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética é uma palavra de origem grega ethos que significa caráter.

Por:   •  30/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.497 Palavras (6 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO

1)        A ética é uma palavra de origem grega ethos que significa caráter. Desta forma conceitue ética e discorra a importância na pratica da assistência de enfermagem.

        R: A ética é uma reflexão crítica sobre a moralidade. A ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social. É um produto histórico-cultural e, como tal, define o que é virtude, o que é bom ou mal, certo ou errado, permitido ou proibido, para cada cultura e sociedade. Ética   é   uma   reflexão   teórica   que   analisa, critica ou legitima os fundamentos e princípios que regem um determinado sistema moral. A ética na assistência de enfermagem é imprescindível, por ser uma profissão que lida com a vida e a saúde, e tem como caráter saber lidar de forma humana e cuidadosa, de forma que não fere os direitos do paciente e nem do profissional. Deixando evidente o respeito do enfermeiro com o paciente, preservando a vida deste e fazendo de forma correta e cuidadosa seu procedimento.  

2)        Conceitue Moral e relate para que servem os valores morais?

        R: Moral é a regulamentação de regras, valores legítimos dada dentro de uma sociedade, lembrando que moral pode variar de acordo com a sociedade que o individuo é inserido. Valores morais servem para o individuo refletir em suas atitudes, tendo em vista o que é certo ou errado, pode ou não pode, liberado ou proibido, de acordo com a moral da sociedade que este esta inserido.

3)        Quais são os adjetivos éticos que devemos seguir para que tenhamos um bom relacionamento.

        R: Consciência, respeito , paciência, autonomia, conhecimento, humildade,amor, tranquilidade, cuidado, atenção ...  

4)        A Declaração   Universal dos Direitos Humanos, o Artigo 1 diz:  Todos seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Faça uma relação entre este artigo e a assistência prestada ao paciente.

        R: Todo ser humano tem o direito a uma assistência medica de qualidade, tendo em vista; consulta, exame, internação, medicação, cirurgias e dentre outras... Mas o que vemos na nossa sociedade é uma realidade diferente, os direitos não são iguais para todos, para quem depende da assistência publica passa por inúmeras dificuldades para ser atendido, e quando é tem um atendimento precário pois falta equipamentos, profissionais, medicamentos, leitos e dentre outros, tendo sua dignidade ferida. Já quem tem uma aquisição financeira boa e pode pagar uma assistência particular, vai ter um atendimento bom, onde não faltara nada, e não terá sua dignidade ferida.  

5)        Ética profissional é um conjunto de normas e condutas que deverão ser postas em pratica no exercício de qualquer profissão.  Para que esta conduta seja colocada de forma benéfica precisamos de algumas virtudes para que o profissional desempenhe um bom trabalho. Sendo assim discorra sobre essas virtudes.

6)        Qual das alternativas abaixo traz corretamente a lei do exercício profissional que atualmente encontra-se em vigor:

  1. Lei 7.498/86 <
  2. Lei 7.498/73
  3. Lei 7.498/55
  4. Lei 5.905/73
  5. Lei 5.905/86

7)        O Decreto 94.406/87 regulamenta qual Lei?

                R: regulamenta a lei 7.498/86, que Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências.

8)        A Lei do exercício profissional de enfermagem que atualmente está em vigor regulamenta em seu artigo 11º que o enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem cabendo-lhe privativamente quais atividades?

R: Direção da equipe de enfermagem, dentro de uma unidade publica e privada de saúde.

Organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades  técnicos e auxiliares .

Planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem.

Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.

Consulta de enfermagem

Prescrição da assistência de enfermagem.

Cuidados diretos com pacientes com grande risco de vida.

Cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica que exijam conhecimentos de base cientifica e capacidade de tomar decisões imediatas.

 

9)        O novo código de ética publicado em 08/02/07 regulamenta como DIREITO do profissional de enfermagem:

  1. Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, cientifica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, a pessoa, a família e coletividade;  <
  2. Avaliar criteriosamente sua competência técnica, cientifica, ética e legal e somente aceitar encargos ou atribuições quando capaz de desempenho seguro para si e para outrem;
  3. Provocar aborto ou cooperar em pratica destinada a interromper a gestação;
  4.  Posicionar-se contra falta cometida durante o exercício profissional seja por imperícia, imprudência ou negligencia;
  5. Estimular, facilitar e promover o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, devidamente aprovadas nas instancias deliberativas da instituição.

10)         Conceitue Negligencia, Imprudência e Imperícia.

11)         Paciente de 36 anos, sexo feminino, internada com diagnostico de AVC, com alteração no nível de consciência, confusão, agitação, déficit motor a esquerda, mantida com restrição no leito. Apresentou na terceira noite de internação retenção urinaria com globo vesical. A profissional de enfermagem após executar manobras para estimular a diurese espontânea sem sucesso, deixou a bolsa de agua quente na região supra púbica da paciente. Após uma hora, ao retirar a bolsa, a paciente apresentava queimadura de segundo grau em baixo ventre. Quais ou qual as infrações foram cometidas?  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com