TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A transformação da Rainha

Por:   •  14/3/2017  •  Dissertação  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

A transformação da Rainha

Ester – Capítulo 1

1 Foi no tempo em que Xerxes era rei da Pérsia. A capital era Susã, e o reino se dividia em cento e vinte e sete províncias, que iam desde a Índia até a Etiópia.

3 No terceiro ano do seu reinado, o rei deu um banquete para todos os seus oficiais e servidores. Estavam presentes também os chefes dos exércitos da Pérsia e da Média, e os governadores, e a gente da nobreza das províncias.

4 Durante seis meses Xerxes exibiu a todos as riquezas do seu reino e o luxo e o esplendor da sua corte.

5 Depois dos seis meses, o rei ofereceu nos jardins do palácio um banquete para todos os moradores de Susã, tanto os ricos como os pobres. A festa durou uma semana.

6 O pátio estava todo enfeitado com cortinas de algodão brancas e azuis, amarradas com cordões de fino linho vermelho, que estavam presos por argolas de prata a colunas de mármore. O piso era feito de ladrilhos azuis, de mármore branco, de madrepérola e de pedras preciosas. Nesse pátio havia sofás de ouro e de prata.

7 Os convidados tomavam as bebidas em copos de ouro, todos eles diferentes uns dos outros, e o rei mandou que o seu vinho fosse servido à vontade.

8 Todos podiam beber o quanto quisessem; o rei havia ordenado aos empregados do palácio que servissem a todos os hóspedes quanto vinho eles quisessem.

9 A rainha Vasti também ofereceu no palácio real um banquete para todas as mulheres dos convidados.

10 No sétimo dia de banquetes, o rei já havia bebido bastante vinho e estava muito alegre. Aí ele mandou chamar os sete eunucos que eram os seus servidores particulares. Eles se chamavam Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar e Carcas.

11 O rei ordenou que eles fossem buscar a rainha Vasti e que ela viesse com a coroa de rainha na cabeça. Ela era muito bonita, e o rei queria que os nobres e os outros convidados admirassem a sua beleza.

12 Mas a rainha não atendeu a ordem do rei, e por isso ele ficou furioso

*VASTI ERA RAINHA, ISSO ERA UM FATO CONSUMADO!

-Alguns historiadores dizem que o que Assuero queria é Vasti viesse ao banquete que ele estava dando, nua e apenas com a coroa de rainha

-Bem...  independente de isso ser verdade ou não, é fato que o rei já estava embriagado e queria que sua esposa viesse ao lugar onde ele estava para exibi-la/expô-la aos seus “amigos” que provavelmente estavam tão bêbados quanto ele...

Olhando os fatos desta forma, acabamos até concordando com Vasti em se recusar aceitar o pedido do rei, não é mesmo?

Não sabemos exatamente como foi a preparação e a escolha de Vasti para ser dada como rainha à Assuero, na historia de Ester, sabemos que as moças passavam por um ano de tratamento até serem levadas ao rei, mas é provável que Vasti não tenha tido que passar por esta preparação...

O FATO É QUE A PREPARAÇÃO QUE VASTI TEVE NÃO FOI SUFICIENTE PARA FAZÊ-LA ENTENDER SUA POSIÇÃO E TOMAR POSSE DESTA POSIÇÃO DE RAINHA.

A história de Ester deixa claro a sua sabedoria em reverter até mesmo uma sentença de morte e fazer com que o rei lhe desse qualquer coisa que ela pedisse.

É claro que Vasti não deveria mesmo aparecer diante do rei como ele havia pedido... Mas será que se recusar da forma como ela fez foi a melhor e a única posição que ela poderia ter tomado naquele momento?

Vasti, nitidamente não entendia o poder que ela tinha como rainha.

VASTI- UMA BELA MULHER COM PORTE DE RAINHA, TODOS OS REQUISITOS PARA SER A RAINHA, ESCOLHIDA E EMPOSSADA COMO RAINHA, MAS NÃO HAVIA DE FATO TOMADO POSSE DO QUE ELA ERA---- A RAINHA!

*É neste momento da história que conhecemos Ester!

Ester – Capítulo 2

“1 Mais tarde a raiva do rei já havia passado, mas mesmo assim ele continuava a pensar no que Vasti havia feito e no decreto que ele havia assinado contra ela.

(O rei ainda pensava em Vasti)

2 Aí alguns dos seus servidores mais íntimos lhe disseram: – Ó rei, mande buscar as mais lindas virgens do reino.

3 Escolha funcionários em todas as províncias e ordene que tragam as moças mais bonitas para o seu harém aqui em Susã, a capital. Hegai, o eunuco responsável pelo harém real, tomará conta delas e fará com que recebam um tratamento de beleza.

4 E então, ó rei, que a moça que mais lhe agradar seja a rainha no lugar de Vasti. O rei gostou da idéia e fez o que lhe sugeriram

COMEÇA ENTÃO A BUSCA POR MOÇAS

5 Em Susã morava um judeu chamado Mordecai, filho de Jair e descendente de Simei e de Quis, da tribo de Benjamim.

6 Quando o rei Nabucodonosor, da Babilônia, levou de Jerusalém como prisioneiro o rei Joaquim, de Judá, Mordecai estava entre os prisioneiros que foram levados com Joaquim.

7 Mordecai levou consigo a sua prima Hadassa, isto é, Ester, uma moça bonita e formosa. Os pais dela tinham morrido, e Mordecai havia adotado a menina e a tinha criado como se ela fosse sua filha.

8 Quando o rei mandou anunciar a ordem, muitas moças foram levadas para Susã, a capital, e entregues aos cuidados de Hegai, o chefe do harém do palácio. Uma dessas moças era Ester.”

ESTER SAIU DO MEIO DOS ESCRAVOS, NÃO HAVIA VIVIDO NO LUXO, NÃO SABIA O QUE ERA COMER DOS BANQUETES, VESTIR LINDOS VESTIDOS, TÃO POUCO USAVA JÓIAS OU PERFUMES CAROS...

MAS O VERSÍCULO 9 DEIXA CLARO A POSTURA DE ESTER DESDE O PRINCÍPIO:

“Hegai gostou dela, e ela conquistou a simpatia dele. Imediatamente ele começou a providenciar para ela o tratamento de beleza e a comida especial. Arranjou sete das melhores empregadas do palácio para cuidarem dela e colocou Ester e as empregadas nos melhores quartos do harém.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com