TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme "A Rainha"

Artigos Científicos: Resenha Filme "A Rainha". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

A Rainha

O filme “A Rainha” começa relatando a eleição de Blair, representante do Partido Trabalhista, reerguido ao poder, depois de 18 anos de poder do Partido Conservador, com um discurso de reciclagem das relações de trabalho, incentivando o livre mercado e a assistência social. Chamado de a famosa “Terceira Via” que fez de Blair um superstar do neoliberalismo durante a segunda metade da década de 90.

Não foi, porém, a agenda ideológica que impulsionou a popularidade de Blair nos seus primeiros dias de governo. No mesmo dia da posse, Diana Spencer, acompanhada do namorado Dodi Al-Fayed, morre em um acidente de carro em Paris. Desespero generalizado no Palácio de Buckingham. Fica acordado que a família de Gales fará um funeral familiar. Blair telefona para a Rainha. Esta responde que não fará pronunciamentos oficiais, pois não cabe à instituição da realeza comentar a morte de uma pessoa que não faz mais parte da família real, argumenta. Blair decide então falar às câmeras em nome do Parlamento. É no emocionado discurso, escrito por um assessor, que surge pela primeira vez a expressão Princesa do Povo.

No intervalo de uma semana, entre o final de agosto e o começo de setembro de 1997, um mundo de mudanças se abateu sobre a realeza da Inglaterra. O que era tradicional se modernizou, o que era dogmático se flexibilizou e o que era particular se tornou público. Depois daquela semana, em que morreu a ex-princesa Diana, e Tony Blair elegeu-se Primeiro-Ministro, a Rainha Elizabeth II nunca mais foi a mesma.

Vista publicamente desde 1997 como uma rancorosa opositora à imagem santa de Diana, Elizabeth II ganha no filme um pouco de justiça histórica. Seu entendimento do que são os deveres e os limites de um soberano, sua visão de mundo no que se refere à privacidade e símbolos públicos, são bem mostrados em A Rainha.

Fica assim, fácil entender como é complicado ser a representação física, humana, diplomática, de um país inteiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com