TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética Nas Tradições Religiosas Tribais E Ocidentais

Trabalho Escolar: A ética Nas Tradições Religiosas Tribais E Ocidentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  6.205 Visualizações

Página 1 de 2

A ética nas tradições religiosas tribais e ocidentais

A ética surge a partir da necessidade constante de avaliar o que está estabelecido como moralmente correto. Implica fazer escolhas, portanto, ela deve provocar uma constante reflexão sobre o que se deve fazer frente ao que está estabelecido como "correto", "bom", "justo" ou não.

Atualmente é possível encontrar situações em que a ética deixa de ser praticada, o que torna muito importante o ser humano sempre refletir suas atitudes antes de expressá-las. Aproximar-se do Outro exige abrir mão da imagem que ele transmite, que algumas vezes pode assustar ou incomodar, para conhecê-lo em sua identidade e alteridade.

Como destaque na cultura, podemos citar as Tradições Religiosas que contribuem para a prática da ética, pois concedem orientações e outros elementos que permitem reconhecer a importância de evitar situações em que a dignidade da vida seja ferida.

Para as Tradições Religiosas tribais (povos africanos, afro-brasileiros e indígenas), a ética na alteridade se concretiza no profundo respeito, cuidado e preservação da vida como um todo. A África, bem como as culturas afro-brasileiras: Candomblé, Umbanda, Tambor de Mina, dentre outros, são exemplos que podem contribuir significativamente para a humanidade porque possuem:

- forte senso de comunidade e solidariedade;

- profundo respeito ao Sagrado;

- apreciação dos critérios tradicionais e valorização dos anciãos;

Nas Tradições Religiosas ocidentais, a questão ética está mais relacionada a um conjunto de valores e normas humanizadoras, fundadas na crença a uma divindade.

Na Tradição Religiosa judaica, a ética encontra o fundamento na consciência comunitária e no compromisso com o Transcendente, expresso nas tábuas da lei - os dez mandamentos.

Na Tradição Religiosa cristã, a ética é compreendida a partir da mensagem e ação de Jesus que passam a ser o fundamento da compreensão da ética cristã.

Na Tradição Religiosa islâmica há uma preocupação com a felicidade em vida e após a morte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com