TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILIAÇÃO RELIGIOSA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

Resenha: FILIAÇÃO RELIGIOSA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Resenha  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  2.487 Visualizações

Página 1 de 2

Neste trabalho apresento um pouco sobre o livro “A ética protestante* e o espírito do capitalismo” (em alemão Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus) escrito por Max Weber, um sociólogo e economista alemão, escrito entre 1904 e 1905 como uma série de ensaios que, mais tarde foram publicados em livro, no qual sua principal tese era de que o desenvolvimento econômico sofreu uma forte influência das idéias religiosas, ele trata a relação entre o espírito do capitalismo ocidental e a ética do Protestantismo.

APITULO I – FILIAÇÃO RELIGIOSA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL

Weber observa que, dando uma olhada nas estatísticas de qualquer país que possui uma notável mistura religiosa, geralmente os católicos ocupavam cargos profissionais de natureza humanísticas, enquanto que os protestantes os cargos mais técnicos, e em conseqüência disto, havia mais representantes nas industrias, em grandes cargos empresariais e técnicos de nível superior. O fato dos protestantes terem uma maior porcentagem de participação em instituições superiores pode ser explicado devido à riqueza familiar, que neles era muito superior se comparado aos católicos.

Weber citou em seu livro uma definição dita por um escritor da época, que falava: “O católico é mais quieto, tem menor impulso aquisitivo; prefere uma vida a mais segura possível, mesmo tendo menores rendimentos, a uma vida mais excitante e cheia de riscos, mesmo que esta possa lhe propiciar a oportunidade de ganhar honrarias e riquezas”. Tendo dito isto, pode-se perceber o quão exato poderia ser os pensamentos de weber sobre esse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com