TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AQUI ESTOU EU! Um Estudo de João 21.1-14

Por:   •  28/6/2016  •  Artigo  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 7

AQUI ESTOU EU!

“Frozen”, desenho animado da Disney, é um conto de fadas moderno. Conta a história de duas irmãs separadas pelo estranho dom de Elsa, a irmã mais velha: ela congela tudo o que toca e ainda pode produzir gelo com as mãos. Seu dom é perigoso, pois pode matar alguém por congelamento. Após muitos anos tentando conter seu dom, Elsa decide deixar tudo para trás. Ela sai de seu Reino e constrói um Castelo de Gelo, onde passa a viver. Em completo isolamento.

O ponto alto do filme é a fuga de Elsa e a música tema que ela canta. Acho que todos conhecem. Vamos assistir o clipe musical:

"Livre estou! Livre estou! Não vou mais me segurar.

Livre estou! Livre estou! Eu saí pra não voltar.

Aqui estou eu e vou ficar. [HERE I STAND and I will stay]"

( LUTERO. Obras Selecionadas VI)

Elsa pensa encontrar liberdade e sentido para vida no completo Reino do Isolamento.

“Aqui estou eu!” – esta também é uma frase atribuída a Lutero. Segundo algumas fontes, Lutero teria dito isso em 18 de abril de 1521, na Dieta de Worms. Naquela ocasião, autoridades civis e eclesiásticas do Sacro Império Germânico ordenaram que Lutero se retrate de suas posições e das 95 teses. Em suma, as autoridades queriam que Lutero parasse de ensinar o verdadeiro evangelho da Salvação em Cristo somente, pela fé somente. Mesmo tendo todos os motivos humanos para se retratar e desistir de ensinar o Evangelho, Lutero não vacila. Fica firme e proclama sua total dependência de Deus, dizendo:

“(...) minha consciência está cativa na Palavra de Deus – Não posso e nem quero retratar-me de nada (...) Aqui Estou! [HERE I STAND]. Deus me ajude! Amém!”

A mesma frase. Sentidos diferentes. Elsa declara sua liberdade “livre estou” para então dizer “aqui eu estou e vou ficar”. Lutero, por sua vez, declara estar “cativo à Palavra de Deus”, onde ele se firmava, “aqui estou eu” .

“NO REINO DO ISOLAMENTO”

Quem nunca sentiu vontade de fugir da vida? Sério mesmo! De sair correndo, deixando tudo para trás? Em anos de crise como esse, esse desejo de fuga pode ser mais comum do que imaginamos. Às vezes, a ansiedade nos assola de tal forma que nos afogamos em desespero e tristeza. Como fez a Elsa, queremos sair correndo, abandonar nosso posto, deixar de ser bons meninos e boas meninas, para buscar a liberdade. Desejamos um Castelo de Gelo no Reino do Isolamento.

Algo parecido aconteceu com sete discípulos. Pedro, Tomé, João, Tiago, Natanael e mais dois discípulos estavam no lago da Galileia e, por algum motivo, decidiram pescar. Subiram no barco, mas, mesmo sendo experientes pescadores, não conseguiram fisgar nada. O texto de João relata (Jo 21.4-7):

De manhã cedo, Jesus estava na praia e pergunta a eles:

— Moços, vocês pescaram alguma coisa?

— Nada! — responderam eles.

— Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe! — disse Jesus.

Por algum motivo os discípulos não reconheceram Jesus. Mais uma vez. Coitado de Jesus! Ele já foi confundido com um fantasma, foi chamado de dorminhoco insensível e, mais uma vez, é visto como um desconhecido - mesmo tendo aparecido duas vezes aos discípulos após a Ressurreição!

Na verdade, não é possível saber ao certo o motivo pelo qual eles não foram capazes de reconhecer o mestre. Mas, podemos presumir que aqueles sete discípulos ainda não tinham compreendido que a vida deles havia mudado drasticamente a partir daquele domingo da Ressurreição. Eles estavam sendo chamados para pescar homens, fazer discípulos - como Jesus mesmo havia dito no primeiro dia em que os viu. Mas, aqueles sete discípulos preferiam pescar na Galileia, voltar à vida de antes, como se Jesus não tivesse cruzado seus caminhos.

É JESUS – AQUI ESTOU EU!

No filme ‘Frozen’, Elsa é salva do isolamento por causa do amor e misericórdia de sua irmãzinha. Os discípulos também são acordados pela misericórdia de Jesus.

Lemos em João 21.6-7:

Eles jogaram a rede e logo depois já não conseguiam puxá-la para dentro do barco, por causa da grande quantidade de peixes que havia nela.

7 Aí o discípulo que Jesus amava disse a Pedro:

— É o Senhor Jesus!

Quando viram o milagre - talvez pela 111º vez - da pesca maravilhosa, reconheceram Jesus. Aquele lampejo de glória e graça divinas descarregou uma enorme carga de alegria contagiante. A ponto de Pedro se jogar na água e nadar para a praia. Ele deixou o trabalho pesado para os outros seis que tiveram que puxar a rede cheia de peixes. Na praia, Jesus já havia preparado todo o churrasco: havia brasa pronta, pão e alguns peixes sendo assados.

Jesus é mesmo surpreendente. Quando todos agiriam com impaciência, Jesus mostra seu amor e compreensão. Onde há pecado, ele traz perdão. Para trevas, Ele lança luz. Essa incongruência revela que Ele é mesmo muito maior do que qualquer ser humano. Ele é o Filho de Deus, o Alfa e o Ômega (Ap 1), o princípio e o fim.

Você está no Reino do Isolamento? O que faz você fugir para o Castelo de Gelo? Medo do fracasso, desilusão amorosa, sofrimento, doença? A verdade é que todos temos grande motivos para fugir. A vida não é o que deveria ser. Esperamos mais. Sempre mais. Mais paz, mais amor, mais graça, mais prosperidade, mais tudo. E o que encontramos é mais guerra, briga, desgraça, crise, desemprego, falência, etc.

Você pode fazer como Elsa e fugir de tudo, mas nunca conseguirá fugir de si mesmo. Você pode fazer como muitas celebridades: alcançar o topo e, ao ver que a felicidade não reside lá, morrer de overdose no dia seguinte. Isso acontece por que, onde quer que você vá, seu pecado acompanha você, pois somos todos pecadores (Sl 51.5, Rm 3.23, 6.23, Sl 14). As trevas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (88.6 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com