TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica psicológica das semelhanças e diferenças

Tese: Análise crítica psicológica das semelhanças e diferenças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

Realize uma análise psicológica crítica sobre as semelhanças e diferenças com que a corrupção é apresentada no filme Tropa de Elite 2 em relação à sua análise do julgamento do mensalão e do filme “Quanto vale ou é por quilo”

1 Justificativa

As atividades propostas buscam harmonizar a teoria à pratica, para despertar, no estudante de Direito, uma forte motivação, fazendo-o aprender com confiança em si mesmo, ao encontrar, nos conhecimentos teóricos, o lastro que dará sentido e validade ao trabalho prático, que será consciente e não apenas mecânico e memorizador. Assim se justificam as presentes atividades pelo estímulo à autonomia intelectual necessária ao desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis ao discente no exercício de qualquer profissão jurídica.

2 Objetivos

• Favorecer a interação dos alunos com os colegas e professor e nesse diálogo construir conhecimento;

• Colaborar para que os alunos desenvolvam sua autonomia e seu senso crítico;

• Melhorar a qualidade da leitura e da escrita;

• Facilitar a percepção dos problemas jurídicos que ocorrem no dia a dia e a escolha/tomada de decisões;

• Refletir sobre a relação dialética “teoria x prática”, essencial ao exercício de qualquer profissão jurídica.

3 Cronograma de atividades

• Atividade 1 – Resolução de situação problema:

1.1. No ano de 2012 ocorreu o julgamento do “caso do mensalão” no STJ. Durante o julgamento, o Supremo entendeu que existiu um esquema de compra de votos no Congresso Nacional durante os primeiros anos do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os ministros entenderam que houve desvio de dinheiro público, de contratos da Câmara dos Deputados e do Banco do Brasil, para abastecer o esquema criminoso. Dos 38 réus do processo, um deles teve o processo remetido para a primeira instância. Outros 12 acabaram inocentados. Dos 25 considerados culpados, o réu que obteve maior pena foi Marcos Valério, apontado como o operador do esquema do mensalão, que repassava o dinheiro a parlamentares. Valério foi condenado a mais de 40 anos de prisão.

Realize uma análise psicológica dos significados sociais de tal julgamento para os hábitos culturais dos brasileiros. Responda: em sua opinião, foi um julgamento justo? Por quê? Os comportamentos dos réus caracterizados no julgamento são reprováveis? Por quê? O fato de tais comportamentos não ficarem impunes possui relevância para o país? Como e por quê? Você acha que a maioria das pessoas que você conhece, na posição dos políticos julgados, teria feito a mesma coisa? Justifique sua resposta.

1.2. No filme “Quanto vale ou é por quilo” apresenta-se uma análise crítica do fenômeno corrupção no Brasil: Sérgio Luís Bianchi é um cineasta brasileiro. Estudou cinema em Curitiba e posteriormente em São Paulo, onde se formou na Escola de Comunicações e Artes da USP, em 1972.

O filme, “Quanto Vale ou É Por Quilo?”, começa como uma narrativa histórica clássica, em pleno Brasil Colônia. Na cena de abertura do filme, Bianchi nos remete a um episódio envolvendo uma negra forra, interpretada por Zezé Motta, e o rapto de seu escravo por um proprietário branco, encarnado por Antônio Abujamra. Decidida a fazer valer um direito seu que fora desrespeitado, a ex-escrava segue os Capitães-do-mato, munida dos papéis que lhe asseguram a posse de seu escravo, legalmente adquirido. O episódio se conclui com seu posterior julgamento e condenação por invasão de propriedade do senhor branco. A cena, congelada, dialoga com a linguagem da televisão moderna. A estrutura narrativa dessas cenas, graças à locução em off comentando o episódio e cortes rápidos, com espaço reduzido para a exploração dramática do personagem, lembra os documentários televisivos.

O filme faz uma analogia entre como eram os costumes e os métodos das classes dominantes no período colonial e a exploração das classes menos favorecidas da atualidade, por meio de cenas que exibem os dois momentos de forma alternada e possibilitam uma comparação entre estes por parte do telespectador.

Os episódios, extraídos dos autos do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, mostram exemplos de uma crítica à beneficência social, às ONG’s e ao conceito de responsabilidade social das empresas. O discurso da participação e da postura politicamente correta, para o diretor, representa a última palavra em matéria de exploração da mão-de-obra barata e da mais valia. As ONGs surgem para preencher a fragilidade do Estado-nação dentro do capitalismo global no âmbito social.

Fonte: http://brazilianbullshit.wordpress.com/2012/04/16/resumo-filme-quanto-vale-ou-e-por-quilo-sergio-bianchi/

Realize uma análise psicológica sobre as determinantes históricas da corrupção no Brasil. Responda: em sua opinião o Brasil é um país de pessoas corruptas desde o seu descobrimento e colonização? Como e por que isto acontece? Justifique sua resposta com base nos conhecimentos psicológicos.

As atividades devem ser realizadas individualmente.

Carga horária da atividade: 6 horas

Prazo de entrega via portal: 08 de outubro de 2013

• Atividade 2 – Resolução de situação problema:

2. O filme Tropa de Elite 2 apresenta uma diferente visão crítica sobre a maneira como o sistema de corrupção se modifica no Brasil para se perpetuar na sua capacidade de produzir maneiras de desviar recursos e lesar o erário público:

O filme é brasileiro, dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura, foi publicado em 2010 e tornou-se o filme mais visto na história do cinema nacional no dia 07 de dezembro de 2010, dia em que atingiu a marca de 11 milhões de espectadores, superando Dona Flor e Seus Dois Maridos, até então detentor do recorde.

O filme começa pelo meio. Nascimento está sendo vigiado por alguns homens quando sai de um hospital. Ao dirigir seu carro, é abordado por vários veículos cheios de homens armados, que começam a atirar.

A sequência de ação abre o filme de maneira impecável, que acontece enquanto Wagner Moura narra um texto ótimo, repleto de metalinguagens e metáforas.

Fonte: http://www.zun.com.br/resenha-do-filme-tropa-de-elite2/

Realize uma análise psicológica crítica sobre as semelhanças e diferenças com que a corrupção é apresentada no filme Tropa de Elite 2 em relação à sua análise do julgamento do mensalão e do filme “Quanto vale ou é por quilo”. Pode-se dizer que o fenômeno corrupção no Brasil é o mesmo nas três análises? Como os conhecimentos que você adquiriu durante o semestre sobre Antropologia do Direito podem auxiliá-lo a posicionar criticamente a corrupção no Brasil? No seu cotidiano você percebe a corrupção como uma realidade? Como?

As atividades devem ser realizadas individualmente.

Carga horária da atividade: 6 horas

Prazo de entrega via portal: 08 de novembro de 2013

4 Critério de avaliação

A entrega e o conteúdo das atividades serão avaliados como trabalhos específicos.

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »