TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do livro Evangelho Quadrangular de ITQ

Resenha: Análise do livro Evangelho Quadrangular de ITQ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Resenha  •  3.895 Palavras (16 Páginas)  •  2.960 Visualizações

Página 1 de 16

doutrinas Quadrangular

O EVANGELHO QUADRANGULAR - ROTEIRO PARA GRAVAÇÃO DO DVD

Capítulo 1

I.APRESENTAÇÃO

Olá, meu nome é Ignez Scotti e sou a professora autora do livro Evangelho Quadrangular do ITQ.

Sou também pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, professora do ITQ há cerca de 12 anos, onde lecionei esta e várias outras disciplinas, e professora tutora externa da UNIASSELVI no curso de Teologia, onde atuo como monitora do Pólo de Apoio Presencial da FATEQ na cidade de São Paulo.

Em nível acadêmico, sou formada em Comunicações Sociais e Pós-graduada em Docência Superior e em Educação a Distância: Gestão e Tutoria.

Meu desejo é o de que cada um de vocês alcance, através de nossas vídeo aulas e do livro texto, o melhor conhecimento sobre tudo o que necessitam saber sobre nossa Igreja e mensagem. Nós estudaremos juntos diversos aspectos importantes e necessários para o bom entendimento da visão, da história, da doutrina, dos simbolismos da Igreja do Evangelho Quadrangular e muito mais.

No Tópico 1, veremos O que é o “Evangelho Quadrangular”, sua definição e origem, a mensagem e um breve resumo das quatro faces e das doutrinas cardinais.

No Tópico 2, falaremos do Evangelho Quadrangular nas Sagradas Escrituras, enfatizando a autoridade da Bíblia, aonde encontramos versículos relevantes com a palavra “Quadrangular”, e sobre o tema central de toda Palavra de Deus: Jesus Cristo.

No Tópico 3, trataremos do Lema, Símbolos e Emblemas da Igreja que a fazem única e reconhecida em todo mundo.

Assim, espero poder contribuir com seu ministério como professores, como mestres instituídos pelo próprio Jesus para levar o ensino de Sua Palavra e o conhecimento da mais completa mensagem: a mensagem quadrangular.

Bons Estudos!

II.Pontos principais deste capítulo

No tópico I, você viu que, apesar de a Igreja do Evangelho Quadrangular estar presente em várias nações, muitos ainda se perguntam sobre como ela surgiu e quais são seus ensinamentos.

De acordo com nossa Declaração de Fé, o Evangelho Quadrangular:

“É o evangelho, ou religião, ou a doutrina que nos dá preceitos

espirituais e conhecimento verdadeiro de nosso glorioso Senhor, a

mais formosa mensagem do mundo, apresentando algo de

excepcional e que vem satisfazer aos mais altos anseios do homem,

quer física ou espiritualmente, quer no presente ou no porvir ou seja

para esta vida e para a eternidade”.

Podemos entender com isso que a mensagem quadrangular é completa e abrange tudo o que precisamos, seja em nossa vida terrena, seja na eternidade. Ela mostra Jesus em quatro aspectos diferentes, os quais nos revelam a natureza de Deus e seus planos para a humanidade.

O conhecimento doutrinário é de suma importância ao estudante de Teologia, bem como aos que se tornam membros de uma instituição religiosa, como na Igreja do Evangelho Quadrangular. Os principais benefícios deste conhecimento são: saber o destino após a morte, desenvolver o caráter cristão e evitar o erro.

Mas, além disso, é necessário conhecer as origens de nossa Igreja. Sabemos que ela foi fundada por Aimee Semple McPherson, pouco tempo depois de ela haver recebido a revelação, através da mensagem sobre a visão de Ezequiel, descrita no capítulo 1 de seu livro. Isso aconteceu em fins de julho de 1922 durante sua última campanha de reavivamento nos Estados Unidos na cidade de Oakland, na Califórnia.

As doutrinas cardinais da IEQ, baseadas na visão e nos quatro rostos dos seres descritos por Ezequiel, são: Salvação, Batismo com o Espírito Santo, Cura Divina e a Segunda Vinda do Rei Jesus.

Esses rostos simbolizam cada um dos fundamentos doutrinários da IEQ, bem como um dos benefícios dados por Jesus, aos homens, na cruz do calvário. São eles:

1.Rosto de Homem – símbolo de Jesus Cristo, o Salvador, apresentado no evangelho de Lucas como Filho do Homem.

2.Rosto de Leão – símbolo de Jesus Cristo, o Batizador com o Espírito Santo, apresentado no evangelho de João como Filho de Deus.

3.Rosto de Boi – símbolo de Jesus Cristo, o Médico Divino, apresentado no evangelho de Marcos como o Servo de Deus.

4.Rosto de Águia – símbolo de Jesus Cristo, o Rei que há de vir, apresentado no evangelho de Mateus como Rei.

Você viu também que a mensagem quadrangular não é moderna, nova ou recente, pois, muito antes do nascimento de Jesus já se profetizava que Ele viria como Aquele que salva, batiza, cura e voltará como Rei. Essas profecias podem ser encontradas em vários pontos do livro de Isaías.

Procure enfatizar isso aos seus alunos para que eles tenham um maior embasamento bíblico para levar adiante essa mensagem com convicção e firmeza por onde forem.

No tópico 2, estudamos sobre a autoridade da Bíblia que é, sem sombra de dúvida, o ponto de partida e de apoio de todo ensinamento doutrinário da Igreja do Evangelho Quadrangular. É dela e através dela que conhecemos quem é Deus, quem é Jesus e quem é o Espírito Santo, as três pessoas da Trindade. A Bíblia é reconhecidamente a Palavra de Deus, “divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça” (II Tm 3.16).

A IEQ proclama, portanto, que a Bíblia é a Palavra de Deus e não apenas que contém essa Palavra, como muitos afirmam. Crer que ela é a Palavra de Deus significa considerá-la infalível e digna de total confiança por parte dos fiéis.

As Escrituras citam inúmeras vezes a palavra quadrado ou quadrangular. De acordo como Dr. Raymond L. Cox, responsável por compilar todos os ensinamentos de Aimee em seu livro “O Evangelho Quadrangular” afirmou que: “Em cada uma das dez referências bíblicas contendo a palavra quadrado (quadrangular), este termo é aplicado a elementos que representam a redenção do homem pela adoração a Deus e a aceitação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com