TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper - Evangelho Quadrangular

Dissertações: Paper - Evangelho Quadrangular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  1.988 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina “Evangelho Quadrangular – Teologia Confessional”

Resenha de: SCOTTI, Ignez Terezinha. Evangelho Quadrangular – Teologia Confessional. Secretaria Geral de Educação e Cultura – IEQ. 2012

Composta, primordialmente, de três temas principais – a história da Igreja do Evangelho Quadrangular no mundo e no Brasil, a doutrina quadrangular fundamental e a apresentação de dados estatísticos atualizados do Departamento Internacional de Missões da Igreja do Evangelho Quadrangular – a disciplina tem o propósito de propiciar inspiração e fortalecimento para o ministério – o que se efetiva pela história de Aimée Semple McPherson –, e explicar detalhadamente cada uma das quatro doutrinas cardinais da IEQ.

Os dois primeiros capítulos tratam, respectivamente, dos aspectos essenciais do Evangelho Quadrangular e da história da IEQ nos EUA e no Brasil.

Origina-se por um vislumbre de um ser celestial com quatro rostos distintos (homem, leão, boi e águia), dado por Deus a Aimée enquanto esta pregava “A visão de Ezequiel”, constante de Ezequiel 1. Denominada pela própria Aimée de “radiante visão celestial”, o acontecimento ocorrido naquele dia de julho de 1922 marcaria o surgimento da IEQ, cuja doutrina assenta-se em quatro pontos, quais sejam, a Salvação, o Batismo com o Espírito Santo, a Cura Divina e a Segunda Vinda do Rei, todos minuciosamente narrados e explicados, um a um, nos capítulos 3, 4, 5, e 6.

Quanto ao Evangelho Quadrangular, impende destacar a autoridade da Bíblia como base principiológica de sua doutrina e o fato de Cristo ser o tema central de toda a Palavra de Deus, a qual sempre esteve e sempre estará viva. Também se mostra relevante mencionar que o lema, os símbolos e os emblemas da IEQ decorrem logicamente de sua doutrina cardinal, como forma de expressá-la e revelá-la na sociedade.

No que diz respeito à história da IEQ, faz-se necessário apontar a sua importância para a compreensão de todo contexto que envolveu a origem e o desenvolvimento do Evangelho Quadrangular e da própria Igreja, o que propicia efetivamente a valorização e o reconhecimento por todos aqueles que a integram.

Já em relação às doutrinas cardinais da IEQ, fundam-se nos quatro principais ministérios de Jesus e expressam-se por tipologias. Vejamo-las:

A primeira doutrina cardinal é a Salvação. Apresenta Jesus como o Salvador, relaciona-se com o Evangelho de Lucas, é representada pela cor vermelha, tendo por símbolo a cruz e por rosto o de homem.

A segunda doutrina cardinal é o Batismo com o Espírito Santo. Apresenta Jesus como o Batizador, relaciona-se com o Evangelho de João, é representada pela cor amarela, tendo por símbolo a pomba e por rosto o de leão.

A terceira doutrina cardinal é a Cura Divina. Apresenta Jesus como o Médico Divino, relaciona-se com o Evangelho de Marcos, é representada pela cor azul, tendo por símbolo a cálice e por rosto o de boi.

A quarta doutrina cardinal é a Segunda Vinda. Apresenta Jesus como o Rei que há de vir, relaciona-se com o Evangelho de Mateus, é representada pela cor púrpura, tendo por símbolo a coroa e por rosto o de águia.

Decerto, a compreensão lógico-sistemática das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com