TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico Louvor na PIB- Mutuípe

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.397 Palavras (26 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]

Bacharelado em Teologia

SIDNEY RICARDO DE ALMEIDA

LOUVOR NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MUTUÍPE - SEDE

Laje-Bahia

2020

Sidney Ricardo de Almeida

LOUVOR NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MUTUÍPE - SEDE

Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Teologia, pelo CFTBN – Centro Teológico Batista Nacional, do Núcleo de Laje, estado da Bahia, sob a orientação da Professora Indiamara Andrade Ferreira Alves.

                       

Laje-Bahia

2020

EPIGRAFE

Aleluia! Louvem o Senhor desde os céus, louvem-no nas alturas! Louvem-no todos os seus anjos, louvem-no todos os seus exércitos celestiais. Louvem-no sol e lua, louvem-no todas as estrelas cintilantes. Louvem-no os mais altos céus e as águas acima do firmamento. Louvem todos eles o nome do Senhor, pois ordenou, e eles foram criados. Relâmpagos e granizo, neve e neblina, vendavais que cumprem o que ele determina todas as montanhas e colinas, árvores frutíferas e todos os cedros, todos os animais selvagens e os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos e as aves, reis da terra e todas as nações, todos os governantes e juízes da terra, moços e moças, velhos e crianças. Louvem todos o nome do Senhor, pois somente o seu nome é exaltado; a sua majestade está acima da terra e dos céus. Salmos 148:1-5, 8-13.

HOMENAGEM ESPECIAL

A DEUS, fonte de minha inspiração.

AGRADECIMENTOS

A minha família: minha mãe, irmãs, esposa e filhas pelo apoio e incentivo constantes em minha vida.

A minha orientadora: Indiamara Andrade Ferreira Alves, pela forma como o trabalho foi realizado.

Ao pastor Josafá assunção Barreto, que me incentivou ao curso de Bacharelado em Teologia.    

A primeira Igreja Batista em Mutuípe, pela colaboração e disponibilidade para realização desta pesquisa, em especial aos que responderam ao questionário.

Aos professores do CFTBN núcleo de Laje-Ba. Pelas experiências pedagógicas, intelectuais e espirituais que me proporcionaram diferentes perspectivas de construir o conhecimento.

LOUVOR NA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM MUTUÍPE - SEDE

Aluno: Sidney Ricardo de Almeida

                                                  Orientadora: Indiamara Andrade Ferreira Alves

Resumo: O presente artigo tem o objetivo de identificar a real situação, como os membros da primeira Igreja Batista em Mutuípe, tem percebido o louvor, independente de adolescentes, jovens, adultos ou os próprios membros do louvor, Este trabalho, certamente contribuirá para separar a demagogia da realidade, procura-se saber como uma igreja consegue adorar a Deus, louvar ao Criador, com tantas diferenças entre seus membros, no que concernem as músicas, ritmos e instrumentos utilizados. Esta verificação trará uma visão real da satisfação da Igreja local, em relação aos hinos tocados no momento de louvor, instrumentos usados na adoração e interatividade dos componentes de louvor para com o publico presente no templo.

Palavras-chave: Adoração. Primeira Igreja Batista em Mutuípe. Louvor. Unicidade.

Abstract: This article aims to identify the real situation, as the members of the first Baptist Church in Mutuípe, have perceived the praise, regardless of adolescents, youth, adults or the members of the praise themselves, This work will certainly help to separate the demagogy of reality, one seeks to know how a church manages to worship God, praise the Creator, with so many differences between its members, regarding the songs, rhythms and instruments used. This verification will bring a real vision of the satisfaction of the local Church, in relation to the hymns played in the moment of praise, instruments used in the worship and interactivity of the components of praise for the audience present in the temple.

Keywords: Worship. First Baptist Church in Mutuípe. Praise. Uniqueness.

 

1 INTRODUÇÃO

 Ao discorrer sobre o louvor na Primeira Igreja Batista em Mutuípe, devemos esclarecer que é muito comum haver certa confusão quando falamos sobre música e letra. É normal a pessoa fazer uma análise de valor de uma canção apenas pela análise da letra. Mas entendemos que letra é uma coisa, música é outra. E sobre a música falamos do fenômeno sonoro, composto de Melodia, Harmonia e Ritmo. Assim, a música é o meio pelo qual a mensagem da letra alcança os membros, congregados e visitantes no momento de louvor e adoração.

Portanto, para definirmos se um louvor é apropriado ou não para a adoração, não basta analisarmos se a letra é teologicamente correta, uma vez que cremos firmemente que o momento de louvor causa uma influência sobre a maneira como a Igreja adora, como bem sabem os responsáveis pela musica no momento de adoração, assim sendo, para saber se o louvor é apropriado, a música deve ser pautada pelos princípios que orientam a adoração.

Uma boa letra não faz da música santa. Pelo contrário, qualquer uma das partes que esteja em desacordo com a palavra de Deus, trará uma falsa adoração. Não devemos macular o momento de louvor e adoração a um Deus imaculado “Cantarei a lealdade e a justiça. A ti, Senhor, cantarei louvores!” (Salmos 101:1), tanto a letra quanto a música devem ser “santas”, ou o louvor estará impróprio para a adoração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)   pdf (664.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com