TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Criticas das escrituras sagradas

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.436 Palavras (26 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 26

Bibliologia

         É a ciência que estuda as veracidades, e criticas das escrituras sagradas, como seus textos e línguas originais, inspiração, canonicidade, autenticidade, autoridade e conteúdo.

                       Doutrina da criação

        Doutrina que estuda a criação da humanidade, e do universo, desde seu principio, doutrina essa que prova a existência de Deus na criação da humanidade, gênesis: 1 - 1 no principio criou Deus céus e terra.

                          Doutrina dos anjos

         Angelologia doutrina essa que estuda os seres criados por Deus, seres esses chamados de anjos, que tem por sua finalidade adorar e servir ao senhor Deus, (são agentes especiais de Deus).

                                Soteriologia

      A soteriologia é o estudo da salvação humana. A palavra é formada a partir de dois termos gregos [Soterios], que significa "salvação" e [logos], que significa "palavra", o "princípio”. Soteriologia, da ênfase ao relacionamento do homem em unidade com Deus, e ao aprimoramento do conhecimento humano como forma de se obter a salvação.

                          Evangelho de João

O livro de João foi escrito pelo próprio apostolo, a fim de inspirar a fé em Jesus Cristo como filho de Deus, o livro de João fala a respeito dos milagres, e ministério terrestre.  Talvez o notável de todas as características de seu evangelho seja o fato de a metade do livro ser dedicado a vida de Jesus e seus últimos dias na terra, suas palavras e sermões, cura, milagres, além do milagre da ressurreição.

                   Evangelho sinótico

    O evangelho de Mateus, Marcos, Lucas e João, são conhecidos como sinóticos porque eles contem uma grande quantidade de historias em comum, utilizando  as mesmas palavras  em um paralelismo ao conteúdo, por serem de uma narrativa e linguagem parecidas, alguns estudiosos  acreditam  que eles compartilham o mesmo ponto  de vista.

                  Liderança Espiritual

        Liderança Espiritual é definida em uma só palavra (Jesus), ele foi um  exemplo de líder, as maiorias das pessoas acham que lidera é impor, quando é o oposto tem que conquistar e ser servo, Jesus nos deixou  um grande exemplo de liderança espiritual, em Lucas cap:10 vers:1-17 Jesus não liderou dando ordem, e nem impondo,  mais sendo um servo.

                   Teologia Pastoral

       A Teologia pastoral é a parte da Teologia cristã que cuida da aplicação prática dos ensinamentos teológicos pastoral. A teologia prática (ou pastoral) cuida da prática da própria teologia, ou seja, é colocar tudo o que a teologia fala no campo de ação. Também pode ser chamada de Pastorologia, o maior desenvolvimento desta teologia vem através das condições pastorais abarcadas pelo líder de uma congregação.

                       Eclesiologia

   A palavra igreja vem do grego que é EkklésiA. O estudo da igreja, que teologicamente é chamado de Eclesiologia. Eclesiologia é o ramo da teologia cristã que trata da doutrina da Igreja: seu papel na salvação, sua origem, sua disciplina, sua forma de se relacionar com o mundo, seu papel social, as mudanças ocorridas, as crises enfrentadas, suas doutrinas, a relação com outras denominações.                                                                                                                                                                        

                         Escatologia

Escatologia é o estudo na teologia que estuda o fim dos tempos e a volta de cristo, dentro da escatologia de forma resumida se estuda a respeito da segunda vinda de Jesus cristo, da ressurreição final (que é a volta de todos os mortos) do juízo final (que é o julgamento de Deus) e também sobre o céu e inferno.

                     Panorama Bíblico

É uma visão panorâmica do conteúdo bíblico que facilita a localização dos assuntos que vier a buscar, e para desenvolver compreender os propósitos de Deus para humanidade, abrangendo as narrativas dos 66 livros bíblicos.

                          Apocalipse

     Apocalipse, palavra de origem grega (apokálipsis), ou seja, revelação. Revelação esta sobre os acontecimentos do fim do mundo, livro este revelado a João na ilha de Partimos sobre as coisas que vão acontecer.

                      Dons Espirituais

       O termo dons espirituais refere-se a dons dados por Deus aos cristãos, por meio do Espírito Santo, para auxílio na propagação do evangelho de Jesus Cristo e edificação da igreja. Esses dons são listados na Bíblia, na primeira carta do apóstolo Paulo aos cristãos da igreja de Corinto 12/ 8-10, são estes:

Dons de revelação:

- Palavra da sabedoria, palavra da ciência/ conhecimento, discernimento de espírito.

Dons de poder:

- Fé, Dons de cura, Operação de maravilhas/ milagres.

Dons inspiracionais ou Dons Vocais:

- Profecias. Variedades de Línguas, interpretação de línguas.

Atos dos Apostolo

        Atos dos apostolo é o quinto livro do novo testamento, ele descreve a historia da era apostólica, a autoria do livro é dada ao médico Lucas que durante sua trajetória relata a caminhada de alguns apóstolos, como a de Paulo, mais o objetivo do livro de atos é mostrar a ação do Espírito santo na primeira comunidade cristã. Em atos cap. 2 vemos a ação do espírito santo na festa da Pentecoste, aonde todos foram cheio do poder do espírito e falavam em outras línguas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (209.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com