TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução Geral a Sagrada Escritura

Por:   •  15/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

           FUNDAÇÃO SANTA TERESINHA DE MOSSORÓ – FUDASTEM[pic 1]

          FACULDADE DIOCESANA DE MOSSORÓ – FDM

          CURSO DE TEOLOGIA

          DISCIPLINA: INTRODUÇÃO GERAL A SAGRADAS ESCRITURAS

     DOCENTE: IR. LUCIENE LIMA

     DISCENTE: DAELSON SOARES DA SILA          DATA: 07/06/2016.

Resumo sobre A Relação do Antigo Testamento com o Novo: seu significado para o cristão.

        É importante lembrar que o Antigo Testamento não é um simples livro da Antiguidade, assim como várias obras de clássicos gregos, mas juntamente com o Novo Testamento, ele é o livro próprio da igreja. O Antigo Testamento trata-se de uma fonte importantíssima para a fé cristã, pois é sumamente importante para o cristianismo. Não podemos afirmar que haja uma igualdade inconsútil nos diversos livros que o compõem, tendo em vista que várias gerações trabalharam neles, reunindo as mais diversas concepções. Porém, é possível afirmar que cada um de seus autores veterotestamentários desenvolveram sua “teologia”, ou melhor, cada um deles tiveram noções próprias da ação de Deus para com o seu povo.

        É possível encontrar dentro da Bíblia de modo geral, uma grande evolução das afirmações teológicas e do testemunho da revelação. Para o cristão o Antigo Testamento não está concluído e clama por uma complementação. Pois, ele sabe que por meio do Novo Testamento, esse cumprimento aconteceu por meio da obra salvífica de Cristo. O grande motivo da relação entre os dois Testamentos é a condução divina da história, testemunhada em toda a Bíblia, e a revelação de Deus por meio de sua palavra, mas também testemunhada por ela.

        Portanto, é possível afirmar que todas as promessas e cumprimentos desde o Antigo Testamento ao Novo Testamento se cumprem na pessoa e no projeto salvífico de Jesus Cristo, que é o único que corresponde à sua natureza e faz tanto do Antigo Testamento quanto do Novo Testamento, o livro da igreja, em outras palavras é o livro por excelência, pois trata-se de um documento importantíssimo da história da salvação e que conduz a Cristo, formando a partir da história da Igreja uma única e mesma história guiada por Deus, onde ele mesmo oferece e comunica seu projeto salvífico a todo ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (29.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com