TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades da Escritura Sagrada

Por:   •  28/9/2015  •  Monografia  •  2.516 Palavras (11 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL[pic 1]

PRÓREITORIA DE GRADUAÇÃO

TEOLOGIA

Diego Ernesto Petry

PROPRIEDADES DAS SAGRADAS ESCRITURAS

Canoas/RS

2012

Sumário

         

1-INTRODUÇÃO        

         2-PROPRIEDADES DAS SAGRADAS ESCRITURAS................................................4

          2.1- A Autoridade Divina nas Sagradas Escrituras............................................4

         2.2- A Eficácia Divina nas Sagradas Escrituras        

         2.4- A Suficiência das Sagradas Escrituras        

         2.5- A Divina Clareza das Sagradas Escrituras        

3-CONCLUSÃO        

4-BIBLIOGRAFIA        



1-INTRODUÇÃO

Constantemente somos confrontados com perguntas: As Sagradas escrituras são realmente Palavra e Vontade de Deus? Ou também: Os escritores bíblicos realmente foram inspirados, ou escreveram suas próprias ideias e vontades? E ainda: Como os cristãos podem atribuir autoridade a um livro que foi escrito por pessoas comuns? Se o ponto de partida for outro, além do que a própria Escritura atesta sobre si mesma, e que o próprio Deus soprou os ensinamentos nos ouvidos dos profetas e apóstolos, as respostas serão claramente negativas. Entretanto, nós cristãos, declaramos que as Sagradas Escrituras são a Palavra de Deus. Somente elas determinam aquilo que realmente é doutrina cristã e somente delas provém a norma pela qual devem ser julgadas as doutrinas. Também declaramos que seus escritores foram inspirados por Deus ao escreverem os Livros Sagrados, pois assim declara o Apóstolo Paulo: “toda Escritura é inspirada por Deus” (2Tm 3.16), e assim atesta Pedro em sua epístola: “ porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2Pe 1.21). Sendo as Sagradas Escrituras Palavra de Deus, é necessário que a obedeçamos e a respeitemos, pois somente Deus pode dizer-nos, o que segundo sua vontade, devemos crer e fazer. Assim ao afirmarmos ser a Bíblia a palavra de Deus, automaticamente reconhecemos a sua autoridade, cremos ser ela suficiente, eficaz e perfeita. Também cremos ser ela clara e inerrante e que suficientemente através de seus ensinos temos acesso à vontade e ao amor de nosso bondoso Deus Pai.

 O presente trabalho tem por objetivo apresentar biblicamente as propriedades desta maravilhosa Escritura, procurando apresentar suas características, ou seja, o que a Bíblia ensina sobre si mesma. A compreensão de seus atributos faz-se necessária aos cristãos, que confessam as Sagradas Escrituras como Palavra de Deus, pois a Bíblia possui os ensinamentos que apontam para Jesus Cristo, para que assim os crentes possam proclamar o nome do próprio Cristo como Senhor e Salvador da humanidade.  

2- AS PROPRIEDADES DAS SAGRADAS ESCRITURAS

Por muito tempo foi possível identificar aqueles que se intitulavam Evangélicos, pois estes declaravam ser a Bíblia a Palavra de Deus, afirmavam ser ela imutável, inerrante e inspirada. Mesmo aqueles que faziam parte da igreja romana, até o Concílio Vaticano II, compartilhavam da mesma doutrina de ser a Bíblia a Palavra de Deus. Essa realidade veio a mudar com advento do liberalismo e seu método histórico-crítico, que levou a igreja a mais uma divisão: os que aceitam a Bíblia como verdade, e, os que afirmam que a Bíblia apenas contém, ou se transforma na Palavra de Deus. A razão foi aplicada às Sagradas Escrituras e não mais como forma de auxílio na compreensão da Verdade bíblica.

Os que permanecem na vanguarda ortodoxa a respeito da Bíblia, são muitas vezes rotulados de fundamentalistas e retrógrados por não se deixarem influenciar pela visão moderna de expansão teológica. Por crer que a Bíblia é a Palavra de Deus em todas as suas partes, os cristãos ortodoxos declaram que esta Palavra possui atributos em sua essência, a saber: a autoridade, a inerrância, a clareza e perfeição. Cremos, ao afirmar isto, no Poder de Deus e seu amor revelado em Sua Escritura, afirmando que Ele não pode mentir nem contradizer a Si mesmo.

 Estas são portanto, estas as propriedades das sagradas Escrituras:

2.1- A Autoridade Divina nas Sagradas Escrituras

Ao se afirmar que as Sagradas Escrituras possuem autoridade, deixa-se claro que todas as palavras contidas nestes escritos são Palavra de Deus e por isso devem ser cridas, obedecidas e utilizadas como fonte e norma de fé e vida. Pois a Bíblia não depende de nada para sua subsistência, ela é absoluta¹(rodapé Muller). Esta autoridade provém inicialmente pelo fato de os escritores terem sido inspirados por Deus, por isso ao se negar a doutrina da inspiração nega-se automaticamente a autoridade Divina das Sagradas Escrituras.

No Antigo Testamento esta autoridade é notada, dentre outras formas, pelo uso da frase “Assim diz o Senhor” que era utilizada pelos profetas, homens levantados pelo próprio Deus, que falavam em nome do Senhor. No mundo do Antigo Testamento era comum, por parte da realeza, o uso da expressão “Assim diz o rei”, esta frase era utilizada para iniciar a leitura de um édito real, e todos os súditos reconheciam que aquelas eram palavras do rei. Portanto ao ouvir os profetas utilizarem as palavras “Assim diz o Senhor” o povo sabia que aquelas eram palavras do Rei Soberano de Israel, pois  YHWH falava por meio destes homens. Dois  exemplos aparecem  no livro do Profeta Jeremias:  “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor (Jr 23:17). Assim   aquilo que disse o profeta em nome de Deus, cremos que foi  o próprio Deus quem disse. Exemplo semelhante encontramos no livro de 1 Samuel: “Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou...” (1Sm 13:13).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (169.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com