TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Principais Funções De Uma Célula (Grupo Pequenos)

Casos: As Principais Funções De Uma Célula (Grupo Pequenos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 12

Evangelismo e Integração

Cremos que o Evangelismo ideal funciona naturalmente através da vida de cada cristão verdadeiramente cheio do Espírito Santo. Quem está cheio de Jesus vai atrair outros ao Senhor Jesus.

Agora, uma vez que a pessoa entregou a vida para Jesus, ela tem que ser cuidada e integrada na vida da igreja local. Quantas e quantas pessoas no nosso querido Brasil têm feito uma decisão pública de entregar suas vidas a Jesus, mas nunca se firmaram? Uma igreja que prega a Palavra de Deus na unção do Espírito Santo sempre atrai muitas pessoas a fazerem uma decisão de seguirem ao Senhor Jesus; onde, porém, estão essas pessoas? O problema é que muitas pessoas fazem uma decisão inicial – querem seguir o Senhor Jesus – porém ainda não foram integradas na igreja local. Assim sendo, elas se sentem “um peixe fora d’água”. Talvez elas ainda venham para mais um ou dois cultos na igreja, mas por não estarem integradas na vida da igreja, elas são mais suscetíveis às mentiras do Maligno e logo desaparecem.

Vou dizer algo que talvez possa lhe espantar, mas creio firmemente que é a verdade: Se a igreja local prega a Palavra de Deus na unção do Espírito Santo, é mais importante integrar alguém na vida da igreja, do que levá-lo a fazer uma decisão! Sabe por quê? Se ela somente fizer uma decisão, nós não sabemos se ela realmente teve revelação do novo nascimento; além do mais, é bem provável que nunca mais veremos aquela pessoa. Por outro lado, se ela realmente for integrada na vida da igreja, ela não vai querer sair da igreja – ela vai ficar voltando. Aí, mesmo que não fez decisão ainda, mais cedo ou mais tarde ela fará uma decisão e ela terá revelação do novo nascimento. Por quê? Porque ela vai se expor continuamente à pregação da Palavra de Deus e à unção do Espírito Santo!

A Célula serve como uma ponte de integração para dentro da igreja local. A pessoa não será mais um mero número na igreja, porque ela conhecerá intimamente as pessoas da Célula. Assim, ela não se sentirá como “peixe fora d’água” e sim como uma parte integral da igreja.

A. Podemos resumir esta parte dizendo que:

1. Temos que compreender que o mais importante é integrar alguém na igreja local.

2. O segredo de integrar alguém na igreja local é cultivar um relacionamento de amizade profunda.

3. O segredo de cultivar esta amizade profunda é através de eventos sociais, oficiais e extra-oficiais realizados pelos irmãos da Célula.

B. A Estratégia do “Fator Barnabé”

O espaço a seguir nos dá um exemplo bíblico de alguém que tinha a visão e prática da integração. Por causa do exemplo tão fantástico de Barnabé, nós chamamos está estratégia do “Fator Barnabé”.

1. Introdução: Bar – Filho

Nabé – Encorajamento (parakleessis) (parakletos – consolador) Atos 4.36

“Barnabé é chamado de um consolador ou encorajador” Bíblia Anotada.

2. Exemplo de Liberalidade: Atos 4. 36-37

a. A pessoa que realmente ajuda os outros não é egoísta nem com seu tempo, nem com sua folga, nem com seus bens.

b. Abnegado (pronto para renunciar o que é por direito seu para ajudar o reino de Deus!).

3. Exemplo de Integração de Novas Pessoas:

a. Os que não são tão bem aceitos (Atos 9.26-28).

b. Os que são “de fora” (pessoas novas) (Atos 11.19-24).

c. Os irmãos afastados ou problemáticos (Atos 11.25-26).

d. Os irmãos desacreditados (Atos 15. 37-39) (2 Tm 4.11, é útil para o ministério).

4. O Segredo de Barnabé: Atos 11.24

a. Cheio do Espírito Santo (quando seu tanque está cheio pode abastecer os outros).

b. Cheio de Fé (acreditar sempre no melhor das pessoas. Filipenses 1.6; Romanos 15.14)

c. Homem bom que atraía as pessoas.

• Fazendo visitas, encorajando (Atos 11.23)

• “Alegrou-se” (Atos11.23) Evento sociais juntos!!!

- Ênfase de integrar novas pessoas!!

- Novas pessoas serem centro de atenção.

• Não tenha vergonha de convidar e levar para Igreja Local (Atos11.26).

Pastoreio e Discipulado

Cremos que é da vontade de Deus que todas as Suas ovelhas sejam bem cuidadas. Em uma igreja baseada em Células, isto pode e deve acontecer. Como?

Primeiramente a própria Célula (através de um discipulador que é indicado pelo líder da célula) visita, ajuda e discípula o novo convertido nos primeiros passos do seu acompanhamento inicial. O discipulador é responsável (debaixo de supervisão do líder de Célula) pela integração do novo convertido na vida da Célula e da Igreja Local. O discipulador vai também orar e estudar a Palavra de Deus um a um com o discípulo usando o material providenciado pela igreja.

Mas mesmo depois que o discípulo estiver totalmente integrado na igreja e terminado de estudar o material, ele continua recebendo pastoreamento, discipulado, cobertura, proteção, estímulo e treinamento para que ele evangelize e também faça discípulos. Quem é responsável para garantir tudo isso? O discipulador, debaixo da supervisão do líder da Célula.

O líder de Célula deve ter o auxiliar principal (que será o novo líder quando a Célula multiplicar) e mais dois auxiliares. Tanto o auxiliar principal como os outros auxiliares devem ser discipulados pelo líder da Célula. Eles, por sua vez, vão ser os discipuladores dos outros membros da Célula. Assim, o líder poderá se assegurar que todas as suas ovelhas da Célula estão sendo discipuladas e bem pastoreadas. Se não cuidarmos bem das pessoas que estamos ganhando para Jesus, vamos ter que lidar com três coisas sérias:

• Deus vai nos cobrar seriamente como cuidamos das suas ovelhas. Cada alma é de eterno valor. Isso não é brincadeira.

• Deus não vai confiar novas pessoas em nossas mãos se não tivermos cuidando daquelas que Ele já confiou (princípio natural de crescimento e multiplicação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com