TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Grupos De Fungos

Trabalho Escolar: Principais Grupos De Fungos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.663 Visualizações

Página 1 de 2

Principais grupos de Fungos e Bactérias

Fungos: O reino dos fungos é dividido taxonomicamente em duas divisões: Myxomycota e Eumycota.Os Myxomycota sãos os organismos cujo seu talo vegetativo é plasmodial ou amebóide. Os Eumycota são os fungos propriamente ditos, cujo talo vegetativo é micelial, às vezes unicelular, mas sempre dotado de parede celular.

Do ponto de vista fitopatológico são considerados os seguintes grupos de fungos:

- Myxomycota:

-Classe Myxomycetes (Sapróbios)

- Classe Plasmodiophoromycetes (Endoparasitas)

-Eumycota:

-Sub-divisão Mastigomycotina (fungos zoosporicos)

*Classe Chytridiomycetes( zoósporos uniflagelados)

*Classe Oomycetes (zoósporos biflagelados)

- Sub- divisão Zygomycotina (reprodução sexual : zigósporo)

*Classe Zygomycetes

-Sub- divisão Ascomycotina (reprodução sexual: ascósporo)

-Sub- divisão Basidiomycotina ( reprodução sexual : basidiósporo)

*Classe Holobasidiomycetes (com basidiomass;basídios não septados)

*Classe Phragmobasidiomycetes (com basidiomas,basídios septados)ou outros órgãos subterrâneose, eventualmente a parte área da planta, causando doenças economicamente importantes como a verrugose preta da batata. Essa classe é caracterizada por apresentar um talo simples, sem um sistema vegetativo micelial bem desenvolvido. O talo pode se transformar em estrurura reprodutiva (talo holocárpico) ou apresentar um sistema vegetativo rizodial (talo eucárpico). Um dos fungos mais encontrados dentro deste grupo é o Physoderma maydis agente causal da mancha parda do milho, ele sobrevive no solo ou tecido infectado através de esporângios de repouso, dotados de parede espessa, que em condições favoráveis libera zoósporos uniflagelados, haplóides.

Oomycetes:

É um grupo peculiar de fungos, salvo raras exceções, não apresenta quitina na sua parede celular e sim, celulose. Os principais componentes de sua parede celular são os Glucanas.Os oomicetos são caracterizados através de sua reprodução assexual, pela formação de zoósporos biflagelados, tendo um flagelo do tipo chicote e outro do tipo “tinsel”. Seu talo é micelial, bem desenvolvido, diplóide, com hifas asseptadas. A reprodução sexual é caracterizada pela formação do oósporo, esporo de repouso diplóide.

Familia Pythiceae:

Sua característica básica á a formação de esporangióforos quesao hifas formadoras dos esporângios, pouco diferenciadas do micélio vegetativo, com crescimento indeterminado. Os gêneros fitopatogenicos representantes desta família são: Pythium e Phytophthora. O gênero Pythium é amplamente distribuído no mundo todo, como um habitante típico do solo, causa diferentes tipos de doenças como: podridão de sementes, “damping –off”, de pré e pós emergência, podridão de raízes e podridão mole de órgãos suculentos. Sobrevive saprofiticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com