TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teologias Contemporâneas

Por:   •  14/3/2024  •  Bibliografia  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3]


[pic 4][pic 5][pic 6]

Disciplina: Teologias Contemporâneas II

Teleaula: 01

Panorama dos Séculos XX e XXI: social, filosófico e teológico

Objetivo da atividade:

A aula atividade tem a finalidade de promover o autoestudo das competências e conteúdos relacionados à Unidade de Ensino 01: “Panorama dos Séculos XX e XXI: social, filosófico e teológico”, por meio da problematização do tema na atualidade e sua relação com o nosso cotidiano.

Contextualizar o cenário filosófico na pós-modernidade de modo a compreender a relação com o sagrado e sua manifestação institucional no cenário do século XXI. Evidenciar as relações entre pós-modernidade e teologia buscando compreender os desafios para a teologia de se justificar epistemologicamente diante dos ataques que sofre pela pós-modernidade.

Caro(a) aluno(a),

Caro estudante, apresentaremos a disciplina iniciando demonstrando como de fato o panorama dos séculos XX e XXI alicerça o contexto social, filosófico e teológico, interagindo as principais correntes teológicas com as presentes no cenário da pós-modernidade de Zygmunt Bauman – embora ele tenha uma obra que se refere à pós-modernidade, na maturidade afirma que vivemos na modernidade líquida e não na pós modernidade. Já no individualismo por Gilles Lipovetsky, que veremos em seguida, é importante o compromisso de apresentar o contexto social e o grande avanço tecnológico que nos aproxima – e que também reforça a receptividade manifestada dos excluídos do sistema. Não podemos deixar de lado o forte predomínio da experiência sobre a razão com foco na pós-modernidade, e a religião lidando com os detalhes da desconstrução assustadora das metanarrativas desse período.

Complementando aos estudos das Webaulas, a leitura do texto base da Unidade 1, e as abordagens realizadas na Teleaula 1, objetivamos contribuir para uma apropriação da compreensão do cenário filosófico na pós-modernidade procurando perceber os impactos no cenário teológico das perspectivas filosóficas contemporâneas. Essas perspectivas têm como enfoque a questão da própria percepção da compreensão da verdade, que, no cenário pós-moderninade, é entendida de forma relativa e não mais absoluta, como era no cenário da modernidade sólida

Orientações para o desenvolvimento da atividade

Reflita sobre o contexto da contemporaneidade que oferece condições socioculturais e econômicas de existência precárias e, por consequência, vínculos frágeis.

A contemporaneidade oferece condições socioculturais e econômicas de existência precárias e, por consequência, vínculos frágeis. Por intermédio de autores como Bauman (2001, 2004) e Lipovetsky (2004) é possível compreender que mudanças na sociedade acarretam em perdas de referências estáveis, interferindo no sentimento de segurança e confiança dos indivíduos, que tendem a estabelecer vínculos soltos e a manter um padrão de vida mais voltado para a realização individual.

O termo “secularização” faz referência ao processo gradual de abandono dos preceitos culturais que se apoiam na religiosidade. Em outras palavras, está relacionado com o surgimento de um modo de vida que não mais está estruturado em torno de uma visão firmada em hábitos ligados à religiosidade.

A partir dessa passagem e dos estudos realizados ao longo desta unidade, produza um único comentário argumentativo, que contemple ambos os questionamentos apresentados. Procure refletir e desenvolver cada um deles. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (248.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com