TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As religiões doas brasileiros

Por:   •  6/7/2017  •  Monografia  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

JEAN MARCELO PICOLÍ

O suspiro dos oprimidos

Da linguagem do amor à linguagem da cegueira. Do homem que confessa seus desejos à sociedade que reprimi e imbeciliza.

Nota-se haver uma distância entre Marx e Feuerbach, em  relação à religião.Mudados os quadros teóricos, ainda que a mesma palavra usada, a sua significação, como conceito, é distinta.

Marx nega se a religião a expressão de uma essência humana.Concorda com Feuerbach estar no início da crítica da religião na compreensão de que ela é uma produção humana.

Na religião o homem não se conhece. Há um véu místico que o separa da realidade. Ela não pode conter um elemento de autoconhecimento a religião deve ser a expressão de uma essência humana.

O Homem é identificado com o mundo do homem, com estado e sociedade. Trata-se de uma identidade que, em ultima analise, abole o primeiro termo da equação. Não se pode mais falar  sobre homem. Altera-se, portanto, de forma radical, o quadro epistemológico dentre do qual o fenômeno religioso deve ser compreendido.

Longe de ser expressão de uma essência humana, a religião é produzida por este mundo.

O ponto fundamental a ser notado é a religião, sendo a expressão de um mundo invertido, não contém verdade alguma a ser recuperada. Ela não fala acerca de uma realidade a ser recuperada porque ela nada mais é o resultado de um mundo a ser aniquilado contém uma verdade a ser recuperada hermeneuticamente. O que caracteriza  discurso religioso é uma estranha inversa. Marx, assim. Reconhece a religião apenas como sintoma de uma enfermidade social. A crítica da religião nos leva para além da religião. Não se trata de criticar a religião para recuperar a sua verdade. Religião é efeito de uma situação que necessita de ilusões.

Existe uma clara analogia entre imagens usadas. A hermenêutica é o espelho interposto entre o homem e o seu sol religioso, de forma que ele possa contemplar-se a si mesmo. Esta distinção é de fundamental importância, a alienação religiosa é uma realidade básica, fundadora, causa de efeitos que se seguem. Uma atividade critica que se estende como um fim em si, pressupõe que, uma vez abolidas as ilusões, o mundo se transformará.

Estes manuscritos exploram detalhadamente o conceito de alienação. È necessário, entretanto, evitar o equívoco, de concluir que o uso da mesma palavra que aparece implica no mesmo conceito.

A alienação não é um processo mental, è uma forma de existência, caracterizada pela autonomia objetiva dos produtos em relação ao criador. Daí uma critica puramente moral do capitalismo é totalmente vazia, pois ela pressupõe que o problema encontra se no nível de consciência.

  Alienação, portanto não é um conceito seja do discurso filosófico, seja do discurso da indignação moral. Trata-se de um conceito que tem um equivalente econômico expressivo.

A única resposta possível ao nível de análise. Ma, assim conduz a relação é circular, o trabalho alienado cria o capital e a propriedade privada. Não pode ser de outra forma.

O conceito de alienação, assim, conduz a uma divisão radical e a propriedade privada. Não pode ser de outra forma. Se o trabalho não fosse alienado o valor por ele produzido não poderia ser expropriado por outrem.

Os problemas da alienação e da ideologia praticamente desaparecem em O capital. Os escritos nessa fase revelarão imediatamente a dimensão dolorosa do problema e a sua própria dor frente ao sofrimento.

Até agora só consideramos o aspecto genético do problema. Mas a descrição da gênese das representações religiosas não explica a forma como funcionam dentro do sistema de relações econômicas. Mas se a realidade não é transformada por idéias ou pela vontade, pois ela se move segundo a dinâmica de suas leis  objetivas e imanentes, é esta própria realidade inconsciente que contém as sementes de sua própria transformação. A sociedade não pode ser transformada magicamente, seja pela crítica das ideologias, seja pelo estabelecimento de modelos perfeitos de uma ordem futura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com