TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assis Nao Voltou A Beira Do Mar

Dissertações: Assis Nao Voltou A Beira Do Mar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

Esporte

Futebol

Assis também se destaca no esporte. Nos anos 80 o Vila Operária Clube Esporte Mariano, equipe de futebol já extinta, chegou a disputar o quadrangular final do campeoanato paulista A2. Hoje o Clube Atlético Assisense representa a cidade no campeonato paulista sub-20. A cidade possui alguns estádios. O Antônio Viana Silva (Tonicão) com capacidade para 10 mil pessoas fora outros estádios menores

Ciclismo

Há alguns anos uma equipe de ciclismo profissional representa a cidade nas principais competições brasileiras da modalidade.

Basquete

O Assis Basket fundado em 2004 conseguiu o acesso a divisão especial do campeonato paulista e ficou com o vice campeonato. Desde 2008, a equipe participava da primeira divisão do NBB; o campeonato brasileiro de basquete. Em meados de 2011 o clube oficializou suas atividades como suspensas devido à falta de apoio da administração municipal e dos decorrentes problemas financeiros.

Economia

A composição do PIB do município demonstra a força do setor de serviços na economia local. O município desenvolve uma economia diversificada, nas áreas da agricultura, comércio e prestação de serviços, possui um potencial turístico na região do médio Paranapanema. Baseada na pecuária de corte e no cultivo de soja, trigo, milho e cana-de-açúcar, além de um comércio forte que atrai compradores de toda a região, um parque industrial com destaque para as empresas de construção civil e conta com diversas concessionárias de veículos de passeio, caminhões e máquinas agrícolas.

Composição da economia (2007)12

Comércio e Serviços

83,35%

Indústria

14,81%

Agropecuária

1,84%

O município é servido pelo projeto Incubadora de Empresas de Assis - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Renato de Rezende Barbosa", com o apoio das entidades parceiras FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Prefeitura Municipal de Assis, localizada no antigo prédio das Oficinas de Locomotivas da FEPASA (ex. EFS - Estrada de Ferro Sorocabana), onde oferece serviços de apoio gerencial e administrativo às micro e pequenas indústrias do município, através do processo de Incubação. Os serviços compreendem, oferta de espaço para instalação da indústria, treinamento e capacitação dos empresários.

Infraestrutura

Educação

O município é considerado um importante centro educacional e tecnológico possuíndo 5 unidades de ensino superior (listadas abaixo). Destaque por ser a único da América Latina a abrigar o curso superior de Engenharia Biotecnológica oferecida pela Unesp - Universidade Estadual Paulista.

UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis

Criada em 1958, na ocasião como Instituto Isolado de Ensino Superior, hoje é parte da Universidade Estadual Paulista e oferece os cursos de Letras (de 1959), História (1963), Psicologia (1966), Ciências Biológicas (1990) e anteriormente foi curso de Biotecnologia criado em 2003, reestruturado e transformado em 2009 como Engenharia Biotecnológica.

UNIP

FEMA/IMESA - Fundação Educacional do Município de Assis

IEDA - Instituto Educacional de Assis

UNOPAR - Universidade Norte do Paraná (Ensino à Distância)

E possui diversos estabelecimentos escolares:

Estabelecimentos de ensino pré-escolar: 30

Estabelecimentos de ensino fundamental: 42

Estabelecimentos de ensino médio: 22

Destaca-se entre as escolas de ensino médio públicas, a instituição mantida pelo Centro Paula Souza a Etec Pedro D'Arcádia Neto, que oferece cursos de ensino técnico como Enfermagem, Administração, Contabilidade, Açúcar e Álcool, Informática, Comércio (EAD), Mecânica e o Ensino Médio.

Saúde

A cidade conta com vários hospitais em vários pontos da cidade. Destaque para o Hospital Regional de Assis (HRA).

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,75

IDH-M Longevidade: 0,810

Expectativa de vida (anos): 75,23

(Fonte IBGE)

Hospitais Estaduais: 1

Hospital Reginal de Assis

Hospitais Municipais: 22

Hospitais Particulares: 29

Santa Casa de Misericórdia de Assis

HMA Hospital e Maternidade de Assis

Hospital de Olhos Oeste Paulista

Transporte

Aeroporto de Assis - Aeroporto Estadual Marcelo Pires Holzhausen

Terminal Rodoviário de Assis

Terminal Urbano de Passageiros de Assis

Estação Ferroviária de Assis - Estrada de Ferro Sorocabana (transporte de cargas)

Frota

Em 2009, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou informações que apontam um crescimento da frota de veículos em circulação no município o que representa 49.045 veículos em circulação no período entre 1999 e o final de 2008.

Rodovias

SP-266 - Rodovia Benedito Pires - Acesso Cândido Mota, Frutal, Tarumã e Florínea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com