TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Economia

Artigos Científicos: Atps Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  987 Palavras (4 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 4

PASSO 1

Com a estabilidade dos preços, os novos hábitos de vida e a independência da mulher, os pratos congelados estão cada vez mais frequentes nas refeições familiares, um item que antes era luxo, hoje está se tornando uma necessidade, pela falta de tempo, pela praticidade.

Muitos fabricantes desses produtos congelados estão ficando preocupados com a inflação, principalmente a onde afeta o seu negocio, ou seja, a inflação dos alimentos. Além dos alimentos a inflação também atingiu o comércio de embalagens subindo os preços das embalagens metálicas ou de papelão de 5% a 7,5 % para os produtores de alimentos. Também foi atingido pela inflação o diesel, acarretando no aumento de 10% do frete para indústria alimentícia.

Não foi captado ainda o impacto da inflação no ramo dos produtos cogelados, segundo Mauro de Rezende Lopes, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, “Não tem como o setor de alimentos industrializados contribuir para uma queda na inflação..."

Os produtos congelados estão cada vez mais fortes no mercado, devido ao aumento da renda dos consumidores. O alimento industrializado tem um peso de 7% no IPCA.

PASSO 2

Influências no mercado

No Brasil, o principal efeito da crise: a dificuldade em se obter dinheiro. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos têm medo de emprestar em um contexto de crise. Por consequência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país. O surgimento da China como potência econômica trouxe impacto nas importações e exportações, trazendo mudanças para toda a economia mundial. Economistas afirmam que, mantidas as situações atuais ou seja o desnvolvimento de forma acelerada, os países do BRICS poderão se tornar grandes economias num futuro próximo, influenciando diretamente, o aumento do consumo de nossos produtos.

Devido aos acontecimentos que mexem com a economia mundial, não só pelo aumento da competitividade no mercado, podendo ser afetado de forma negativa, impedindo novas oportunidades de empregos, consequentemente uma queda no consumo de produtos industrializados, como o nosso produto é comida congelada, isso nos faz pensar que apesar de fazer parte das necessidades básicas ficará como segunda opção na mesa das famílias, nosso negócio poderá ser afetado direto ou indiretamente pelas economias mundiais.

PASSO 3

Cenários Econômicos Futuros Para Comidas Congeladas

Um saboroso mundo a menos de zero grau. Definitivamente os alimentos congelados entraram no cardápio de boa parte das casas brasileiras, uma opção para quem quer ou não pode dispor de horas picando temperos na beira de um fogão, mas também não abre mão de uma alimentação saudável e saborosa. O congelamento é um processo de conservação e não de melhoria de matéria-prima. É considerado o melhor método de preservação dos mais variados produtos, mesmo daqueles tidos como perecíveis.

Alimentos congelados, mais conhecidos como, comida que não estraga, um estudo futuro mostra que a validade de alguns alimentos estarão em torno de 5 anos após a data de fabricação, parece absurdo, mas essa frase poderá estar escrita na embalagem de um sanduíche num futuro não muito distante. E não estamos falando de comidas desidratadas e sem gosto, a culinária do futuro visa estender o tempo que os produtos podem ficar nas prateleiras dos supermercados, mas sem perder em nutrientes, textura, aparência e, claro sabor. Uma das maiores interessadas no tema é a NASA. Com a tecnologia disponível hoje, uma viagem tripulada de ida e volta a Marte levaria mais de três anos. Assim, um dos maiores desafios da agência espacial americana será alimentar os astronautas durante o período. “Vamos criar um menu que dure até cinco anos em temperatura ambiente, sem refrigeração ou congelamento, pois os equipamentos ocupariam muito espaço e energia da nave. Estamos investigando o uso de técnicas alternativas”, explica Grace Douglas, pesquisadora do Projeto de Tecnologia Avançada de Alimentos da NASA.

O consumo de comida congelada é uma tendência mundial e que o método de conservação é o melhor dentre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com