TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUDISMO - O CAMINHO ÓCTUPLO

Por:   •  10/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

As Quatro Nobres Verdades

Os primeiros ensinamentos do Buda e também a base para os demais ensinamentos foram as Quatro Nobres Verdades, que são: verdade do sofrimento, verdade da origem do sofrimento, verdade da cessação do sofrimento e verdade do caminho que leva a cessação do sofrimento. Nesse contexto a palavra sofrimento se refere à insatisfação.

O objetivo desses ensinamentos é causar a libertação da ilusão. O comentário sobre o Tratado da Visão do Meio diz: “As quatro nobres verdades são o ponto de passagem entre a ilusão e a iluminação. Se compreendidas, alcança-se a santidade”.

A Primeira Nobre Verdade é a verdade do sofrimento, onde o Buda ensina que neste mundo não é possível conquistar a total satisfação, pois o ser humano é condicionado a passar por momentos de insatisfação, já é da própria natureza, uma experiência boa nunca durará para sempre, pois o homem é um ser limitado.

A Segunda Nobre Verdade é a verdade da origem do sofrimento, que são fontes de ilusão também conhecidas como os Três Venenos: a cobiça, a raiva e a ignorância. A terceira Nobre Verdade é a verdade da cessação do sofrimento, onde a busca pelo ideal é o maior objetivo, e o ideal é a vida sem sofrimento e outros fatores que causam insatisfação.

A Quarta Nobre Verdade é a verdade do caminho que leva a cessação do sofrimento, todos ensinamentos  levam para esse último  objetivo que é superar as causas do sofrimento e a busca do equilíbrio pode ser atingida, onde a forma mais simples é seguir o Nobre Caminho Óctuplo.

O Caminho Óctuplo

É chamado óctuplo, pois este caminho é dividido em oito partes, são elementos morais onde o objetivo central é a libertação total do sofrimento e da ilusão. Esse caminho é fundamental para seguir os ensinamentos do Buda, o ideal é que essas oito partes sejam seguidas simultaneamente, são elas:

  1. Compreensão Correta (Samyag-drsti);    
  2. Pensamento Correto(Samyak-samkalpa);
  3. Fala Correta (Samyag-vac);        
  4. Ação Correta (Samyak-karmanta);
  5. Meio de Vida Correto (Samyag-ajiva);      
  6. Esforço Correto (Samyak-vyayama);
  7. Atenção Correta (Samyak-smrti);      
  8. Concentração Correta (Samyak-samadhi).

A compreensão Correta é o entendimento profundo das verdades do budismo, o Pensamento Correto é o pensar só em coisa positivas, refletindo assim nas ações do homem, a Fala Correta é fazer o bom uso da voz, não mentir, não enganar ou falar rudemente, a Ação Correta é praticar a boa conduta, não matar ou roubar, não fazer uso de drogas ou de algo que afete a saúde, o senso do ético predomina.

No Meio de Vida Correto deve ser seguido os preceitos da Ação Correta, o Esforço Correto é a busca por uma vida satisfatória onde os erros do passado são esquecidos e servem de aprendizado para não cometer novamente, o esforço por ações positivas deve ser diário, a Atenção Correta é ter um equilíbrio entre os sentimentos, os fenômenos e a mente, Concentração Correta é a meditação praticada pela união do esforço correto com a atenção correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com