TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioetica

Por:   •  29/5/2016  •  Monografia  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADES ANHANGUERA ATPS BIOETICA

de fe201520 | trabalhosfeitos.com


FACULDADES INTEGRADAS ANHANGUERA

CURSO: NUTRIÇÃO

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Guarulhos- SP

06/03/2013

FACULDADES INTEGRADAS ANHANGUERA

ETAPA 1

TEMA: A FILOSOFIA E A BIOÉTICA, ASPECTOS HISTÓRICOS E EVOLUÇÃO DA ÉTICA EM PESQUISAS COM SERES HUMANOS

Guarulhos-SP

06/03/2013

a) Quais conceitos de “ética” estão sendo apresentados no texto?

R: Bioética humana, ética moral e ética profissional

b) Dentro do amplo horizonte de debates e decisões a serem tomadas dentro do campo da bioética, qual tópico, de acordo com o artigo, é um dos mais relevantes e questionáveis na atualidade?

R: O tópico mais relevante no artigo é a discussão e a intervenção sobre a eutanásia e distanasia que não é somente uma decisão individual ou decisões terapêuticas em unidades de terapia intensiva (UTI).O setor público utiliza importantes critérios para assumir tal gerencia de bens sociais como a saúde, devido ao envelhecimento da população brasileira através de enfermidades crono-degenerativas, onde se torna uma morte mais prolongada e assim a busca por especialidades, internações hospitalares e que acaba gerando custos para manutenção de aparelhos e profissional tornando o fim da vida como saúde publica.

c) Faça uma analise critica sobre a discussão proposta pelos autores.

O valor da Bioética está em afirmar que o ser humano, como portador da vida, é também capaz de pensar, manter, transmitir e compreender emocionalmente a vida. O valor da vida reside neste impulso vital que se situa entre a vontade de viver , a qualidade e a continuidade

da vida. Ovalor da vida provoca muitos confrontos e convergências entre a ciência, a filosofia e a Religião o que causa muita polemica e divergência de opiniões. A Bioética surgiu a partir da etapa do amadurecimento ético do ser humano, como uma nova etapa da percepção da relação entre a vida e sobre a relação dos demais valores. Concluindo, conceito sobre o fim da vida depende da percepção de cada pessoa, pois depende muito da crença de cada individuo. A ciência explica e estuda a matéria excluindo fatores da alma.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

HISTÓRIA DA BIOÉTICA SUA EVOLUÇAO E FILOSOFIA.

1. Quais os fatores ocorridos que acarretaram na inclusão da bioética aos domínios teóricos da ética e da moral?

R: Alguns fatores responsáveis por essa inclusão foram os estudos experimentais em seres humanos, sem autorização, da transmissão e complicações neurológicas da sífilis em negros. Abandono intencional do tratamento com penicilina em pacientes, para o estudo das complicações; Injeção de células cancerosas vivas em doentes idosos para estudo da imunoterapia em cancerologia e Injeção do vírus da hepatite B em crianças em um hospital de Nova Iorque.

http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/psi-3266 http://www.historiadamedicina.med.br acesso em 05 abr. 2015

2. Segundo platão não deveríamos prolongar a vida de um indivíduo cujo a sua morte já esta anunciada, qual a posição da bioética em relação a isso?

R: A Bioética deixa claro que esse procedimento é escolha do paciente ou de seus familiares pois é direito dos usuários de serviço de saúde optar ou não por determinadostratamentos, sejam eles efetivos ou não. Portanto, ao profissional só resta o papel de orientar, usar o bom-senso e respeitas a escolha do paciente.

http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica /article/view/120/125

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-X2004000300023

3. Defina eutanásia.

R: É definida inicialmente como o ate de tirar a vida de um ser humano sem dor ou sofrimento, entendido como pratica para abreviar a vida afim de aliviar o sofrimento, porem essa pratica ou decisão é proibida no Brasil.

4. Defina distanásia.

R: Usada para indicar o prolongamento do processo da morte por meio de tratamento que prolonga a vida biológica. A intensão da distanásia é fixar a quantidade de tempo dessa vida e utilizar recursos possíveis para prolonga-la ao máximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (457.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com