TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Bioetica Em Saude

Monografias: ATPS Bioetica Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  1.808 Palavras (8 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 8

Atividades Práticas supervisionadas – Bioética.

Etapa 2

Aula-tema: Códigos de ética da profissão.

Esta atividade é importante para que você aprenda sobre os direitos e deveres da profissão, bem como sobre a distinção entre deveres e responsabilidade.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Extrair do Código de ética da profissão farmacêutica, frases ou trechos que justifiquem as atitudes da equipe quanto ao caso apresentado.

Art. 1º - O exercício da profissão farmacêutica, como todo exercício profissional, tem uma dimensão ética que é regulada por este código e pelos diplomas legais em vigor, cuja transgressão resultará em sanções disciplinares por parte do Conselho Regional de Farmácia, após apuração pelas suas Comissões de Ética, independentemente das penalidades estabelecidas pelas leis do País.

Art. 2º - O farmacêutico atuará sempre com o maior respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de confliito entre a ciência e os direitos fundamentais do homem.

Art. 8º - A profissão farmacêutica, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, não pode ser exercida exclusivamente com objetivo comercial.

Art. 11 - O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um Conselho Regional de Farmácia, independentemente de estar ou não no exercício efetivo da profissão, deve:

I. Comunicar às autoridades sanitárias e profissionais, com discrição e fundamento, fatos que caracterizem infringência a este Código e às normas que

regulam o exercício das atividades farmacêuticas;

VI. Guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito;

Passo 2

Estudar o perfil profissional do farmacêutico.

A evolução da atenção farmacêutica e a perspectiva para o Brasil

Querem implantar a obrigatoriedade da atenção farmacêutica no Brasil, mas estão tendo dificuldades porque estão vendo isso como mais gastos e não como um ganho pra sociedade, pois com essa atenção farmacêutica implantada no sistema de saúde fica mais fácil obter o controle sobre casos mais graves da população em relação a medicamentos.

Passo 3

Reunir os dados das pesquisas e estabelecer uma relação entre os valores da profissão de farmacêutica, seus direitos e deveres. Escrever um texto dissertativo, contendo as conclusões da equipe.

O farmacêutico como todo profissional, ao exercer sua profissão, deve levar em conta a ética, valores, direitos e deveres para estar dentro da lei.

Deve sempre colocar em primeiro lugar, o ser humano, o seu bem estar, orienta-lo, para isso deve estar sempre atualizado, nunca deve visar o lucro ao invés da saúde, pois assim estará infligindo o código de ética, a moral e bons costumes.

Ser farmacêutico não e apenas vender remédios, tem que estar a par das mudanças de medicamentos, tem que conhecer seus pacientes, conhecer seu histórico de doença e assim tentar ajuda-lo no necessário.

Etapa 3

Aula-tema: Ética da pesquisa em Seres Humanos, animais e integralidade cientifica.

Estas atividades é importante para que você possa compreender a importância das ações do farmacêutico quando exerce sua profissão.

Para realiza-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1

Elencar e analisar se houve má conduta relacionadas a atividade profissional do farmacêutico com relação ao desafio.

Houve sim má conduta, pois por ser pressionado pela cúpula, o Dr. Lartinio, deixou o código de ética de lado, pois escondeu a falha do medicamento para poder comercializa-lo, não levando em consideração a não eficácia do medicamento, e também violou o código ao se passar por farmacêutico sem ser, Juressico descobriu, mas ficou sem saber o que fazer, pois era funcionário do Dr. Lartinio e se fosse delatar a falha do medicamento estaria infligindo o sigilo absoluto.

Passo 2

Organizar as informações coletadas por meio do passo anterior. Debater a respeito das más condutas do caso proposto por meio do desafio.

Houve ma conduta de Dr. Lartinio por ter ciência do problema e não fazer nada, e por ele ter falsidade ideológica.

Passo 3

Estimar o grau de gravidade de uma má conduta e considerar se ela foi intencional ou apenas fruto de negligência.

O caso apresentado possui um grau alto de gravidade, pois envolve muitas vidas que comprarão o medicamento e não terão o resultado esperado.

Foi totalmente intencional por parte de Dr. Lartinio, pois ele teria como tomar providencia. Já no caso de Juressico ele ficou preso à ética

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com