TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Indigenas

Casos: Brincadeiras Indigenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

BRINCADEIRAS INDÍGENAS

- PETECA-

NOME: O nome PETECA é de origem Tupi (pe’teca – bater com a mão).

HISTÓRIA E ORIGEM: O jogo com petecas é de origem indígena-brasileira, e desde antes do descobrimento do Brasil já era um jogo muito praticado pelos índios. Em todas as festas e rituais das tribos indígenas, a peteca estava presente. . A peteca era muito utilizada pelos índios como atividade para aquecimento corporal durante o inverno.

Tem como origem o estado de Minas Gerais, proveniente dos índios que habitavam aquela região.

COMO SE BRINCA: Brinca-se com a peteca utilizando-se as mãos, sendo esta arremessada ao ar de uma pessoa para o outra, evitando que ela toque o solo numa área definida, utilizavam tocos de madeira e palha amarrados a penas de aves, arremessando o artefato entre si como forma de diversão.

CURISOSIDADES: Aproximadamente em 1940, o jogo de peteca foi pela primeira vez competido em uma quadra, em Minas Gerais. E nos anos 70, já era disputado por pessoas de todas as idades, que já seguiam suas primeiras regras.

O brinquedo ficou conhecido internacionalmente durante as Olimpíadas de 1920, na Bélgica, quando a delegação brasileira levou petecas para descontrair os atletas entre as competições. O brinquedo despertou o interesse dos atletas estrangeiros, que nunca tinham visto nada parecido. Coube a um brasileiro, João Perrenoud Teixeira de Souza, criar as regras de seu jogo.

A peteca foi oficialmente reconhecida como esporte pelo Conselho Nacional de Desportos em 1985.

A peteca desenvolve a coordenação motora e a noção de espaço, podendo ser jogada por crianças e adultos, sem limite de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com