TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casamento

Por:   •  20/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 4

2ª PARTE: TEXTO DE FUNDAMENTAÇÃO

Os Grupos de Casais, também chamados de Círculos de Casais, formados a partir do Encontro de Casais com Cristo, têm a finalidade de buscar uma convivência fraterna entre aqueles casais que vivenciaram juntos o ECC. Reunem-se para se conhecerem, para conviveram fraternalmente, para rezarem em conjunto, para crescerem no diálogo, na comunhão de idéias, na vivência de Igreja, e para servirem o próximo, como irmãos, amando-os, cultivando a solidariedade e buscando pistas para solucionar os seus problemas e os problemas das famílias de sua comunidade paroquial. Nenhum homem é uma ilha. Todos nós temos necessidade de viver em sociedade, em comunidade, em nos relacionar uns com os outros. Temos necessidade de conviver com amigos, familiares, colegas, companheiros.

No mundo atual, com os afazeres, com os trabalhos, com as correrias, com a falta de tempo, os homens não mais estão se encontrando como seres humanos. Estão deixando de ser pessoas; já não se conhecem uns aos outros; já não dialogam entre si; estão tendo um relacionamento superficial de funções, de papéis e não de seres humanos.

Para corrigir esses desvios, deve-se procurar rever sua posição de ser humano e passar a relacionar-se como tal. Conhecer e deixar-se conhecer; criar laços de amizades gratuitas; amar e deixar-se amar.

A comunicação é ato importantíssimo para o crescimento da pessoa. O homem tende a se realizar, quando ele pode conviver com outras pessoas, quando ele pode comunicar-se e trocar experiências.

Ao traçar o Plano de Salvação, Deus, não quis que o homem vivesse isoladamente, mas formasse uma união social, uma comunidade, um Povo de Deus. Assim, também, para santificar e salvar esses mesmos homens, Deus não quis fazê-los individualmente, excluindo qualquer conexão mútua, mas sim constituí-lo em um povo, que O reconhecesse na verdade e O servisse santamente. Desde o início da história da Salvação, Deus escolheu os homens, não como indivíduos somente, mas como membros de uma comunidade.

Por isso, deve ser estimulada a vontade de todos de participar de atividades comunitárias, de pequenos grupos, de Círculos de Casais, a fim de que possam experimentar a convivência fraterna de filhos de Deus e de irmãos em Cristo e assim viver como viviam os primeiros cristãos.

Quem vive a fraternidade num grupo realiza o desejo do Pai de ver seus filhos reunidos numa mesma família.

4) 3ª PARTE: SITUAÇÃO CONCRETA

João e Maria estão casados há 4 anos. Os dois trabalham fora e o filho Joãozinho fica com a Mãe de Maria. Nos primeiros tempos de casados, este “isolamento a dois”, principalmente antes de Joãozinho nascer, lhes pareceu algo excepcional. Era tão bom ficar os dois sozinhos com seu amor.

Entretanto, pouco a pouco, a realidade começou a entrar na vida do jovem casal. João saía cedo para trabalhar; muitas vezes não vinha almoçar em casa e quando vinha, chegava apressado, nervoso, comia ligeiro, ouvindo o noticiário do futebol pelo rádio e voltava às pressas para o serviço. À noite, chegava cansado, e durante o jantar, ninguém conversava, pois estava na hora da novela e do noticiário da televisão. Muitas noites, após o encerramento do expediente, João ficava até tarde, com os colegas, no bar da esquina.

Por sua vez, também Maria estava sempre correndo; mal tinha tempo de cuidar do filhinho, de olhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com