TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da segurança pública no combate as drogas

Por:   •  7/12/2017  •  Monografia  •  3.971 Palavras (16 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 16

AECB – ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL CRISTÃ DO BRASIL[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE INTEGRADA DO BRASIL

DEPARTAMENTO DE PÓS – GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DIREITOS HUMANOS

JOSÉ LUIZ LIMA COLARES

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO ESTADO DO CEARÁ

FORTALEZA - CE

2016

 JOSÉ LUIZ LIMA COLARES[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO ESTADO DO CEARÁ

        

Artigo apresentado ao Curso de Pós Graduação em Gestão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA), como um dos pré-requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Gestão de Segurança Pública e Direitos

Humanos.

Orientador (a): Ms. Iasmin Da Costa Marinho

FORTALEZA - CE

2016


 A IMPORTÂNCIA DA SEGURANÇA PÚBLICA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS NO ESTADO DO CEARÁ.[pic 4]

JOSÉ LUIZ LIMA COLARES

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo apresentar a importância da Segurança Pública no combate ao tráfico de drogas no Estado do Ceará, mostrar medias adotadas para redução dessa prática, esclarecer a importância do poder público junto com a sociedade nesse combate. Foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental para sustentar todas as assertivas aqui citadas para o enriquecimento do trabalho, apresentou-se um histórico e um conceituação de Segurança pública de um modo geral, conceitua-se droga e as medidas para a repressão da sua proliferação. Com o escopo da obra Segurança Pública e Tráfico de drogas, se estabelece como uma responsabilidade de governantes, legisladores, policiais e também da sociedade civil.

Palavras-chave: Segurança, Combate, Tráfico, Drogas.


THE IMPORTANCE OF PUBLIC SECURITY IN COMBATING DRUG TRAFFICKING IN THE STATE OF CEARÁ.

JOSÉ LUIZ LIMA COLARES

ABSTRACT

This article aims to present a value of Public Safety in the fight against drug trafficking in the State of Ceará, to show means adopted to reduce the practice, to clarify a value of public power with a society in this fight. A methodology of bibliographical and documentary research was adopted to support all the assertions mentioned here for the enrichment of the work, a historical and a conceptualization of public security in general was presented, considered as measures for a repression of its Proliferation. With the scope of the work Public Safety and Drug Trafficking, it is established as a responsibility of government officials, legislators, police officers and also civil society.

Keywords: Security, Combat, Traffic, Drugs.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho busca apresentar a importância da Segurança Pública no combate ao Tráfico de Drogas no Ceará. Nos dias atuais a criminalidade tem-se intensificado e a notoriedade dar-se ao ligar uma televisão ou ter acesso a internet, para deparar-se com acontecidos referentes a crimes que ocorrem diariamente, como roubo, homicídio, e outros, amedrontando a sociedade e a tornando insegura.

O tráfico de drogas dentre outros é um dos maiores motivos para tanta insegurança, pois o usuário de drogas para manter seu vício comete furtos e roubos e mesmo assim acaba tornando-se vítima dos traficantes que fazem suas próprias leis matando aquele viciado que não consegue pagar o que consome.

Pesquisando a literatura sobre o tema, buscando a compreensão da sociedade e do poder público na vida de jovens e cidadãos envolvidos com drogas e quais seriam as ações concretas de prevenção que o Estado vem implementando nesse campo. Sabe-se que o uso de drogas interfere no desenvolvimento humano, qual seja o processo de formação de socialização o mesmo prejudica-se. A experiência clínica e social mostra que, instalando-se cedo, a dependência, a colaboração com o tráfico pode levar a sérios problemas e atrasos no desenvolvimento cognitivo, e os processos de maturação emocional são interrompidos, a autoestima fica abalada, as famílias se destroem, o cidadão fica em contato com o submundo do crime, trazendo assim grandes danos a todos e a ele mesmo. Desta forma, essa problemática não pode ficar à margem apenas de uma Política Pública.

Busca-se com o este trabalho demonstrar que a segurança pública é de suma importância no combate ao tráfico de drogas que por sua vez traz um grave problema para a sociedade. O artigo apresenta a forma modo como o estado do Ceará trata a questão das drogas, e as alternativas que a segurança pública tem para o combate ao tráfico.

Inicialmente, apresenta-se a metodologia de pesquisa abordada para este trabalho, em seguida faz-se uma breve conceituação de Segurança Pública e um histórico, posteriormente apresentam-se as medidas contra o tráfico de drogas e assim findando-se o trabalho com a conclusão.


2 METODOLOGIA

Metodologia é o meio de mostrar como foram agrupadas as ideias para realização da pesquisa, que Minayo (2007, p. 44): define metodologia de forma abrangente e concomitante;

(...) a) como a discussão epistemológica sobre o “caminho do pensamento” que o tema ou o objeto de investigação requer; b) como a apresentação adequada e justificada dos métodos, técnicas e dos instrumentos operativos que devem ser utilizados para as buscas relativas às indagações da investigação; c) e como a “criatividade do pesquisador”, ou seja, a sua marca pessoal e específica na forma de articular teoria, métodos, achados experimentais, observacionais ou de qualquer outro tipo específico de resposta às indagações específicas.

A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho será realizada através de pesquisas em referências bibliográficas, mostrando que as opiniões que constam no trabalho são sustentadas pelas fontes consultadas por meios de livros, revistas e sites da internet.

Trabalho este que adotou também como metodologia a documental para identificar as causas que as drogas geram sobre a criminalidade, apresentar medidas e formas de enfrentamento deste problema por parte do poder Público, beneficiando toda a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com