TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Fazer O Pim

Ensaios: Como Fazer O Pim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 4

A base do PIM III são as seguintes disciplinas:

Fundamentos e importância da logística;

Contabilidade;

Estatística aplicada

O que tratar em cada disciplina?

2.2 Fluxo logístico

Desenhar e explicar o fluxo logístico da empresa, tanto de produtos como para serviços. Faça essa etapa, pensando nas etapas desde a solicitação de matéria-prima até o produto acabado chegar às mãos do cliente. O objetivo é avaliar se o ciclo do pedido (momento que há a necessidade do cliente até chegar o produto pronto nas mãos do cliente) é adequado ou não. VER VIDEO

Obs.: Se for empresa de serviços, descrever o fluxo de prestação do serviço em questão.

2.3 Cadeia de suprimento

Descrever a cadeia da qual a empresa faz parte e como gerenciar a cadeia de suprimento.

3. CONTABILIDADE

Efetuar a análise da estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, conforme Lei nº 11.638/07 da empresa escolhida. Utilizar as técnicas de análise dos demonstrativos contábeis para discutir a parte contábil do projeto.

Balanço patrimonial e demonstração de resultados do exercício referentes ao último exercício social, respondendo às questões:

Comentar a situação de liquidez da empresa, considerando-se apenas esses dois grupos;

Liquidez: geral – imediata – seca e corrente.

Se a empresa aplica em ativo imobilizado, cite um exemplo (terrenos, edificações, instalações, veículos etc).

Grau de endividamento.

Obs.: A administração da liquidez consiste em equiparar os prazos das dívidas com os prazos dos ativos e outros fluxos de caixa a fim de evitar a insolvência da empresa. A mensuração da liquidez é importante, pois apresenta a capacidade de a empresa gerar caixa suficiente para pagar seus fornecedores e credores.

Importante: caso a empresa não disponibilize as informações reais para a elaboração do balanço,

o aluno e/ou equipe poderá utilizar dados fictícios.

4. ESTATÍSTICA APLICADA

Mostrar a aplicabilidade de dados estatísticos em alguma área da empresa. Pode ser na folha de pagamento – mostrando a participação da folha nas despesas totais, a participação de cada cargo ou área no total da folha. Pode ser na rotatividade de funcionários, mostrando a % de rotatividade da empresa em determinado período; a proporção de cada cargo dentro do todo, colocando os dados em gráficos e fazer uma leitura dos gráficos etc.

Sugestões:

Pode ser na análise de mercado – mostrando os cálculos estatísticos na análise de participação de mercado – participação de cada cliente ou setor em relação ao total. Mostrando crescimento por segmento ou produto em determinado período, mostrando gráficos para análise.

Pode ser analisando a classificação ABC – de estoque ou compras, dizendo o que os números mostram percentualmente, proporcionalmente etc.

Pode ser analisando o controle de qualidade, mostrando índice de defeitos ou de melhoria no passar do tempo, desvio padrão em controle de qualidade.

Pode ser uma análise vertical ou horizontal de algum demonstrativo contábil, mostrando evolução, e como a estatística pode auxiliar um gestor na tomada de decisão.

Há um leque de opções, não precisa analisar todos os itens mencionados, a ideia é mostrar como disci¬plina pode auxiliar um gestor em tomada de decisões. É para fazer cálculos e completar com relatórios de possíveis decisões a serem tomadas com esses cálculos, inclusive com leitura de gráficos. Fazer, pelo menos, quatro cálculos e analisá-los.

Obs.: Em cada um dos itens, além de descrever, tendo como base a teoria, inserir sua visão crítica e sugestões de melhoria para a empresa.

Depois de realizada a pesquisa, deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com