TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de cultura

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FATHEL FACULDADE TEOLÓGICA

MARLUCE MOREIRA DA SILVA

DISSERTAÇÃO: O CONCEITO DE CULTURA E DE QUE FORMA

 ELA OPERA NA SOCIEDADE E NA RELIGIÃO

CAMPO GRANDE

2015

O CONCEITO E ORIGEM DA CULTURA

Edward Tylor (1871), foi o primeiro a definir cultura segundo o ponto de vista antropológico, ele afirmou que a cultura pode ser um propósito de pesquisa sistemático, o qual é de ordem natural possuindo causas e regularidades. Ou seja, para Tylor a cultura busca apoio nas ciências naturais e é um fenômeno cultural.

Tylor buscou apoio nas ciências naturais para explicar a dificuldade com a ideia da natureza sagrada do homem. Seu obstáculo estava na investigação das leis da natureza humana, onde surgiram as considerações de metafísicas e teológicas. Porém, reafirma a igualdade da natureza a qual pode ser estudada através da comparação de raças.

Preocupando-se com a diversidade cultural, explica que ela é um resultado da desigualdade de processos diversos da evolução. Para compreender sua teoria, foi necessário retornar à época em que viveu. Um século de evolução de grandes e enriquecedores trabalhos, sobre Desenvolvimento das instituições sociais.

As várias linhas culturais para Tylor, está associada à relação cultural, ele não reconhecendo os múltiplos caminhos da cultura.

Boas afirma que, para se descobrir a origem da cultura, seus traços e interpretações socioculturais é através da investigação histórica, comparações de estudos históricos.

Kroeber demonstrou em seus relatos que o homem evoluía independentemente da natureza, ou seja, não sofreu modificações biológicas radicais, assim como os animais. No entanto, foi a única espécie que se adaptou em toda a Terra como seu hábitat. O homem consegue mudar de um extremo fio, para um extremo calor sem sofrer alterações biológicas, bastando apenas trocar seu equipamento cultural pelo desenvolvimento do novo hábitat.

Alfred Kroeber trouxe amplas contribuições para o conceito de cultura, relacionando-as nos seguintes pontos: 1- Cultura mais do que herança genética, determina e justifica o comportamento do homem; 2- O homem age de acordo com seus padrões culturais; 3- Cultura é um meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos; 4- O homem foi capaz de romper as barreiras das diferenças ambientais, transformando a Terra em seu hábitat; 5- Maior dependência do aprendizado do que de atitudes genéticas; 6- É o processo de socialização quem determina comportamento e capacidade artística cultural; 7- Cultura é um processo acumulativo; 8- Os gênios são indivíduos altamente inteligentes que é capaz de usar, o conhecimento existente ao seu favor. Sem eles talvez a espécie humana não teria chegado ao conhecimento que se tem hoje.

Quanto à origem da cultura pode-se destacar a ideia de David Pilbeam que se refere ao bipedismo como uma característica exclusiva dos primatas, também Kenneth P. Oaklay, que fala da importância da habilidade manual e posição ereta. Tais modificações trouxeram estímulos para o cérebro e como consequência a inteligência.

Strauss considera que a cultura surgiu no momento da proibição do incesto (padrões de comportamento).

Leslie White destaca os símbolos como o desenvolvimento da cultura, a compreensão do mesmo, sua forma como penetração na experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com