TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção de Mundo

Por:   •  9/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 5

Concepção de Mundo

Introdução

        A concepção de mundo é distinta pra diversas pessoas, portanto não se trata de uma verdade absoluta ou um conceito único. Temos uma visão mitológica, filosófica, religiosa, cientifica e de senso comum, ambas não constituem em si uma ideia errada de criação do mundo, porém divergêm dentre si  por tratarem de momentos e épocas diferentes.

         Umas têm Deus como criador, outras uma explosão no espaço ou até mesmo deuses e deuses. No livro "O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder, publicado em 1991, considerado um como um guia básico de filosofia retrata em um trecho claramente uma dessas divergências quando demonstra a conversa de um astronauta cético discutindo com um médico cirurgião.

 

1- Mitologia

A concepção do mundo sempre foi um problema para a mente humana, uma confusão sem fim. Para os mais antigos, que tentavam de alguma forma decifrar como surge o mundo, o mundo antes mesmo deles era chamado de Caos, que seria uma informa e confusa massa. Tudo estava misturado, céus e terras, mares e ar, sementes e tudo mais.  Deus e a natureza colocaram as coisas em ordem acabando assim com a discórdia que ali havia.

Terra e mar foram separados,  A parte ígnea, que era a mais leve, foi colocada no firmamento, ou seja no alto, o ar ficou em seguida no meio, em relação ao peso e lugar. A terra, sendo mais pesada, ficou mais abaixo e a água ocupou o ponto mais inferior, fazendo a terra flutuar. Assim deu-se a separação de mar e terra.

Em dado momento, conta-nos eles, que um deus não identificado colocou ordem nisso tudo, ordenando que os peixes tomassem conta das águas, as aves do céu e os quadrúpedes da terra. E após toda essa criação houve a necessidade de criar um ser superior que dominasse todos esses outros seres, eis que surge por criação o homem.

Prometeu que era um titã, uma raça que habitou a terra antes mesmo dos homens, foi indicado para criar o homem, usando de elementos que havia ali, como a terra e água criou o homem à semelhança dos deuses, dando lhe uma postura ereta, de modo que enquanto os outros animais tivessem seus olhos e caras voltados para a terra o homem teria sua cabeça voltada para o alto onde poderia contemplar os céus e as estrelas.

Prometeu tinha um irmão, chamado Epimeteu, estes ficaram responsáveis por criar o homem e os demais animais que ainda faltava a terra, Epimeteu deu a uns assas, outros velocidades, alguns cascos, outros pele mais dura e mais sensíveis, nadadeiras e a possibilidade de rastejar, porém quando chegada a vez do homem, todos os recursos haviam sido esgotado, ficando o homem sem proteção.

Os dois irmãos sem saber o que fazer, pediram a ajuda de Minerva, a deusa da sabedoria, para decidirem o que fariam com o homem, já que não havia sobrado para ele proteção alguma, Minerva então concedeu-lhe o domínio sobre o fogo, e este foi dado ao homem. Dando a ele assim superioridade sobre as demais criaturas.

Assim, para os gregos a criação do mundo deu-se dessa forma, deuses, criações, discórdia, organização e a criação dos seres e do homem.

Fonte: http://www.infoescola.com/mitologia/a-criacao-do-mundo-na-grecia-antiga/

Referencia: Bulfinch, Thomas, O livro de ouro da mitologia: (a idade da fábula): histórias de deuses e heróis – 9ª edição – Rio de Janeiro – Ediouro – 2000.

2- Filosofia

A filosofia não trata de uma teoria concreta de como o mundo foi criado, por partir da premicia de que tudo pode ter ocorrido, a filosofia trata com questionamentos em serie.

Como uma das mais famosas que ouvimos "de onde viemos? para onde vamos".

Nessa visão ainda vemos uma divisão no modo de ver em diferentes anos da história da filosofica. A exemplo da filosfia moderna , filosofia neoplatônica plotiniana.

Ela divide-se ainda na sua linha de filosofos, os teologos filosofos considerados doutores da igreja e os laicos, logo vamos ter um confroto das teorias Sacro filosoficamente coerente com a do emanacionismo defendida por Pitagoras e plotino que não há a existencia de conceito religioso presente.

Fonte : http://www.saavedrafajardo.org/Archivos/82.pdf

3- Ciencia

Na ciênca a criação do mundo é explicada através da teória da Grande explosão (big-bang) que foi apresentada por um padre católico, astrônomo e físico belga chamado Georges-Henri Édouard Lemaître (Charleroi, 17 de julho de 1894 — Louvain, 20 de junho de 1966) que primeiramente a chamou de “hipótese do átomo primordial”. Ela como pilares a teoria da relatividade do físico Albert Einstein (1879-1955) e nos estudos dos astrônomos Edwin Hubble (1889-1953) e Milton Humason (1891-1972) que resultam na conclusão de que o universo está em constante expansão, assim servindo de apoio a teoria que inicialmente existia uma grande concentração de energia em um único ponto que se dispersou  durante mais de 10 bilhões de anos e transformou-se na galaxia que hoje conhecemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (300.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com