TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cristologia

Projeto de pesquisa: Cristologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

Outras religiões

Os Espíritas

As Religiões Afro-Brasileiras

Os Neocristãos

As Religiões Orientais

O Judaísmo e o Islamismo

As Tradições Indígenas

Censo 2000 Censo 2010

4,7 milhões de fiéis Mais de 6 milhões de fiéis

INTRODUÇÃO

OS ESPÍRITAS KARDECISTAS

⇨ É uma doutrina fundada por Allan Kardec, no séc. XIX, de cunho científico-filosófico-religioso,voltada para o aperfeiçoamento moral do homem que acredita na possibilidade de comunicação com os espíritos através de médiuns.

⇨ O Brasil tem a maior quantidade de adeptos no mundo, sendo 3,8 milhões de seguidores.

⇨ Censo: O espiritismo kardecista passou de 1,3% em 2000 para 2,02% em 2010.

OBS:

De acordo como o site Wikipédia (A Enciclopédia livre), é difícil estipular a quantidade existente de espíritas, pois as principais estipulações sobre isso são baseadas em censos demográficos em que se é perguntado qual a religião dos cidadãos, porém nem todos os espíritas interpretam o Espiritismo como religião.

⇨ Concentração:

∎ Predominância→ São Paulo e Rio de Janeiro (capitais);

∎ Santos, Campinas e São José dos Campos, e microrregiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Franca – SP; microrregiões do Vale do Paraíba Fluminense – RJ; Uberaba e Uberlândia no Triângulo Mineiro (pela liderança de Chico Xavier, já falecido) - MG; Brasília, Goiânia, Salvador e Recife; Porto Alegre, microrregiões da metade do sul do Rio Grande do Sul, de Pelotas a Uruguaiana.

⇨Perfil Demográfico e Socioeconômico

∎ Habitam mais nas zonas urbanas que rurais;

∎Congregam mais mulheres que homens, sendo pessoas com mais de 31 anos, de cor branca;

∎ Casamento do tipo “socialmente civil”;

∎ Escolaridade: 2º grau, graduação, mestrado e doutorado;

∎Destacam-se no setor terciário, contudo, como empregadores, com rendimentos elevados, o que indica a sua presença entre as camadas mais altas da sociedade.

As religiões afro-brasileiras

O CANDOMBLÉ, A UMBANDA E OUTRAS DECLARAÇÕES DE RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS.

⇨Distinção dada pelo recenseamento.

⇨ Os três grupos representam 588.797 mil habitantes, dos quais 407.331 mil

adeptos a Umbanda.

A UMBANDA

É o sincretismo religioso entre o catolicismo, espiritismo e orixás africanos. Cultiva-se um orixá com nome e imagem do santo católico (São Jorge, Ogum; Nosso Senhor do Bonfim, Oxalá; etc). Não raro, muitos chefes de terreiro mandam rezar missas e se declaram também católicos, além de haver um grande número de praticantes que frequentam as duas religiões.

Houve, portanto, uma consolidação do santo católico, admitido já sob o aspecto de espírito superior, de guia-chefe ou como orixá.

⇨ Censo:

A Umbanda passou de 397.431 adeptos, em 2000, para 407.331, em 2010.

⇨ Predominância no Rio de Janeiro, vindo em segundo lugar Porto Alegre, com extensão de influência ao do sul do Rio Grande do Saul, e em terceiro, São Paulo.

O CANDOMBLÉ

⇨ É a religião sobrevivente da África ocidental.

Antes da abolição da escravatura o candomblé já existia mas não com esse nome. Eram as várias religiões tradicionais trazidas pelos escravos da África praticada nas senzalas ou em lugares afastados no meio da mata. Eram chamados de batuque de negros, que tanto podia ser o batuque de roda como roda de capoeira.

O candomblé procura mais se distanciar do sincretismo e não aceitar as imagens.

⇨ Censo:

O Candomblé passou de 139 mil adeptos, em 2000, para 167 mil, em 2010.

⇨ Principal centro do Candomblé → Rio de Janeiro.

É seguido por São Paulo e Salvador (contingentes menos expressivos).

⇨ Inexistência da Umbanda e do Candomblé no Nordeste. Considera-se que se trate de uma dificuldade das pessoas recenseadas declararem práticas religiosas paralelas, já que o Censo 2000 abriu essa possibilidade.

O grupo dos neocristãos

É composto pelas religiões Testemunha de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias mais conhecida como Mórmons, e pela Legião da

Boa Vontade / Religião de Deus.

Os neocristãos habitam com maior numero em área urbana do que as rurais, incluem mais mulheres do que homens e mais pessoas de cor negra. No que diz respeito aos aspectos sociais, nota-se que os casamentos dos neocristãos são basicamente do tipo “somente civil” e o seu nível de educação indica o predomínio do segundo grau.

Os Testemunhas de Jeová são os mais numerosos, reunindo 1,1 milhões de fiéis que se distribuem por quase todo o território nacional. Seus adeptos se encontram basicamente nas capitais estaduais, principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Já o número de Mórmons, cerca de 200 mil, é bem inferior ao dos Testemunhas de Jeová. Também ficam nas capitais dos estados. Seus contingentes são mais significativos, no entanto, em São Paulo e nas regiões próximas, além da metade sul do Rio Grande do Sul.

Por último, a Legião da Boa Vontade, com apenas 12 mil membros, se concentra em boa parte do centro sul do país, particularmente nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com