TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO SOBRE ESTUDO DA CRISTOLOGIA

Por:   •  4/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO SOBRE ESTUDO DA CRISTOLOGIA

Por seminarista Jairo Conceição

Diante de tudo que Deus criou, vimos que os seres humanos foram criados para amar, servir, e ter comunhão com Ele. Deus ama a humanidade, e resolveu agir para restaurá-la chegando ao relacionamento conforme o seu propósito. O processo de reconciliação, é pela expiação por meio de Cristo.

A medida que estou me aprofundando para aprender a respeito da pessoa e obra de Cristo, estou racionalmente convencido que cheguei no centro da teologia crista, ser cristão é ter plenas convicções sobre a vida, os ensinamentos, e o ministério de Jesus, incluindo sua morte, e ressureição dentre os mortos. E crendo nisto tudo, pela proclamação da fé, é ver este ministério sendo aplicado em minha vida.

O que me chama bastante atenção no estudo da CRISTOLOGIA, é sobre a divindade do Senhor Jesus. Aprendi que cristo não fez nenhuma declaração reivindicando ser Deus. E como os teólogos tiveram essa conclusão? Foi possível compreender a divindade de Cristo, por meio de declarações que seriam inadequadas se fossem feitas por alguém que não fosse realmente Deus.

Destaques do aprendizado

Exemplos destas declarações que podemos compreender essa divindade, é encontrada nas Escrituras Sagradas. Jesus disse que tinha anjos e um reino (Mt 13.41); Jesus perdoava pecados (Mc 2.5); a afirmação do Senhor a respeito de que um dia iria julgar a terra é realmente extraordinária, se tratando de um evento no futuro (Mt 25.31-46); Ele sofreu um julgamento injusto e uma condenação pelas autoridades por ter agido como Deus (Jo 19.7; Mt 26.63-64); vemos no NT, o seu poder sobre a morte (Jo 5.21; Jo 11.25).

Os ensinamentos Bíblicos sobre a divindade do Filho de Deus, criou em mim uma nova cosmovisão a respeito do Senhor e eterno Salvador. Ele foi realmente Deus em carne quando na forma humana (Jo 10.30), Ele é igual ao Pai e possuidor do direito de fazer coisas que apenas Deus tem o direito de fazer. Essa era autoconsciência de Jesus, e o que Ele cria ao seu próprio respeito.

Vemos também confirmações sobre sua divindade através dos testemunhos de:

1. João (1.1,14; 1João 5.20).

2. Hebreus (1.3-2; 4.2,9; 3 1-6; 4. 14-5,10).

3. Paulo (Colossenses 1.15-20; Fp 2.5-8).

O concilio de Niceia em 325, para defender a divindade do Senhor Jesus declarou:

“...E [cremos] em um só Senhor, Jesus Cristo, filho de Deus, gerado no Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial (da mesma substancia) do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra...”

Conclusão e aplicações

Portanto, eu creio que o Senhor Jesus Cristo, é o Filho do Homem, segunda pessoa da Trindade, que foi gerado no ventre da virgem Maria, pelo poder do Espirito Santo. No entanto, aprendi como João Batista aprendeu (Mt 11.1-6) que algumas coisas prometidas por Jesus Cristo, sendo plenamente Deus, no seu ministério terrestre, realmente aconteceram. Porém muito da plenitude de sua obra messiânica, profetizada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com