TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido Teologia Sistemática Cristologia

Por:   •  31/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8

WELINTON JOSÉ ANTONIOLI

Estudo Dirigido

Confissão de Fé de Westminster

Teologia Sistemática III - Cristologia


Estudo dirigido elaborado para a disciplina Teologia Sistemática III  (Cristologia), ministrada pelo Prof. Rev. Hermisten M. P. da Costa. 

SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO

REV. JOSÉ MANOEL DA CONCEIÇÃO

SÃO PAULO 2022

CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER

VIII – DE CRISTO O MEDIADOR

ESTUDO DIRIGIDO

  1. Quando o Filho foi escolhido e ordenado pelo Pai para ser o mediador entre Deus e os homens? Qual a implicação disso quanto à antiguidade do Plano de Deus?

- Desde a eternidade soberanamente o escolheu. O eterno propósito de Deus Pai, mostra-nos sua auto existência, sua imensa misericórdia e seu grande amor, firmou um pacto com base na graça, escolheu um povo para ser seu dentre a raça caída, prometendo-lhe salvação.

2) Como o Filho desempenhou as funções de Profeta, Sacerdote e Rei, e  qual a relação destes ofícios com a nossa salvação?

- No exercício de Mediador, Cristo efetua nossa redenção, Ele intervém entre Deus e o homem, não somente para fazer petição de paz, mas eficientemente luta por ela e faz tudo o que é necessário para alcançá-la. Sendo Mediador Ele aplaca o juízo, fazendo expiação pelo pecado, apresentando súplica em nosso favor. Em nosso coração revela-nos a verdade concernente a Deus e suas relações com Ele, bem como as condições para que o serviço seja aceitável.

Como Profeta: Ele é a fonte original da revelação à igreja em todos os tempos, por seu Espírito e por sua Palavra, toda a vontade de Deus em todas as coisas concernentes à sua edificação e salvação.

Como Sacerdote: comparece diante do Pai, discute em nosso favor, faz propiciação e intercede, nos representando com o único sacrifício aceitável para oferecer. A si mesmo se entregou como sacrifício.

Como Rei: Ele é a cabeça soberana sobre todas as coisas. Chama do mundo um povo para si, concede-lhe ofícios, leis e disciplinas, por meio dos quais Ele o governa. Concede graça salvífica aos seus eleitos. Tendo como objetivo especial neste senhorio, à edificação e glória da igreja redimida (Ef. 1.22,23).

3) Qual o objetivo da escolha do Filho?

- Ser o Mediador entre Deus e os homens, a Cabeça e Salvador de sua Igreja, Herdeiro de todas as coisas e Juiz do mundo.

4) A vinda do Filho foi em favor de quem? Discorra sobre isto.

- Em favor dos eleitos, escolhidos antes da fundação do mundo (Ef. 1.4-5), dado a Ele desde a eternidade para ser seu povo, sendo por Ele no tempo certo, redimido, chamado, justificado, santificado e glorificado.

5) O Filho encarnado é mais Deus ou mais homem? Explique isto.

- Cristo é 100% Deus e 100% homem, sendo filho de Deus é verdadeiramente Deus, de uma só substância com o Pai e igual a Ele, quando da plenitude do tempo, tomou para si a natureza humana, com todas as propriedades essenciais e fraquezas comuns a ela, contudo sem pecado.

6) Quantas naturezas e pessoas possui o Cristo encarnado?

- Duas naturezas, perfeitas e distintas, a Deidade e a humanidade, foram inseparavelmente unidas em uma só pessoa, sem conversão, composição ou confusão. Não obstante ser uma pessoa, as naturezas divina e humana em Cristo não se misturaram, nem se confundiram numa só, permaneceram puras e distintas.

7) Qual a necessidade da Divindade e Humanidade de Cristo?

- Nascer numa condição humilde demonstrou um ato de infinita condescendência por parte da Deidade de Jesus, bem como de transcendente e permanente benefício a toda a criação inteligente, toda a plenitude da Deidade estivesse corporalmente Nele, e assim revelada sob as limitações de uma natureza finita. Pois essa era a única maneira de o Infinito ser “visto e conhecido”, “sentido e tocado” e de “sua plenitude” e “graça sobre graça” pudéssemos todos nós receber (Jo. 1.16,18; 1Jo. 1.1).

8) Podemos dizer que na encarnação do Filho, Maria serviu apenas como  um recipiente do Espírito Santo? Por que?

- Não. Pois Jesus foi genuinamente humano, possuía todas as propriedades essenciais da humanidade, concebido pelo poder do Espírito Santo no ventre da virgem Maria, e da substância dela. A natureza humana de Jesus não é meramente uma criação independente, como a nossa, mas gerada da vida comum de nossa raça, da própria substância da virgem Maria, pelo poder do Espírito Santo.

9) Em Cristo, o Filho encarnado, houve o processo de santificação? Por que?

- Sim. O Senhor Jesus em sua natureza humana, foi santificado e ungido com o Espírito Santo além de qualquer medida. Contudo, Cristo sempre foi puro sem mácula, sem a necessidade deste processo santificador requerido a nós. Cristo precisava ser puro, incorruptível, para oferecer-se a Deus como Cordeiro vicário, portador dos pecados (original e fatuais) de seus eleitos, mas sem tê-los em si mesmo. Qualquer mancha impedir-lho-ia de ser imolado em favor dos pecadores.

Ele, não trouxe na sua natureza divina a marca racial da culpa adâmica, nem cometeu pecado pessoal, mas incorporou o ônus da herança pecaminosa para, como culpado, pagar a pena do pecado pela a morte, e conceder-nos a vida eterna.

10) Como conciliar o chamado do Pai e a voluntariedade do Filho com respeito ao seu ofício?

- O Senhor Jesus exerceu mui voluntariamente esse ofício. Para desincumbir-se, ele se fez sujeito à lei e a cumpriu perfeitamente.  

11) No que consistiram os sofrimentos e humilhações de Cristo?

- Suportando em sua alma os mais severos tormentos e em seu corpo os mais dolorosos sofrimentos, foi crucificado e morto.

12) Discorra sobre a exaltação de Cristo.

- Assentar-se à destra de Deus denota a exaltação oficial do Mediador à suprema glória, felicidades e domínio sobre todo nome. Ali a glória de Cristo se revela e sua autoridade é exercida, ali Ele intercede por seu povo, sacerdote sobre seu trono e, dali eficazmente aplica a seu povo, por meio do seu Espírito, aquela salvação que Ele previamente efetuou por eles em estado de humilhação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com