TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Religiosa

Ensaios: Cultura Religiosa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2014  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura religiosa – G1 - Administração

ATIVIDADE DISCURSIVA 1

________________________________________

1

O debate histórico entre ciência e religião, bem como a relação entre fé e saúde se apresentam como grandes desafios para o mundo acadêmico contemporâneo. A disciplina de Cultura Religiosa defende que essa discussão precisa encontrar espaço para ser problematizada na universidade, independente de posições que abertamente negam que seja possível o consenso entre elas. Nesse sentido, é preciso admitir que há, entre as duas áreas, zonas de confronto que talvez nunca serão superadas. Porém, esse capítulo procura demonstrar que fé e razão, religião e ciência, fé e saúde não são necessariamente incompatíveis. Percebe-se hoje o aumento de estudos e pesquisas científicas que tem tido avanços interessantes no sentido de se criar espaços respeitosos de diálogo, encontrando diferentes pontos de intersecção entre os dois campos, que por muito tempo permaneceram claramente em franca oposição.

Você já trabalhou esse tema na atividade prática 2, o que poderá auxiliá-lo na resolução dessa questão. Para respondê-la você deverá ler o texto CIÊNCIA E RELIGIÃO, SAÚDE E ESPIRITUALIDADE, bem como o texto complementar com a entrevista de Marcelo Gleiser, concedida à revista IHU (Instituto Humanitas). http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/514412-a-crenca-na-miraculosa-capacidade-humana-da-descoberta-entrevista-especial-com-marcelo-gleiser

A proposta da atividade é a seguinte:

1. Qual é a visão de Deus e de espiritualidade proposta pelo físico Marcelo Gleiser na sua entrevista à revista IHU (Instituto Humanitas) que foi trabalhada na atividade prática 2? Como você se posiciona frente a esta visão?

2. Quais os grande entraves ou dificuldades para se estabelecer uma relação de diálogo crítico mas construtivo entre ciência e religião? Apresente pelos menos dois deles, dissertando sobre os mesmos com bons argumentos.

Utilize no máximo 20 linhas em fonte 12 arial ou times new roman,

Respostas:

A proposta do físico Marcelo Gleiser em sua entrevista na Universidade Unisinos, é que em pelo século 21, as pessoas ainda temem a morte, sendo que é só uma passagem de um plano para outro, sendo que hoje as máquinas já estão tomando conta do mundo, onde tudo que o homem produzia já esta sendo substituído por máquinas.

O que não podemos deixar de comentar é que, até onde as máquinas podem substitui a vida humana, hoje já fazem experiências de cura de doenças em animais, e será que um dia vão conseguir criar uma vida em vidro??

Hoje em dia a religião já não é mais um limitador para ciência, as igrejas já tendem esta separação, pois acreditamos em Deus e temos fé, mas isto não nos impede de prosseguirmos com a ciência, tentando descobrir a cura de doenças.

A espiritualidade esta ligada muito a fé, diante de uma visão temos opção de tomar como desafio a tentativa de entender como ela aconteceu, ou posso enquadra lá como um sinal/aviso de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com