TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Religiosa

Ensaios: Cultura Religiosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 12

1

1. Questão de múltipla escolha. A Reforma Protestante teve inúmeras repercussões. Analise a alternativas abaixo e assinale aquelas cujas afirmativas sejam FALSAS.

Peso: 1.0

a) ( ) Um dos tantos novos movimentos religiosos surgidos Pós-Reforma foi o Metodismo, ou Igreja Metodista, cujo principal objetivo era o de reavivar a espiritualidade dos fiéis da Inglaterra, visto que a Igreja Anglicana da época estava marcada pela frieza e lassidão dos costumes.

b) ( ) A Igreja Anglicana, por sua vez, deve a sua criação ao Rei Henrique VIII, que por questões pessoais, ligadas à lentidão do processo de divórcio (anulação do casamento) com Catarina de Aragão, se insurge contra Roma. O Parlamento Inglês apóia a insurreição de Henrique VIII contra Roma (Vaticano) e aprova então o Ato de Supremacia, no qual declara Henrique VIII como o novo chefe da Igreja da Inglaterra.

c) ( ) O documento que foi o gatilho para o surgimento de novas e inúmeras tradições religiosas cristãs, com uma diversidade de líderes religiosos, profetas e pastores, que passaram a propor diferentes interpretações bíblicas, é chamado de Paz de Westphalia.

d) ( ) Por outro lado, o direito à liberdade religiosa individual já havia sido assegurado pela Paz de Augsburgo, que tirou das mãos dos príncipes o direito de escolher a religião de seus súditos, assegurada anos antes pela Dieta de Worms.

e) ( ) As afirmativas acima apontam para o fato de que o movimento da Reforma Protestante e suas repercussões posteriores ficaram restritas ao mundo religioso da Alemanha, além de terem conseguido evitar influências de caráter moral, pessoal, ou particular, mantendo o foco na busca única da pureza doutrinária da religião.

2

02. (Questão associativa) Relacione as diversas religiões presentes no Brasil com as suas respectivas características.

Peso: 1.0

1 (1) Catolicismo

2 (2) Pentecostalismo

3 (3) Protestantismo de conversão

4 (4) Protestantismo de imigração

a) ( ) Ênfase na continuação e manutenção das tradições religiosas oriundas dos seus países, preservação da língua materna em seus ritos e a dependência financeira das igrejas de origem.

b) ( ) No século XX, com ênfase na opção pelos pobres, buscou aproximar-se mais da população e dar-lhe melhor atendimento, com o propósito de cativar seus fiéis e evitar que estes abandonassem o seu credo e buscassem refúgio em outras religiões.

c) ( ) Grupos religiosos que rapidamente adequaram-se aos costumes e modo de vida dos brasileiros, tanto na sua linguagem quanto na musicalidade. Perceberam muito cedo que disso poderia depender o crescimento do número de seus adeptos.

d) ( ) Não há maior organização em termos de hierarquia administrativa e sacerdotal. Espera-se que o pastor tenha mais os dons do Espírito e nem tanto o estudo.

e) ( ) Teologia da Libertação e movimentos carismáticos como demonstração de uma maior proximidade tanto com Deus quanto com suas criaturas.

f) ( ) De procedência norte-americana, surgem no Brasil movimentos missionários que culminam na criação da Igreja Congregacional, na implantação da primeira missão presbiteriana e das missões metodista, batista e episcopal.

g) ( ) Não praticam o batismo de crianças e acreditam que milagres tais quais aos ocorridos no dia de Pentecostes ainda acontecem nos dias de hoje.

3

3. (Questão de múltipla escolha) Assinale as alternativas cujas afirmações são VERDADEIRAS.

Peso: 1.0

a) ( ) A visão de ser humano proposta pelo Espiritismo é tridimensional, sendo ele dividido em três dimensões: corpo, espírito e perispírito Porém, pelo fato do Espiritismo professar a crença na ressurreição, o corpo é a dimensão mais importante das três, o que explica a grande ênfase ao cuidado com o corpo das pessoas.

b) ( ) De acordo com a doutrina espírita, o espírito de uma pessoa, divinamente criado, une-se ao corpo apenas três semanas após a concepção, motivo pelo qual o mesmo não tem o livre arbítrio para decidir por ações que ajudarão o não na evolução de sua dimensão espiritual.

c) ( ) A partir da Lei do Carma, determina-se a sequência de reencarnações necessárias, para que o espírito possa evoluir ao estágio de perfeição.

( ) A prática constante da caridade e o sofrimento por parte das pessoas, bem como as orações dos espíritos de luz já desencarnados, auxiliam no alcance dos graus espirituais mais elevados, a perfeição espiritual, segundo afirma o espiritismo.

e) ( ) Para o Espiritismo, a comunicação entre vivos e mortos ou entre os diversos planos de mundo é uma total impossibilidade física e científica, visto que os espíritos desencarnados pertencem a um plano espiritual muito mais evoluído do que aqueles que estão presos a este mundo material, havendo uma incompatibilidade mediúnica entre os dois planos.

4

4. Questão de múltipla escolha. A questão trata das religiões no Brasil. Assinale as alternativas cujas afirmativas sejam FALSAS.

Peso: 1.0

a) ( ) O Brasil é hoje um dos países onde há maior liberdade religiosa em todo o Ocidente. Isso é uma herança que vem desde o descobrimento de nosso país, em 1500. Isto porque as conversões religiosas que ocorreram após a invasão portuguesa no Brasil sempre foram marcadas pela postura pacífica e de respeito às crenças pessoais dos diversos grupos étnicos e culturais, privilegiando a liberdade religiosa dos índios, escravos e imigrantes que chegavam ao país para aqui fixarem residência.

b) ( ) Somente após a Proclamação da República, em 1889, o catolicismo deixou de se constituir na religião oficial do Brasil. Desde aquele momento o Brasil tornou-se, então, um Estado neutro do ponto de vista religioso, abrindo espaço para a organização e livre expressão de outras tradições religiosas. Porém, pela grande pressão da mídia, o Brasil está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com