TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Religiosa

Pesquisas Acadêmicas: Cultura Religiosa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 2

1. Questão de múltipla escolha. A Reforma Protestante teve inúmeras repercussões. Analise a alternativas abaixo e assinale aquelas cujas afirmativas sejam FALSAS.

Peso: 1.0

a) ( ) Um dos tantos novos movimentos religiosos surgidos Pós-Reforma foi o Metodismo, ou Igreja Metodista, cujo principal objetivo era o de reavivar a espiritualidade dos fiéis da Inglaterra, visto que a Igreja Anglicana da época estava marcada pela frieza e lassidão dos costumes.

b) ( ) A Igreja Anglicana, por sua vez, deve a sua criação ao Rei Henrique VIII, que por questões pessoais, ligadas à lentidão do processo de divórcio (anulação do casamento) com Catarina de Aragão, se insurge contra Roma. O Parlamento Inglês apóia a insurreição de Henrique VIII contra Roma (Vaticano) e aprova então o Ato de Supremacia, no qual declara Henrique VIII como o novo chefe da Igreja da Inglaterra.

c) ( ) O documento que foi o gatilho para o surgimento de novas e inúmeras tradições religiosas cristãs, com uma diversidade de líderes religiosos, profetas e pastores, que passaram a propor diferentes interpretações bíblicas, é chamado de Paz de Westphalia.

d) ( ) Por outro lado, o direito à liberdade religiosa individual já havia sido assegurado pela Paz de Augsburgo, que tirou das mãos dos príncipes o direito de escolher a religião de seus súditos, assegurada anos antes pela Dieta de Worms.

e) ( ) As afirmativas acima apontam para o fato de que o movimento da Reforma Protestante e suas repercussões posteriores ficaram restritas ao mundo religioso da Alemanha, além de terem conseguido evitar influências de caráter moral, pessoal, ou particular, mantendo o foco na busca única da pureza doutrinária da religião.

2

02. (Questão associativa) Relacione as diversas religiões presentes no Brasil com as suas respectivas características.

Peso: 1.0

1 (1) Catolicismo

2 (2) Pentecostalismo

3 (3) Protestantismo de conversão

4 (4) Protestantismo de imigração

a) (1 ) Ênfase na continuação e manutenção das tradições religiosas oriundas dos seus países, preservação da língua materna em seus ritos e a dependência financeira das igrejas de origem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com