TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Contemplação à Vida Apostólica - Pe. Eustachio Montemurro

Dissertações: Da Contemplação à Vida Apostólica - Pe. Eustachio Montemurro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  5.033 Palavras (21 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 21

PRIMEIRO CAPÍTULO

1. PERFIL BIOGRAFICO DE EUSTACHIO MONTEMURRO (1857-1923)

Podemos notar antes de tudo que do externo no sul da Itália, ao longo dos séculos teve uma continua, rica e versátil confluência e varias expressões de civilidade, de fé e de costumes. A Pulia, em particular, de frente ao Oriente sentirá esse influxo e será um lugar de fronteira entre os dois mundos: aquele oriental e aquele latino .

Os históricos vêem no evento de unificação da Itália (1870) o ponto de inversão de tendência especialmente no aspecto econômico e comercial. Os seus recursos naturais com os meios de transformações abundantes no norte do país, enquanto as condições ambientais infelizes e o desfrutamento estatal com o contínuo agravo fiscal colocam literalmente de joelho as regiões meridionais. Crescendo com isso, a bandidagem, o anti-clericalismo e a maçonaria:

Dal punto di vista econômico, quella del meridione era ed è ancora una società economicamente povera, una società che ha saputo e potuto esprimere il meglio di sé fuori dei confini del proprio territorio con il fenomeno dell’emigrazione, specie nelle Americhe e nelle regioni settentrionali della nostra Penisola. Le sue condizioni, economicamente e socialmente depresse al tempo del governo borbonico, si aggravano ancor di più dopo l’Unità d’Italia, a causa della scarsa capacità politico-amministrativa della classe preposta a governare la cosa publica. Spoliazione indebita dei beni, aumento della desoccupazione e della miseria, rincaro dei prezzi crearono uno stato di malcontento generale, provocando proteste e tumulti popolari, a cui le autorità locali e regionali, avuti pieni poteri, risposero con la repressione .

As massas pobres percebem cedo a diferença e encontram somente na Igreja segurança e defesa. Os próprios Bispos muito investem para sensibilizar e formar o clero a fim de responder as inúmeras e diversas exigências das pessoas. Dom Cristoforo Maiello (1862-1906), bispo de Gravina, na sua visita ad limina de 1903 denuncia um certo relaxamento de costumes e de corrupção, entre o povo e o clero mesmo e, vê na vida comum do clero um ótimo remédio para a realidade pouco edificante em que se encontram alguns eclesiásticos empenhadíssimos no cuidado das próprias famílias.

Tal situação não poderia não contagiar negativamente também o ambiente onde nasce Montemurro. As suas origens familiares provêm da cidade de Matera onde nasce o pai Giuseppe, notário. Este muito cedo tornou-se viúvo,conhece a filha do seu colega de Minervino Murge, Giulia Barbarossa esposando-a aos 21 de agosto de 1854. O casal se estabelece a Gravina, em Pulia onde o notário Giuseppe se distingue pela sua honestidade profissional e pelo continuo desempenho a favor do povo.

1.1 Nascimento e profissão médica

Eustachio Montemurro nasce em Gravina, em Pulia ao 1º de janeiro de 1857. Recebe o batismo dois dias depois do seu nascimento.Nascido em um lugar quase rural, na qual, as pessoas “naturalmente dócil verso ao bem e fácil a render-se no abraçar o mal” do notário Giuseppe e da nobre mulher Giulia Barbarossa, Eustachio, com os seus dotes intelectuais e morais herda não somente as qualidades de condutas como também um temperamento vivaz, dinâmico, empreendedor capaz de iniciar audácia que algumas vezes preocupava os seus pais.

O relacionamento de Eustachio com a família, com Deus e com o próximo em clima sereno e rico de afetividade torna a sua personalidade harmônica, bem integrada no próprio ambiente, amante da família e dos companheiros e principalmente a aberta a graça de Deus .

Eustachio aos dez anos de idade pela doença do cólera perde a Mãe, o irmão Federico e a irmã Maria Francesca. O trauma da perda de tantas pessoas queridas não obstácula o equilíbrio emotivo do menino antes fortifica o seu senso de responsabilidade. Eustachio que encontrava-se a Minervino torna a viver com seu pai a Gravina. Depois da escola di base em 1872, o jovem se transfere a Matera freqüentando o Liceu “ Emanuele Duni ”. Distinguindo-se por seu grande aproveitamento durante o período dos estudos fundamentais .

Se inscreve na Faculdade de medicina e cirurgia da Universidade de Napoles em 1875. A prefeitura de Gravina concede uma bolsa de estudos no valor de 60 liras mensais por um período de três anos na condição de empenho na freqüência e superação das notas acadêmicas . Eustachio demonstra-se grande empenho em seus estudos como atestam alguns professores da Faculdade de Napoles .

Aos 23 de julho de 1879 consegue o Diploma especial em Matemática e Ciências Naturais; ao 23 de agosto de 1881 se láurea em Medicina e Cirurgia com a nota máxima. Em 15 de dezembro de 1881 foi chamado a prestar o serviço militar em Bolonha. Em 16 de abril do sucessivo ano por causa de uma queda de cavalo durante uma exercitação foi dispensado do serviço e tornando assim a Gravina e começando o exercício de sua profissão médica .

O Dr. Montemurro cedo recebe importantes e delicados encargos profissionais. Em 1882 a secretaria de saúde da prefeitura lhe concede a conduta médica. Aos 5 de março de 1883 com alguns amigos médicos Constitui a Associação Médico-Cirúrgica Gravinense, um pronto de socorro de plantão 24 horas.

1.2. Serviço sócio-político

Em 15 de julho de 1883 o Dr. Montemurro se elege como vereador e em 4 de setembro de 1884 assume o cargo de diretor da Congregação da Caridade. Para promover o ensino publico ensina gratuitamente no ginásio da prefeitura ciências naturais. Se inscreve ao Circulo democrático cristão “ Bento XIII ”, nascido em 1902 depois de alguns anos da promulgação da Encíclica Rerum Novarum (1891) de Leão XIII. O Dr. Montemurro soube muito bem harmonizar a sua profissão de médico com os outros interesses e compromissos de natureza sócio-politica, tanto que, é definido pelos outros vereadores como pessoa honesta e integérrimo, com a liberação municipal de 28.12.1894 lhe foi confiado a presidência da Congregação da Caridade:

Nell’assolvimento della sua professione il dottor Montemurro era inappuntabile. Pur avendo bisogno di procurarsi di che vivere, egli declinò la nomina a medico condotto, offertagli dall’Ammistrazione comunale a pochi mesi del suo rientro a Gravina, ma non si sottrasse al servizio verso i poveri. Anzi proprio per procurare a questi l’assistenza sicura e responsabile da parte dei medici, propose all’ammistrazione la suddivisione della popolazione in rioni...

Eustachio muito se destacava por sua caridade para com as pessoas menos favorecidas e fazia do trabalho quotidiano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com