TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes Abortos

Artigos Científicos: Diferentes Abortos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício I: os desdobramentos da cultura.

Material de sala

BELEM

2013

Ana Lourdes

Dianni Mayara

Elaine de Fátima

Gerlane Maciel

Katyany Silva

Mackson Souza

Paula Sarai

Suely Souza

Exercício I: os desdobramentos da cultura.

Material de sala

Exercício I: os desdobramentos da cultura.

Requisito de Bacharel em Administração e Ciências contábeis,

pela Universidade Paulista.

Orientadora: Prof.ª Teresa Coqueiro.

BELÉM

2013

QUESTÕES REFLEXIVAS

• O que é cultura?

Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

• Que manifestações culturais existem em nossa região?

São várias as manifestações culturais presentes nessa parte do Brasil.

Talvez uma das maiores e mais conhecidas seja o Festival de Parintins, realizado todos os anos.

Mas a cultura dessa região não se limita somente a esse festival: ela é rica em folclores e celebrações culturais. Os índios contribuem com seu artesanato, muito rico e variado, e suas lendas, que forma grande parte do folclore do norte brasileiro. Outra grande contribuição do povo indígena foi a culinária presente no norte: carne seca, modos diferentes de preparar peixes, uso de mandioca, pimenta e outros.

Os imigrantes nordestinos, junto aos imigrantes europeus, levaram a cultura do catolicismo para a região. Prova disso são algumas manifestações tipicamente católicas e que são muito populares nessa parte do Brasil, como: a Folia dos Três Reis Magos ou a encenação da “Paixão de Cristo” em Jerusalém-AM, segunda maior cidade cenográfica do mundo. Há também a Festa do Divino, presente principalmente em Rondônia, com muitos participantes. No quesito culinária, os nordestinos levaram algumas receitas típicas do nordeste para essa região como: tapioca, canjica, farofas e outros.

Há também a herança dos imigrantes africanos na formação cultural da região norte. Uma das mais marcantes é prática da “congada”, que é uma festa encanando a coroação de um rei e uma rainha eleita pelos escravos. Também há lendas de origem africana que acabaram se misturando as da região.

Lendas são o que não faltam no folclore dessa região: desde mitos famosos como Bicho Papão e Saci Pererê até outras mais regionais como a da Vitória Régia e a do Boto.

• Essas manifestações conferem a nossa região uma identidade local? Se sim, essa identidade representam a ideia de identidade de cultura nacional?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com